
29 Novembro 2013
Quem estiver nos estádios durante a Copa das Confederações poderá ter dificuldades para acessar a Internet, já que as cidades-sede do evento ainda não possuem uma oferta consistente de 4G, segundo a Fifa. "A única coisa que podemos fazer é acreditar no que o governo diz, que haverá tecnologia 4G. Temos que ter paciência", disse o diretor de comunicação da Fifa, Walter de Gregorio, durante encontro com correspondentes da mídia estrangeira no Rio de Janeiro, nesta semana.
Ao escolher em 2007 o Brasil como sede da Copa do Mundo de 2014, a Fifa cobrou do governo brasileiro a garantia de um "serviço exemplar" de telecomunicações. A promessa do governo foi de que haveria a oferta 4G a tempo para os eventos.
Faltando pouco mais de dois meses para o início da Copa das Confederações, evento-teste para o Mundial que acontecerá entre os dias 15 e 30 de junho, o país ainda não está com a rede 4G pronta e ainda apresenta problemas na qualidade dos serviços nas redes atuais. Tanto que a Fifa está preocupada com um possível "blackout" das comunicações.
Com mais de 4 mil jornalistas credenciados para a Copa das Confederações e os estádios lotados, há a expectativa de uma enorme demanda por capacidade de rede. Transmitir informações e imagens com máxima velocidade de dentro dos estádios é fundamental para veículos de mídia em tempo real, e um eventual colapso nas conexões resultaria num problema de grande repercussão para os organizadores do evento.
A primeira licitação da frequência usada no 4G aconteceu em meados de 2012, com exigência para funcionamento a partir deste mês nas cidades-sede da Copa das Confederações. Na última sexta-feira (05/04), o secretário-geral da Fifa alertou que "nem todos os
aspectos operacionais estarão a 100%" na Copa das Confederações
devido aos atrasos na entrega dos estádios. Já o governo brasileiro acredita que, até o final de abril, as operadoras conseguirão instalar 50% das antenas 4G nas cidades-sede. [Reuters]
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários