
02 Julho 2013
"Noklas" e "HIphones" estão com os dias contados no Brasil. As quatro grandes operadoras do país estão se unindo para lançar um sistema capaz de identificar e bloquear celular piratas "made in China" por aqui, já em 2013. Mas o assunto é polêmico.
Com um investimento da ordem de 10 milhões de reais, Claro, Oi, TIM e Vivo terão o sistema capaz de impedir os celulares piratas de funcionarem em suas redes. A identificação será feita através do código IMEI do aparelho - aquele que usamos para bloqueá-lo em caso de perda ou roubo.
A Anatel possui um banco de dados com os códigos IMEI de todos os celulares homologados por ela no país. Assim, se o aparelho em questão nÃo estiver nessa lista, o SIM Card não é ativado. A verificação será constante para evitar que um SIM Card seja ativado em um aparelho e usado em outro.
O motivo da medida é bem simples: de acordo com a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), a importação de celulares no Brasil cresceu mais de 160% entre 2007 e 2011 – passou de US$ 375 milhões para US$ 987 milhões. E as operadoras, que vendem aparelhos, estão perdendo esse filão.
O sistema, no entanto, não afetará quem já usa um celular pirata - apenas para os que forem adquiridos após o lançamento do sistema. Contudo, algumas questões ainda ficam em aberto, principalmente as que dizem respeito aos celulares importados.
Os celulares importados legalmente não são registrados pela Anatel, e nenhuma das partes envolvidas explicou se eles também serão bloqueados. Além disso, não sabemos como o sistema funcionará no caso de turistas no Brasil, trazendo celulares registrados em outras operadoras funcionando apenas pelo sistema de roaming.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários