
24 Agosto 2021
Ao adquirir o seu Galaxy A8 Plus, você receberá juntamente com o aparelho um carregador com suporte a carregamento acelerado (5V-2A, 9V-1,67A), cabo USB no padrão C, manuais, capinha de proteção, chavinha para abrir as gavetas, e fone de ouvido.
Infelizmente, diferente dos modelos mais caros da Samsung, o Galaxy A8 Plus não vem com fone da AKG, mas apenas um modelo mais tradicional da sul-coreana. O ponto positivo é que ao menos temos controle de volume, algo bem raro principalmente nos acessórios entregues com modelos intermediários.
A linha A8 da Samsung lembra bastante os modelos mais avançados da empresa, com corpo de metal com traseira em vidro e tela esticada no padrão 18,5:9. No entanto, diferente do S8 ou S9, o A8 Plus não tem a tela curvada nos cantos.
Outro diferencial é que o intermediário da Samsung não tem o botão dedicado para a assistente Bixby, mas mantém a certificação IP68 para proteção contra água e poeira, algo que se tornou uma característica exclusiva da empresa neste nicho, ao menos no mercado nacional.
Contra os rivais da Motorola e ASUS, o modelo da Samsung oferece duas gavetas, permitindo usar dois chips SIM e um cartão microSD ao mesmo tempo.
No geral, o aparelho entrega boa qualidade de construção e mesmo com seu tamanho grande ele não chega a ser desconfortável de ser usado, mas alguns vão preferir o Galaxy A8 por ser mais compacto.
O Galaxy A8 Plus traz tela de 6 polegadas com tecnologia Super AMOLED, o que resulta em cores vibrantes e preto perfeito. O brilho alcançado pelo painel é suficiente para entregar uma boa experiência em ambiente externo.
Além disso, a tela da Samsung alcança um brilho mínimo mais baixo que seus concorrentes, o que torna o A8 Plus mais confortável de ser usado no escuro comparado ao Zenfone 5 e especialmente contra o Moto Z3 Play.
Na parte sonora o aparelho tenta entregar um som envolvente, mas deixa a desejar para os rivais da Motorola e especialmente o da ASUS. O Zenfone 5 não apenas tem alto-falantes mais potentes, como a qualidade sonora é melhor.
O fone da Samsung entrega som decente com bom conforto, mas fica abaixo do que é oferecido pelo fone da AKG que vem nos modelos mais caros da marca.
O Galaxy A8 Plus vem com processador um pouco mais potente do que aquele presente no A5 e A7 de 2017, o que é especialmente acertado quando lembramos da presença de uma tela de maior resolução devido à proporção mais esticada adotada pela Samsung.
Ele acaba entregando melhor desempenho que o Snapdragon 636 presente no Zenfone 5 e Moto Z3 Play, sendo capaz de carregar apps e jogos mais rapidamente. Contra o rival da Motorola, o modelo da Samsung se sai ainda melhor, mantendo tudo aberto em segundo plano.
Em benchmarks ele fica no mesmo nível dos seus rivais, mas em jogos acaba decepcionando. A GPU Mali-G71 é mais fraca que a Adreno 509, o que entrega menor desempenho em títulos mais pesados, como o PUBG Mobile. Ele jogos mais leves como Subway Surfers ou Clash Royale, o Galaxy A8 Plus entrega a máxima fluidez possível sem problemas.
O maior ponto fraco do Galaxy A8 Plus é sua câmera. No modo automático temos fotos com baixo contraste e cores mais lavadas do que é obtido pelo Zenfone 5 e Moto Z3 Play.
Para quem está acostumado com as câmeras de dispositivos da Samsung, sabe que os aparelhos da sul-coreana tendem a gerar imagens com cores saturadas, mas o Galaxy A8 Plus vai justamente na contra-mão.
O foco automático do aparelho também é mais lerdo do que seus rivais, especialmente em locais mal iluminados. Mas o A8 Plus registra melhores fotos em cenários noturnos, desde que o objeto a ser fotografado não esteja muito longe.
A câmera frontal captura selfies com resultado artificial, graças ao modo de embelezamento que está sempre ativo. À noite, no entanto, você conseguirá boas selfies, com maior nível de detalhes que as fotos obtidas pelo Zenfone 5 e Z3 Play.
A filmadora faz um bom trabalho, mas captura vídeos mais escuros do que o rival da Motorola e peca por não entregar uma resolução ou taxa de quadros maior, parando em apenas Full HD a 30 fps.
O Galaxy A8 Plus veio com tela maior e bateria menor do que o A7 2017. Resultado disso é que a autonomia foi comprometida, como era de se esperar. Ele acaba passando menos tempo longe da tomada, mas ainda é suficiente para um dia inteiro de uso moderado, e felizmente o carregador potente entrega algumas horas de uso com poucos minutos conectado à tomada.
O modelo da Samsung ainda supera o Moto Z3 Play e o Zenfone 5 em autonomia, mas a diferença não chega a ser muito grande. No entanto, o Galaxy A8 Plus acaba passando mais tempo na tomada do que o rival da Motorola para ter sua bateria completamente carregada, o que é justificável pela bateria maior.
O Galaxy A8 Plus chegou ao mercado com Android Nougat e foi atualizado há alguns meses para o Oreo com a nova interface da Samsung. Por mais elegante e organizada que seja, o Android modificado da sul-coreana ainda precisa de melhor otimização.
É normal vermos engasgos nas animações, algo que acontece até nos modelos mais caros da empresa. No entanto, o Galaxy A8 Plus consegue entregar melhor desempenho de uso do que o Moto Z3 Play, devido ao mal gerenciamento de memória do aparelho da Motorola.
Outro diferencial do Galaxy A8 Plus está no suporte ao Samsung Pay, que permite usar o smartphone da sul-coreana para realizar pagamentos.
O Galaxy A8 Plus chegou com preço bastante salgado ao mercado nacional, mas já é possível encontrá-lo por um valor mais justo neste final de ano. Ele entrega belo design e boa qualidade de construção, além de grande tela que agradará aos olhos de muitos.
O seu desempenho é bom para o segmento, mas deixará decepcionado quem busca um celular para jogos. Sua bateria dá conta do recado, mas a sua câmera é o seu maior ponto fraco, deixando a desejar para os rivais diretos, especialmente contra o Zenfone 5.
Para quem não curte a interface pesada da Samsung, o Moto Z3 Play seria a opção mais indicada. Mas o A8 Plus tem como diferenciais a possibilidade de usar dois chips e um cartão microSD ao mesmo tempo, sua certificação IP68 contra água e poeira, além da entrada P2 para fones de ouvido.
O Galaxy A8 Plus não é o melhor intermediário para jogos pesados nem possui as melhores câmeras da categoria, mas conta com diferenciais que
Temos fones de boa qualidade com controle de volume, carregador que dá conta do recado para sua grande bateria e até capa protetora de acrítico, que não protege tanto quanto uma de silicone mas é bem mais elegante.
O Galaxy A8 Plus é confortável de usar, na medida do possível para um modelo com tela de 6 polegadas. Ele não é muito pesado e as laterais arredondadas ajudam, mas a traseira em vidro escorrega bastante em dias mais secos.
Interface da Samsung segue como uma das mais intuitivas dentre as customizações do Android, entregando modos facilitados para o usuário e dezenas de atalhos.
O Galaxy A8 Plus entrega uma das melhores (se não a melhor) tela da categoria, porém seu sistema de áudio deixa a desejar, tanto com o único alto-falante externo localizado na lateral quanto com fones de ouvido.
Contasse com câmeras um pouco melhores o Galaxy A8 Plus seria provavelmente o melhor intermediário da atualidade, já que muita gente não liga para o desempenho abaixo da média em jogos mais pesados.
Onde Comprar
As melhoras ofertas para o Samsung Galaxy A8 Plus 2018