YouTube 



Introdução
O YouTube é um aplicativo capaz de reproduzir todo o conteúdo de vídeos já publicados no maior site de compartilhamento de vídeos do mundo, de mesmo nome. Com este app você pode ter uma visão de toda lista de atualização dos canais que assina (como o TudoCelular, né), lista de vídeos que os canais curtiram ou que recomendaram e até ter acesso ao seu próprio canal, visualizando todos os vídeos já publicados e até o histórico de vídeos que foram assistidos por você, enquanto estava com sua conta logada - independentemente de estar no smartphone, tablet ou computador.
Dados técnicos
O download exige 11,6 MB de espaço disponível no aparelho. O smartphone utilizado neste review foi um iPhone 4, com o iOS 6.0.1. Porém, o aplicativo roda em iPhones, iPods Touch e iPads com, no mínimo, o iOS 5.0.
Primeiras impressões
Este aplicativo é um divisor de águas quando pensamos no mundo do iOS. Desde que o iPhone foi lançado, quando o iOS era chamado de iPhone OS (em 2007), a Apple mantinha um aplicativo de vídeos que dava acesso ao YouTube. Infelizmente a experiência sempre foi inferior ao webapp que o próprio YouTube possui (até hoje) e bem inferior ao que o Android utiliza. Então, Steve Jobs resolve lançar o iOS 6 e o YouTube não faz mais parte dos apps pré instalados pela Apple.
Com este cenário em mente, o Google resolveu criar sua própria versão do YouTube e trouxe um aplicativo extremamente diferente. Com diversas melhorias e uma interface muito mais simples de entender, trazendo quase que tudo do YouTube, para dentro de um aplicativo nativo do sistema operacional. Agora que você já entendeu como é a história deste app, vamos ao review de fato.
Na primeira vez que lançamos o aplicativo, ele já apresenta um visual que lembra muito o site do YouTube. Há uma lista de todos os vídeos que seus canais curtiram ou enviaram, com uma foto bem grande para um preview do que é o vídeo e algumas informações dele, como tempo de duração de cada vídeo, título e número de visualizações que cada um teve.
Esta interface é muito superior ao que a Apple trazia, mostrando que o Google sabe trabalhar até mesmo quando o assunto é criar um aplicativo nativo para um sistema operacional móvel concorrente. Da tela inicial podemos tocar em um ícone que abre toda a lista de opções, como ver apenas as novidades dos canais que você está inscrito, entrar no seu histórico de vídeos e até dar uma olhada nos vídeos que você clicou no ícone que lista em "Assistir mais tarde".
É chocante como o Google criou uma experiência tão superior ao que a Apple havia feito.
Como funciona?
É, será que o aplicativo realmente consegue exibir tudo do YouTube? Será que eu consigo reproduzir o aplicativo em tela cheia e aproveitar a tela mais larga do iPhone 5? Será que dá para curtir algum vídeo dozamigo?Calma, calma, é tudo possível. Mas, vamos ao passo a passo básico para curtir um vídeo enquanto você está na rua - supondo que a rede 3G de sua operadora seja boa o suficiente para rodar um vídeo sem nenhum Wi-Fi, ou pelo Wi-Fi mesmo.
- Tocamos no aplicativo e depois no ícone de lupa que existe no canto direito
- Basta escolher o vídeo que você quer assitir
- Toque no resultado desejado
- Clique no botão com setas para todas as diagonais, e curta tudo em tela cheia
Além disso, o aplicativo permite que o usuário curta um vídeo. Para tal, basta tocar no "joinha" que está na camada que aparece quando você toca no vídeo. Também é possível compartilhar e até entrar no canal que está hospedando o filme. Mas isso, nós falaremos mais para frente.
Barra lateral
Vamos lá, agora é hardcore! Calma André, calma! Enfim, vamos listar tudo o que você pode fazer com este app. Desde assistir um vídeo curto, até curtir um documentário longo - que eu espero que você faça isso enquanto está com o smartphone na tomada, o app drena a bateria!
Da tela inicial, toque nas três listras horizontais. A primeira tela que aparece conta com seu nome e uma lista de canais que você assina, com o número de novidades que cada um tem - que pode ser um vídeo novo, ou um like que o canal deu em vídeos de outros canais.
Tocando em configurações, é possível ajustar qual será a tela inicial do app (se você quer ver os destaques do seu feed, ou apenas envios de canais que assina), ajustar a segurança dos resultados de vídeos buscados, opção de abrir o vídeo no Chrome (desde que você já tenha instalado ele no seu iOS) e sair da conta para entrar em outra.
Mais para baixo é possível adicionar um novo canal (uma lista de sugestões aparece, mas você pode procurar por um canal específico ao tocar na lupa). Correndo para baixo da lista de canais assinados, é possível olhar destaques do próprio YouTube e procurar vídeos por categorias, como esportes, automóveis ou então animais - caso seu objetivo seja curtir gatos, fora do tumblr.
Compartilhar, quero que todos saibam!
Bom, o próprio ato de curtir um vídeo faz com que você compartilhe ele em suas redes sociais - desde que já tenha linkado as redes sociais na configuração de sua conta do YouTube. Para isso, basta tocar no joinha que fica no vídeo. Simples assim. Para compartilhar de outra forma, é só tocar na seta que sai de uma caixinha, logo do lado do joinha. Depois selecione a opção compartilhar.
A partir desta tela, é possível enviar o vídeo para o Google+, Twitter, Facebook, enviar o link por e-mail, mensagem de texto e até copiar para a área de transferência do sistema operacional. Depois é só colar onde bem você quiser.
Além de compartilhar, é possível adicionar em sua lista de favoritos, na lista de assistir mais tarde e até reportar algum problema, como algum vídeo que não respeita muito bem as regras do YouTube. Tudo isso está na tela depois que você clica na caixinha com a seta saindo.
E as minhas listas? ONDE ESTÃO?
Pois é, este é mais um recurso que o Google fez questão de trazer para seu aplicativo no iOS. Para listar todas as listas (duh) que você já criou uma vez na vida, basta tocar nas três listras horizontais e depois tocar no seu nome. Logo abaixo, no menu que abriu, toque em "Listas reprod.". E, voila! Todas suas listas de reprodução aparecerão na página principal do aplicativo.
Se quiser reproduzir alguma delas, toque na desejada e depois no vídeo que está lá dentro. Infelizmente não é possível passar os vídeos em uma playlist, como você faz no site do YouTube. Se esta é a intenção, será necessário tocar na seta para voltar e depois escolher o vídeo seguinte. É um passo extra, mas pense que antigamente nem seus dados eram visíveis no app da Apple.
Ah, se você quiser adicionar um vídeo em uma lista, é só tocar mais uma vez naquela caixinha com a seta saindo e depois em "Adicionar a lista de reprod."
Cara, dá pra enviar o vídeo pro YouTube?
Não, infelizmente não. A Apple não liberou o API que permite que o aplicativo acesse o álbum de fotos e vídeos, para depois poder enviar para o YouTube. Esta era uma opção existente até a chegada do iOS 6, era possível enviar o vídeo a partir do álbum. Hoje, nem pelo aplicativo mesmo é possível. Você vai precisar de um computador para isso.
Sério que meu histórico aparece? Como apaga?
Simples meu caro. Se você não está tão satisfeito assim com a exibição de todos os vídeos que você já viu, ou curtiu, basta entrar na área de histórico - tocando nas três listras, no seu nome e depois em "Histórico". Depois, basta tocar em "Limpar" no canto superior direito e pronto.
Vale lembrar que esta ação elimina também o histórico que é acessível pelo site, ou por outro app em outros aparelhos. Tudo é sincronizado e se você acabou de ver um vídeo e quer apagar também, basta puxar a lista de vídeos para baixo e esperar que ela atualize automaticamente.
E nos canais, o que é possível fazer?
Bom, para acessar um canal que você assina - como o TudoCelular, claro! - basta tocar novamente nas três listras horizontais e depois no canal desejado. De dentro do canal é possível olhar os vídeos que estão em destaque, os vídeos enviados e também algumas listas de reprodução que foram criadas pelo canal.
Todas estas opções ficam bem visíveis em forma de botão, logo no topo da entrada de cada canal.
Prós e contras





Comentários