
12 Abril 2013
Um das exigências a Anatel no leilão das faixas de 4G era de que as operadoras oferecessem cobertura à rede LTE às cidades-sede da Copa das Confederações até abril de 2013. Para correr contra o curto prazo e atender ao pedido, TIM e Oi fecharam uma parceria, que ainda será aprovada pela Anatel.
A ideia das duas operadoras é compartilhar a rede uma da outra. Cada uma implantará a rede LTE em seis cidades e as duas operadoras usarão a mesma rede, compartilhando não só infraestrutura mas também frequência.
Isso pode ser uma boa ou uma má notícia. Com cada uma das operadoras focando seus esforços em menos cidades, elas podem criar uma cobertura e uma infra-estrutura melhor do que as das redes 3G. Mas isso deve ser apenas uma medida de emergência.
No início, a rede LTE estará vazia, com poucos usuários. Em um futuro breve, no entanto, se os usuários de duas operadoras ainda estiverem usando uma mesma faixa de frequência, isso pode gerar inúmeros problemas na qualidade da rede.
O compartilhamento de redes não é algo inédito. É assim que operadoras do mundo todo trabalham, por exemplo, com os serviços de roaming. Mas o cenário criado pela Oi e TIM para a rede 4G é algo sem precedentes.
Esperamos que as operadoras tenham aprendido a lição com o 3G, e dessa vez invistam em uma infra-estrutura decente com as redes 4G. [Telesíntese via Tecnoblog]
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários