» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!
Aviso de preço Inscreva-se para saber
quando este aparelho
estiver disponível.

OnePlus Nord

Review
Custo - benefício
Embalagem e características
Comodidade
Facilidade de uso
Multimídia
Votação Geral

OnePlus era a marca que prezava pelo custo-benefício e vendia celulares top de linha com preço de intermediários, mas isso mudou nos últimos anos quando começou a cobrar mais caro por seus produtos na tentativa de bater de frente com Apple e Samsung. O último lançamento da marca no segmento intermediário foi o OnePlus X, mas que foi um belo fracasso lá em 2015. Agora a nova tentativa da empresa chinesa é o Nord, que inaugura uma nova linha com preço competitivo. Será que a OnePlus vai se redimir com este lançamento? Vamos conferir.

Acessórios

O OnePlus Nord vem em caixa escura com o nome do aparelho estampado vários vezes. Além do celular, você recebe os seguintes acessórios:

  • Carregador Dash Charge de 30W
  • Cabo USB no padrão C
  • Chavinha da gaveta do SIM Card
  • Guia de uso
  • Capinha de silicone
  • Adesivos da OnePlus
Design e construção

O Nord não é o tipo de celular que tenta atrair pelo design. Ele tem aparência simples com layout limpo e tela plana. O que pode incomodar alguns é o seu entalhe com furo duplo para abrigar as duas câmeras de selfies.

A traseira é de vidro, diferente de modelos mais caros da Samsung que apostam no plástico, mas as laterais não são de metal. Por mais que a empresa tenha tentado esconder o plástico por baixo de uma pintura metálica, você sentirá a diferença ao toque. O conjunto de câmeras lembra o do OnePlus 8, porém aqui fica alinhado no canto esquerdo do telefone.

Curiosamente, ele consegue ser mais gordinho e pesado do que o OnePlus 8 e nem podemos dizer que a culpa é da bateria, já que este tem uma capacidade inferior. No entanto, a qualidade de construção no geral é boa e não deve para rivais metidos a premium.

A empresa manteve a chave de controle na lateral direita, e assim como nos demais celulares da OnePlus, serve para silenciar o aparelho. O que faz falta no Nord é não ter entrada P2 para fones, slot para microSD ou mesmo LED de notificações, que ainda são comuns em celulares intermediários.

O leitor biométrico vem integrado à tela e responde de forma ágil e precisa. Em termos de conectividade, você terá tudo que precisa em um celular atual, incluindo 5G, NFC, Wi-Fi 5 GHz e Bluetooth 5.1.

Tela e som

OnePlus não economizou na tela do Nord e temos quase o mesmo painel Fluid AMOLED de 90 Hz do OnePlus 8. A diferença é que aqui a tela é um pouco menor e não chega a alcançar um brilho tão alto, mas também não atrapalha no uso externo mesmo nos dias mais ensolarados.

Um detalhe curioso é que o brilho da tela muda mesmo que você desative o modo automático. Quando estiver usando o Nord em local totalmente escuro, ele vai reduzir ao máximo a luminosidade do painel para evitar cansaço visual. Outro ponto a citar é que seu modo noturno nada mais é do que um filtro de luz azul. Se quiser escurecer a interface terá que mudar o tema.

A tela vem no modo 90 Hz por padrão, mas tem comportamento inteligente. Quando você está assistindo um vídeo gravado a 30 ou 60 fps, o Nord reduz a taxa de atualização do display para 60 Hz a fim de economizar bateria. Isso também acontece em serviços de streaming como a Netflix – na hora que estiver escolhendo o que assistir verá o conteúdo a 90 fps, mas quando o filme começa a tela reduz para 60 Hz.

O que peca é ter apenas uma saída de som, resultando em áudio mono. A potência é boa, mas a reprodução sonora não é balanceada e carece bastante de graves. Há três perfis de equalização do áudio. O Movie é voltado para filmes e reforça os agudos para deixar as vozes mais claras. Há um perfil para músicas, mas que não ajuda a melhorar a falta de graves. Por padrão, o Nord vem no Dinâmico que tenta ajustar a configuração correta para cada tipo de conteúdo.

Como não há entrada P2 para fones, você precisará comprar um adaptador já que não é possível usar fones de ouvido com plug USB-C. Fora isso, a qualidade sonora para músicas é boa.

Desempenho

O desempenho sempre foi o forte da OnePlus e aqui no Nord não é diferente. Ele foi mais rápido em nosso teste de multitarefas do que outros que contam com o mesmo Snapdragon 765G, como é o caso do Motorola Edge e o Mi 10 Lite. E até consegue competir com modelos top de linha, como o Galaxy S20 FE que apresentou desempenho similar.

Já em benchmarks ele perde para o modelo da Samsung, porém alcança as mesmas pontuações dos rivais da Xiaomi e Motorola. O Snapdragon 765G está entre os mais avançados no segmento de intermediários e isso também se aplica a jogos.


Todos os games que testamos rodaram lisos no Nord. Claro que nem todos fazem bom uso dos 90 Hz da tela e são poucos os jogos que passam dos 60 fps. O que importa é que o intermediário da OnePlus é capaz de rodar qualquer game para Android na qualidade gráfica máxima e sem engasgos.

Câmeras

As câmeras são um assunto um pouco delicado nos telefones OnePlus, especialmente quando se trata da linha não-Pro. Não há nada de avançado ou exótico por aqui. Temos o mesmo sensor de 48 MP do OnePlus 8, o que é muito bom considerando que estamos falando de um celular mais barato. Porém, a ultra-wide é inferior e não há lente teleobjetiva para zoom óptico.

As fotos no geral são boas, em termos de detalhes registrados e cores, apesar de que é possível notar um pouco de granulado mesmo em fotos tiradas de dia. O HDR sempre permanece ligado para dar uma turbinada nas cores. Há um atalho de 2x para zoom, mas por ser apenas digital é notável a queda na qualidade. Se você tentar fotografar algo que esteja muito longe terá fotos bastante ruins.

Principal | Ultra-wide




A câmera ultra-wide luta para tentar manter a nitidez e o alcance dinâmico presentes no sensor principal apresenta um pouco de distorção nos cantos. O resultado é decente e pode ser útil, mas está abaixo de alguns intermediários que testamos.

O maior ponto fraco do Nord, assim como acontece com a maioria dos intermediários, está nos cenários noturnos. A nitidez cai drasticamente, especialmente com a ultra-wide, e ao usar a câmera de desfoque os ruídos tomam conta das fotos.

Noturno




A macro tem resolução baixa de apenas 2 MP e como esperado falta nitidez. Também decepciona por não ter foco automático, o que não permite chegar perto ao fotografar.

Na parte frontal encontramos duas câmeras para selfies, com a secundária tendo lente grande-angular. Elas registram bom nível de detalhes e cores vibrantes sem exagerar na saturação. O desfoque de fundo é bom, mas tende a errar mais em locais mais escuros.

Macro



Zoom



O Nord grava em 4K com todas as câmeras. Em locais bem iluminados terá boas filmagens, mas à noite já sofrerá com vídeos escuros e cheios de ruídos. A estabilização é apenas eletrônica e ajuda a quebrar o galho, porém o foco é bastante ágil e até supera alguns celulares mais caros.

Selfies



A captura de áudio é estéreo e tem qualidade apenas mediana. O software de cancelamento de ruídos exagera na tentativa de eliminar o barulho de vento e acaba abafando o som no geral.

Bateria

Outro ponto que a OnePlus sempre mandou bem foi em bateria. O Nord pode não ter uma bateria gigante comparado a intermediários com 5.000 mAh ou mais, mas consegue fazer bom uso da sua bateria e entrega autonomia para o dia todo mesmo com a tela em modo 90 Hz. Se você não faz questão da fluidez superior nas animações do Android poderá travar a tela em 60 Hz e ter bateria para mais de um dia.


O tempo de recarga também impressiona, graças ao carregador potente de 30W que vem na caixa. Ele leva menos de 1 hora para fazer a bateria ir de 0 a 100%, enquanto intermediários de outras marcas levam em média 1 hora e meia para isso.


Com uma carga rápida de 15 minutos você terá quase 40% da bateria recuperada, passando de 70% com meia hora na tomada. Ou seja, além de durar bem a bateria, uma carga de poucos minutos já garante muitas horas de uso.

Software

O Nord sai da caixa com Android 10 e OxygenOS rodando por cima. O Android da empresa é pouco modificado e tenta manter o apelo visual do sistema puro do Google com alguns extras úteis. No geral, a experiência é ótima e flui ainda melhor quando a tela está no modo 90 Hz.

Há alguns extras bacanas como os atalhos que aparecem na tela de bloqueio quando você mantém a digital por alguns segundos na parte do leitor biométrico. O AOD também está presente e exibe as horas e notificações.

A OxygenOS apresenta muitas opções de customização e traz tudo o que foi lançado com o Android 10 e a linha Pixel. A OnePlus possui um bom suporte e lança muitas atualizações de software com base no feedback dos usuários.

Rivais

O Nord é um celular bacana, mas você terá que importá-lo já que é difícil de ser encontrado no mercado nacional, até mesmo nos marketplaces da vida que estão atolados de celulares importados da Xiaomi.

Caso você não queira ter este trabalho, encontrará o Motorola Edge com mesmo hardware e boas câmeras, porém com desempenho inferior, bateria que dura menos e que demora bastante para recarregar.

Uma opção de importado da Xiaomi que se encontra facilmente no mercado nacional é o Mi 10 Lite. Ele é melhor que o da Motorola, porém não supera o Nord. Mas pode ser uma alternativa caso importar o da OnePlus seja algo inviável para você.

O S20 FE é uma boa opção de nacional que não sai mais caro e entrega desempenho similar com câmeras melhores.

Pontos fortes e fracos

Pontos fortes

  • Boa tela AMOLED
  • Ótimo desempenho
  • Bateria dura o dia todo
  • Recarga rápido
  • Registra boas fotos de dia

Pontos fracos

  • Falta som estéreo
  • Ausência de slot microSD
  • Faltou câmera teleobjetiva
  • Melhor desempenho fotos noturnas
Avaliação final do Tudocelular
Custo - benefício

O preço cobrado é bom, mas importá-lo pode ser complicado

Embalagem e características

Embalagem traz capinha, mas faltou adaptador para usar fone de ouvido

Comodidade

Nord é um celular grande e escorregadio, mas vem com capinha na caixa

Facilidade de uso

O Android pouco modificado da OnePlus entrega ótima experiência

Multimídia

Nord tem ótima tela, só faltou som estéreo para complementar a experiência multimídia

Votação Geral

OnePlus agora tem um intermediário digno para enfrentar rivais, mas pode sofrer contra as várias opções da Xiaomi

Video

Onde Comprar

As melhoras ofertas para o OnePlus Nord

Aviso de preço
Deixe-nos o seu e-mail e iremos notificá-lo quando este produto estará disponível online