
04 Junho 2013
13 de dezembro de 2012 15
Em julho deste ano, a Anatel chegou a suspender as vendas de novos planos da Claro, Oi e TIM, até que as operadoras apresentassem planos convincentes de melhorias de suas redes e infraestruturas.
Mas segundo João Rezende, presidente da Anatel, ainda não foi observada uma melhoria substancial nos serviços das operadoras de telefonia móvel:
"Embora haja esforço das empresas, achamos que ainda está faltando muito para atingir o nível de qualidade que o Brasil precisa”.
O diretor executivo do Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil), Eduardo Levy, informou que os planos de melhoria das empresas tiveram aumento de 14% na previsão de investimentos até 2014 - mas parece que isso ainda não surtiu efeito.
Rezende também afirmou que as operadoras deveriam parar de usar as palavras "infinito" e "ilimitado" nas propagandas de seus planos de dados. Geralmente, um plano vendido como ilimitado possui uma série de limitações, o que acaba confundindo o consumidor comum.
“Isso leva o usuário a achar que ele pode utilizar o serviço sem custo nenhum. Na verdade, nada é infinito, nada é ilimitado, existe limite para tudo e as empresas devem ter consciência para não confundir o consumidor”.
O presidente da agência tem razão. Em planos de dados 3G, por exemplo, é comum que a velocidade da banda baixe consideravelmente depois do consumo de uma determinada cota. Contudo, esse é um problema não apenas do Brasil. Planos vendidos como ilimitados são comuns também em operadoras na Europa e EUA.
Aparentemente, a agência não tomará nenhuma medida em relação a isso nesse momento. A fala de Rezende parece ter sido apenas uma "sugestão".
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários