» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!
1.915

Redmi Note 14 Pro 5G

Review
Custo - benefício
Embalagem e características
Comodidade
Facilidade de uso
Multimídia
Votação Geral

Entre os diversos modelos da linha Redmi Note 14, a versão Pro se destaca como a opção que promete o melhor custo-benefício. O TudoCelular teve a oportunidade de testar tanto a versão 5G global quanto o modelo indiano, que apresenta algumas diferenças, como o sensor da câmera principal e a capacidade da bateria. Nesta análise, vamos avaliar o que o Redmi Note 14 Pro tem a oferecer, destacando seus pontos fortes e fracos, para determinar se ele é a melhor escolha entre os novos intermediários da Xiaomi.

Acessórios

O Redmi Note 14 Pro 5G vem em caixa branca com ilustração do aparelho. Além do celular, você recebe os seguintes acessórios:

  • Carregador com 45W de potência
  • Cabo USB no padrão C
  • Guia do usuário
  • Capa de silicone
  • Chavinha da gaveta do SIM Card
Design e conectividade

O Redmi Note 14 Pro 5G não se destaca exatamente pelo design, ele não apresenta uma câmera protuberante e tem uma construção que agrada, com formas suaves e curvas que garantem um bom toque ao segurar o aparelho. Assim como outros da linha, esse também vem com acabamento misto que mescla partes lisas com foscas.

O corpo do aparelho é curvado nas laterais, proporcionando um bom encaixe na mão. O modelo testado, com traseira plástica, tem acabamento fosco e ligeiramente sedoso, o que evita marcas de sujeira e impressões digitais. Existe ainda a opção com acabamento estilo couro, que é um pouco mais espessa.

O Redmi Note 14 Pro 5G apresenta uma melhoria importante em relação à proteção. O modelo agora conta com certificação IP68 de resistência à água e poeira, sendo um grande avanço comparado ao IP54 do antecessor. A proteção frontal também foi aprimorada com o uso de Gorilla Glass Victus 2.

A estrutura do aparelho é feita com um quadro plástico que imita metal escovado, dando uma sensação de robustez. Mesmo sendo fino, o corpo não apresenta flexibilidade, transmitindo solidez. Os botões de volume e energia são pequenos, mas possuem boa resposta tátil.

O layout das câmeras segue o clássico estilo cooktop em posição centralizada. Apesar dos quatro aros, um deles traz o flash em LED para complementar o conjunto e deixar o visual mais simétrico. A parte frontal apresenta curvatura nas bordas com moldura fina e um pequeno furo no topo para a câmera de selfies.

O modelo ainda possui alto-falantes simétricos e um sensor infravermelho, mas perdeu a entrada para fones de ouvido. A tela conta com um leitor de impressões digitais sob o display, que é rápido e preciso, garantindo uma boa experiência de uso.

Em conectividade, tivemos duas evoluções: o Wi-Fi 6 e o Bluetooth 5.4. Além disso, o intermediário chinês vem com NFC e suporte a redes 5G.

Tela e som

A Xiaomi se destacou na escolha da tela para seu novo intermediário, trazendo um painel AMOLED de 6,67 polegadas com resolução de 1220p, taxa de atualização de 120 Hz e a capacidade de reproduzir até 68 bilhões de cores. Além disso, o display é compatível com HDR10+ e Dolby Vision, proporcionando uma experiência visual de alta qualidade, especialmente em serviços de streaming.

A empresa promete um brilho máximo de 3.000 nits em conteúdo HDR, mas em uso normal, com o brilho no modo automático, o dispositivo atinge quase 1.300 nits, enquanto no modo manual chega a pouco menos de 1.000 nits. Esse desempenho é semelhante ao do modelo anterior, o que pode desapontar quem esperava uma evolução significativa.

A taxa de atualização é ajustada automaticamente e pode cair para 60 Hz ao exibir conteúdo estático ou ao assistir filmes e séries em serviços de streaming. No entanto, é possível manter os 120 Hz constantes ao selecionar o modo manual.

Além disso, o dispositivo conta com tecnologias que proporcionam maior conforto visual, como o ajuste automático da temperatura de cor ao longo do dia e a redução da cintilação de brilho, o que minimiza a fadiga ocular, especialmente em ambientes com pouca luz.

No aspecto sonoro, o Redmi Note 14 Pro oferece um sistema de som estéreo de alta qualidade, com dois alto-falantes independentes em cada lado, proporcionando um áudio equilibrado. O som é claro e nítido, com o Dolby Atmos ativado por padrão, oferecendo uma experiência imersiva.

Embora o volume não tenha superado o modelo anterior, o desempenho sonoro continua agradando, com vocais nítidos, frequências altas bem definidas e graves presentes de forma sutil. Desativar o Dolby Atmos resulta em um som um pouco mais rico, mas menos equilibrado.

Desempenho

O Redmi Note 14 Pro 5G vem equipado com o chipset Dimensity 7300 Ultra da MediaTek. Esse é o mesmo hardware encontrado na variante indiana e traz processador octa-core com quatro núcleos da série A78 e quatro A55. A GPU é a Mali-G615.


Testamos a versão com 8 GB de RAM, mas também encontrará o intermediário da Xiaomi em opção com 12 GB de memória. Mesmo com tanta RAM, ele ainda recarregou os aplicativos em nosso teste de velocidade, ficando abaixo do antecessor e de muitos intermediários.

Tivemos um pequeno salto entre gerações em testes de benchmarks, com o AnTuTu alcançando médias de 650 mil pontos. Nos jogos, é possível ter uma boa experiência no Call of Duty Mobile na qualidade Muito Alta com todos os recursos extras ativados. No PUBG, temos desempenho agradável na opção HDR no Ultra e tudo ativado.

Bateria

A capacidade energética não teve grandes mudanças nesta geração, trazendo 5.110 mAh na variante global. Já o modelo indiano se destaca por oferecer uma bateria mais generosa, com 5.500 mAh, o que resulta em uma autonomia superior.


A má notícia é que, mesmo com pouca diferença na capacidade, a autonomia caiu cerca de 10% nesta nova geração, totalizando 28 horas de uso moderado. Embora ainda seja suficiente para muitos usuários, é decepcionante ver esse retrocesso.


A Xiaomi inclui um carregador de 45W na caixa, que leva aproximadamente 50 minutos para recarregar totalmente a bateria. A versão indiana demora um pouco mais na tomada por conta da bateria maior, precisando de pouco mais de 1 hora para atingir 100% de carga.

Uma carga rápida de 15 minutos recupera mais de 30% da bateria, chegando a cerca de 60% com apenas meia hora conectado à tomada.

Câmeras

O conjunto fotográfico muda a depender da versão do Redmi Note 14 Pro 5G. O modelo global vem com sensor de 200 MP, enquanto as versões chinesa e indiana do aparelho trazem um sensor mais simples de 50 MP. As demais câmeras incluem uma ultra-wide de 8 MP e uma macro de 2 MP.

O sensor principal se destaca ao capturar imagens com boa qualidade. As fotos apresentam bastante detalhes, cores naturais e boa gama dinâmica, mas o processamento de detalhes finos, ao ser analisado de perto, pode parecer um pouco excessivo. No geral, as imagens são bem equilibradas e com boa exposição.

Principal | Ultra-wide



Global | Indiano



O sensor comprime as fotos resultando em imagens de 12,5 MP, assim como nas outras versões, o que acaba resultando em qualidade similar, com pequenas diferenças a depender do cenário que vai de acordo com os ajustes do software de câmera. O modelo global leva vantagem ao usar toda a resolução de 200 MP, capturando mais detalhes dos cenários. Quem pretende só compartilhar nas redes sociais, qualquer versão do Redmi Note 14 Pro serve.

A câmera ultra-wide é igual em qualquer variante e não impressiona muito. Como esperado para esse tipo de hardware, a qualidade das imagens é abaixo da média, com detalhes e contraste fracos. No entanto, as cores ainda são agradáveis.

Macro


Para fotos macro, o modelo possui uma câmera dedicada de baixa resolução. Com essa limitação, as imagens não são muito nítidas e apresentam bastante ruído e suavidade, sendo adequadas apenas para uso básico.

As fotos de zoom 2x feitas com a câmera principal apresentam boa qualidade, superando os resultados de outros modelos do segmento. O zoom perde nitidez a longas distâncias, mas ainda temos resultados aceitáveis para um celular sem câmera teleobjetiva.

Noturno



O Modo Noturno está disponível para a câmera principal e a ultra-wide, sendo ativado automaticamente. A câmera principal agrada nas fotos noturnas, com muitos detalhes, pouca granulação, boa saturação de cores e ampla faixa dinâmica. No entanto, a câmera ultra-wide tem um desempenho inferior em situações de pouca luz, com imagens suaves, baixo contraste e ruídos aparentes.

A câmera frontal de 20 MP também cumpre sua função, mas não é impressionante. Embora ofereça uma boa quantidade de detalhes, as características faciais tendem a parecer um pouco suaves, sem grande nitidez. As selfies noturnas não saem muito escuras e nem sofrem com granulação excessiva.

Selfies



A filmadora grava em 4K com a traseira e Full HD com a frontal. A qualidade dos vídeos é decente, ficando um pouco abaixo da nitidez vista nas fotos. O intermediário da Xiaomi sofre um pouco em locais com pouca luz, especialmente com a frontal. Há estabilização eletrônica que lida com parte dos tremidos, o foco é rápido e a captura de som, apesar de estéreo, não apresenta muitos detalhes.

Software

O Redmi Note 14 Pro vem com o Android 14 de fábrica, mas recebeu recentemente atualização para o Android 15 com a segunda geração do HyperOS. A fabricante promete três atualizações do sistema operacional, além de um ano adicional de patches de segurança.

Este é mais um modelo intermediário da Xiaomi que traz recursos otimizados por Inteligência Artificial. Um dos destaques é a borracha mágica, que permite remover objetos ou pessoas indesejadas das fotos ou até mesmo expandir imagens, preenchendo as áreas com conteúdo gerado pela IA.

Indo além do efeito de desfoque da câmera, o usuário pode criar o efeito de profundidade após a foto ser capturada, editando-a na galeria com a ajuda da IA. Também é possível selecionar apenas uma parte da imagem e movê-la para outra com um recorte rápido e preciso.

Além do Google Gemini e do Circule para Pesquisar presentes no sistema, a Xiaomi oferece uma ferramenta que cria vídeos a partir de imagens selecionadas e descrições feitas pelo usuário.

Rivais

Prefere um celular com design plano? O Galaxy A56 é uma das principais alternativas ao intermediário da Xiaomi. Ambos oferecem resistência à água e possuem telas do mesmo tamanho, mas o painel adotado pela Samsung entrega brilho mais intenso — ainda que fique devendo suporte ao Dolby Vision. O Galaxy também se mostra mais ágil no uso com múltiplos aplicativos, oferece maior autonomia de bateria, embora leve mais tempo para recarregar completamente. Mesmo com um sensor de resolução inferior, o aparelho da Samsung entrega fotos mais equilibradas.

O Edge 50 da Motorola é uma boa opção para quem prefere design com laterais curvas. Além da resistência à água, ele conta com proteção adicional para suportar variações extremas de temperatura. Assim como o Galaxy, não traz suporte ao Dolby Vision, mas oferece uma excelente tela com alto nível de brilho. O desempenho no multitarefas é muito superior, porém a autonomia de bateria é inferior — compensada por uma recarga igualmente rápida. No conjunto de câmeras, o destaque vai para a presença de uma lente teleobjetiva com zoom óptico, ideal para fotos de longa distância.

Pontos fortes e fracos

Pontos fortes

  • Boa resistência à água
  • Tela com brilho forte e bom som estéreo
  • Recarga rápida
  • Faz boas fotos

Pontos fracos

  • Desempenho multitarefas limitado
  • Autonomia de bateria inferior ao antecessor
  • Câmera ultra-wide poderia ser melhor
  • Macro continua dispensável
Avaliação final do Tudocelular
Custo - benefício

Ficou mais interessante que o antecessor, mas custo-benefício ainda é bastante salgado para a versão nacional

Embalagem e características

Embalagem vem com capinha de silicone e carregador com boa potência

Comodidade

É um celular grande e escorregadio, mas pelo menos vem capinha na caixa

Facilidade de uso

Temos o Android 15 modificado pela HyperOS com alguns recursos de IA para facilitar a vida do usuário

Multimídia

A tela AMOLED tem boa qualidade e brilho alto, além de som estéreo potente

Votação Geral

O Redmi Note 14 Pro 5G é um bom intermediário, apesar de pecar em pontos importantes como o desempenho

Video

Onde Comprar

As melhoras ofertas para o Redmi Note 14 Pro 5G