
Curiosidade 24 Fev
26 de fevereiro de 2025 36
A cada dia que passa vemos as empresas e seus navegadores travando uma batalha quase que infinita para impedir que usuários usem bloqueadores de anúncios como o uBlock Origin. Vale lembrar que o Google já havia começado a bloquear a extensão no ano passado e agora, em 2025, temos o Microsoft Edge rumando para o mesmo caminho que o Chrome.
O navegador da Microsoft passará a não permitir o funcionamento de extensões que fazem uso do Manifest V2 e isso inclui o bloqueador de anúncio uBlock Origin, além de várias outras extensões que podem ser bastante usadas pelo público do Edge.
Até o momento, não se sabe quando exatamente a Microsoft deixará de lado o suporte ao Manifeste V2, mas sabemos que ela, assim como o Chrome, estão em processo para encerrar por definitivo e assim migrar para o Manifest V3, que permite fazer com que as extensões sejam mais seguras, otimizadas e por aí.
Contudo, os benefícios do V3 cobram um preço alto, que seria uma API WebRequest de bloqueio V3 mais limitada que sua versão atual, fazendo com que os bloqueadores de anúncios não funcionem corretamente.
Com o processo de encerramento do suporte ao Manifest V2, pode ser que isso aconteça em semanas ou meses, mas o fim do suporte ao uBlock Origin no Edge é algo definitivamente certo. Há outros navegadores, como o Firefox da Mozilla, que vão manter o suporte ao uBlock Origin e eles podem ser uma alternativa.
E aí, o que acha do combate contra os bloqueadores de anúncios que alguns estão enfrentando? Não deixe de conferir mais novidades dos navegadores.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários