» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!
Aviso de preço Inscreva-se para saber
quando este aparelho
estiver disponível.

Samsung Galaxy A52s

Review
Custo - benefício
Embalagem e características
Comodidade
Facilidade de uso
Multimídia
Votação Geral

Galaxy A52, A52 5G, M52 5G… são tantas opções da Samsung com especificações parecidas que acaba fazendo um nó na cabeça de muitos na hora de escolher um bom celular intermediário para comprar. Mas não satisfeita, a coreana ainda lançou o A52s 5G, uma versão levemente melhorada que traz uma plataforma Snapdragon mais potente em conjunto já conhecido. No que isso impacta na usabilidade? Esse novo é melhor que os demais? Vamos descobrir.

Acessórios

O Galaxy A52s 5G vem em embalagem similar à do A52 5G. Ela é na cor branca feita de papel cartão. Além do celular você recebe:

  • Carregador de 15W
  • Cabo USB no padrão C
  • Manuais
  • Chavinha para abrir gaveta do cartão SIM e microSD
Design e conectividade

O design do A52s é idêntico ao do A52 5G, seja em tamanho, largura, espessura e peso. Ele foi lançado em quatro opções de cores em alguns países, mas aqui no Brasil é vendido apenas nas opções branca e preta, as mesmas que estão disponíveis para o M52, enquanto o A52 5G veio na cor violeta.

O Galaxy A52s tem corpo feito de plástico, seja nas laterais ou traseira. O bloco de câmeras se destaca na traseira pelo seu tamanho, mas não chega a ser muito saltado. O acabamento fosco passa segurança ao segurar o aparelho e mesmo que ele escorregue e caia na água, sobreviverá graças à certificação IP67, desde que não ultrapasse um metro de profundidade.

Na frente temos uma tela ampla com proteção Gorilla Glass 5 e bordas razoavelmente finas. Há o tradicional furo para a câmera de selfies que fica em posição centralizada e já virou o padrão da Samsung. O leitor biométrico fica na tela em posição um pouco baixa, o que pode ser desconfortável de usar enquanto segura o celular com apenas uma mão, mas responde bem e desbloqueia rápido.

Na lateral direita temos o botão de energia e controle de volume. A parte inferior abriga um dos alto-falantes, a entrada USB-C, microfone e conector para fone de ouvido. No topo há um segundo microfone e a gaveta híbrida que permite usar dois chips ou expandir o armazenamento.

Na parte de conectividade se destaca o suporte a redes 5G, que estarão disponíveis no Brasil a partir de 2022. Há Wi-Fi de sexta geração, Bluetooth 5.0 e NFC.

Tela e som

A tela é idêntica à do Galaxy A52 5G. Temos 6,5 polegadas com resolução Full HD+ com painel Super AMOLED de 120 Hz. O brilho é alto e garante boa visibilidade em locais abertos. Por padrão, a tela tende a saturar as cores para dar mais vivacidade, mas você pode alternar para o modo Natural nas configurações e ter cores mais realistas.

Também é possível alterar a temperatura do branco sem necessariamente matar a saturação. O brilho alto da tela garante uma boa experiência com vídeos em HDR. Enquanto a taxa de 120 Hz entrega fluidez superior, porém sem haver a possibilidade de ajustar a velocidade automaticamente como acontece nos celulares mais avançados da Samsung.

O A52s também herda o som estéreo dos seus irmãos. Ele usa o alto-falante de chamadas como canal secundário e consegue entregar a mesma potência para um áudio equilibrado. O volume máximo é bom, mas não chega a se destacar, assim como o equilíbrio sonoro entre agudos, médios e graves.

De qualquer forma, o A52s é um bom celular para curtir filmes e músicas, especialmente com o Dolby Atmos ativado. Também há equalizador completo para você deixar o som ao seu gosto e há entrada para fones de ouvido que faz falta no Galaxy M52.

Desempenho

A plataforma Snapdragon 750G presente no A52 5G entrega bom desempenho, mas ainda falta um pouco de gás para tirar proveito da tela de 120 Hz. É aqui que se destaca o A52s com a plataforma Snapdragon 778G. Temos um processador mais atual com velocidade de operação superior e isso garantiu um belo salto no desempenho multitarefas com vários apps e jogos abertos.


Em benchmarks também temos um bom avanço comparado ao outro modelo e no caso do AnTuTu temos um ganho de 150 mil pontos. Em nossos testes até conseguimos pontuação superior ao Galaxy M52 que usa a mesma plataforma, mas os resultados no AnTuTu variam muito, então temos que levar em consideração a margem de erro.

O hardware mais potente favorece o desempenho e jogos e conseguimos rodar PUBG e Call of Duty na qualidade máxima com ótima fluidez, mesmo com todos os filtros ativados. Claro que nem todos os jogos vão entregar 120 fps, mas o A52s não vai decepcionar na jogatina.

Bateria

A bateria de 4.500 mAh é a mesma presente no A52 5G e para surpresa de ninguém acaba entregando mesma autonomia. Em nosso teste padronizado tivemos pouco menos de 24 horas de uso moderado, o que garante um dia inteiro de uso mesmo para quem exige mais do aparelho. Claro que ao usar o A52s em rede 5G teremos uma duração menor da bateria.


Curiosamente, o M52 entregou a mesma autonomia do A52s, por mais que tenha uma bateria maior com 500 mAh de diferença. Temos que levar em consideração que o tamanho da tela não é igual entre os dois aparelhos, o que acaba impactando no consumo.


O A52s é vendido em alguns países com carregador de 25W, mas no Brasil vem com acessórios de 15W na caixa. Ele demora mais de uma hora e meia para chegar aos 100%. Uma carga rápida de 15 minutos recupera 17% e chega a 33% com meia hora na tomada.

Câmeras

O conjunto fotográfico do Galaxy A52s é bastante familiar. A câmera principal tem sensor de 64 MP, mesmo usado em outros da linha. Há câmera ultra-wide para registrar fotos mais amplas, uma dedicada para macros e outra para desfoque. A frontal também é bastante popular: um sensor de 32 MP comum aos intermediários da Samsung.

O Galaxy A52s registra fotos com qualidade similar ao M52 e A52 5G. É um aparelho capaz de capturar belas imagens mesmo em condições menos favoráveis. Ele possui modo HDR que é ativado automaticamente com o otimizador de cena e ajuda a evitar fotos escuras ao fotografar contra a luz, mas acaba exagerando um pouco no contraste.

Principal | Ultra-wide



É uma pena que ele não tenha uma câmera teleobjetiva como o Galaxy A72, o que ajudaria na hora de fotografar de longe, mas até que o zoom digital do A52s não faz feio. A Samsung decidiu apostar em câmera para desfoque de fundo e vimos efeito retrato melhor que o do Galaxy M52 que não possui este tipo de câmera. A câmera macro poderia ser melhor se tivesse foco automático para dar mais flexibilidade.

Macro


Desfoque


A ultra-wide registra ótimas fotos com equilíbrio de luz e cores próximas da câmera principal. Claro, a nitidez é inferior devido ao sensor mais simples, mas não chega a decepcionar em locais escuros, apesar das bordas terem suavidade acentuada. As fotos noturnas com a principal apresentam muitos detalhes com poucos ruídos e sem sacrificar o tom correto das cores.

Noturno



A câmera frontal possui dois modos como em outros da marca. O modo padrão registra fotos em 8 MP devido à compressão de quatro pixels em um. Já no modo wide a resolução sobe para 12 MP por causa de um upscaling gerado pelo software para dar uma falsa sensação de câmera ultra-wide. A qualidade cai um pouco, mas em troca poderá tirar selfies com mais pessoas.

Selfies



O A52s é capaz de gravar vídeos em 4K com a câmera principal, ultra-wide e frontal. As filmagens apresentam cores naturais com poucos ruídos e lidam bem com mudanças rápidas de luz. Há dois níveis de estabilização: o eletrônico funciona com a câmera principal e ultra-wide e lida bem com tremidos. O modo Super Steady funciona apenas com secundária e apresenta melhores resultados.

O foco é ágil e a captura de áudio é estéreo com boa qualidade. Ele tenta suprimir o ruído de fundo e pode aparentar ser um pouco abafado.

Software

O A52s sai da caixa com Android 11 e One UI 3.1 e faz parte do grupo de celulares da coreana que devem receber três atualizações do robozinho. No momento que testamos o aparelho, ele não estava com o pacote de segurança mais atual, mas a Samsung é um pouco lenta nas atualizações aqui no Brasil.

O software traz os mesmos recursos vistos no Galaxy A52 e também M52. Há o tela Edge que permite adicionar atalhos para apps e recursos usados com maior frequência e acessá-los de qualquer parte do sistema. Também é possível customizar a aparência do Always-on display para quando receber notificações.

A interface da Samsung pode até não ser um primor em fluidez, mas o sistema do A52s apresenta uma melhor resposta de uso do que vimos no A52 5G em seu lançamento. No geral, flui bem e apresenta poucos engasgos.

Rivais

E agora? Ficou perdido se escolhe o Galaxy A52s ou outro intermediário da Samsung? Vamos resumir as vantagens de cada um.

O Galaxy M52 é encontrado atualmente mais barato em promoções e tem muito em comum com o A52s. Tela de 120 Hz com bom nível de brilho, desempenho similar, mesma duração de bateria e câmeras igualmente competentes. Você paga mais pelo A52s para ter resistência à água, som estéreo e design mais moderno.

O Galaxy A52 5G é muito parecido com o A52s. Basicamente, você paga um pouco a mais para ter um processador mais potente que entrega melhor desempenho no multitarefas e um pouco mais de fluidez em jogos. De resto, são aparelhos com mesma duração de bateria e câmeras similares.

Pontos fortes e fracos

Pontos fortes:

  • Bela tela AMOLED com brilho alto e 120 Hz
  • Som estéreo de qualidade
  • Bom desempenho geral e com jogos
  • Boa duração de bateria
  • Boas câmeras

Pontos fracos:

  • Poderia vir com carregador mais potente
  • Foco automático na macro seria bem-vindo
  • Preço muito salgado no lançamento
Avaliação final do Tudocelular
Custo - benefício

Preço salgado de lançamento torna seu custo-benefício complicado

Embalagem e características

Sem capinha e nem fone de ouvido na caixa, mas vem com película na tela

Comodidade

É um celular grande, mas o acabamento fosco o torna menos escorregadio

Facilidade de uso

É a mesma One UI de outros aparelhos da Samsung, mas falta otimização do software

Multimídia

Tela com brilho forte e som estéreo garantem boa experiência multimídia

Votação Geral

O Galaxy A52s é uma versão turbinada do A52 5G com melhor desempenho

Video

Onde Comprar

As melhoras ofertas para o Samsung Galaxy A52s

Aviso de preço
Deixe-nos o seu e-mail e iremos notificá-lo quando este produto estará disponível online