» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!
Aviso de preço Inscreva-se para saber
quando este aparelho
estiver disponível.

realme 10 Pro Plus (Global)

Review
Custo - benefício
Embalagem e características
Comodidade
Facilidade de uso
Multimídia
Votação Geral

O realme 10 Pro Plus é a mais recente aposta da marca no mercado nacional e traz um celular intermediário com design atualizado, tela aprimorada, melhor câmera e carregamento mais potente com bateria maior. Será que a novidade é capaz de superar rivais da Xiaomi e Samsung no quesito custo-benefício? Vamos conferir.

Acessórios

O realme 10 Pro Plus vem em embalagem amarela com o nome do modelo na tampa, mas sem ilustração do aparelho. Além do celular, você recebe os seguintes acessórios:

  • Carregador de 67W
  • Cabo USB no padrão C
  • Chavinha para a gaveta do cartão SIM
  • Capinha de silicone
  • Guia do usuário
Design e conectividade

A realme decidiu ir na contramão do mercado e fez um intermediário com corpo cheio de curvas, enquanto as demais fabricantes vêm adotando design plano em seus aparelhos. A empresa alega que depois de meses de estudo chegou à conclusão de que celulares com tela levemente curvada entregam a melhor ergonomia.

Isso não deixa de ser verdade e o realme 10 Pro Plus realmente agrada pela pegada confortável que oferece, apesar da traseira em plástico liso ser bastante escorregadia. O novo aparelho ainda aposta em pintura com efeito brilhante que exibe efeitos cromáticos a depender do ângulo que você olha. Ele pode ser encontrado na cor clara com tonalidade cinza azulado e um mais escuro e discreto.

A realme também faz bastante alarde sobre o vidro usado na parte frontal do aparelho. Ele tem o dobro da espessura do normal e resistência reforçada para suportar quedas de 1 metro de altura sem rachar. Só resta saber se tal durabilidade é superior ao Gorilla Glass 5 da geração passada. De qualquer forma, é bom ver que a área frontal foi melhor aproveitada e temos bordas mais finas nessa geração.

O aparelho cresceu por conta da tela maior, mas não chegou a ganhar peso devido à mudança do material adotado na traseira. A parte frontal ainda exibe o pequeno furo para a câmera de selfies em posição centralizada, enquanto o corpo do aparelho não traz qualquer certificação IP para resistência à água, nem mesmo das mais básicas como temos em rivais da Xiaomi.

O leitor biométrico fica incorporado à tela em posição mais baixa do que o ideal, mas responde bem. A entrada para fones de ouvido foi removida, enquanto a gaveta para dois chips na parte inferior não possui espaço para microSD. Há dois alto-falantes, com uma segunda saída de som no topo do aparelho, assim como dois microfones para captura de som estéreo.

O realme 10 Pro Plus é um celular com conectividade 5G, Wi-Fi de sexta geração, NFC e Bluetooth 5.2.

Tela e som

O realme 10 Pro Plus traz tela maior, agora com 6,7 polegadas, resolução Full HD+ e taxa de atualização superior de 120 Hz para maior fluidez. A realme caprichou na escolha do painel que possui padrão 10-bit nativo para a reprodução de mais de 1 bilhão de cores. O nível de brilho está acima da categoria e consegue superar alguns rivais, o que garante ótima visibilidade fora de casa.

A cintilação da tela é inferior a outros do segmento e até mesmo de celulares mais avançados como o Galaxy S23 Ultra, o que garante menor cansaço visual ao usar o aparelho no escuro. A realme também garante que seu intermediário emite menor índice de luz azul, o que o torna menos agressivo para os nossos olhos.

A taxa de atualização de 120 Hz é complementada com o sensor de toque que responde a 360 Hz e que pode ir até além disso em momentos que você precisa de uma rápida resposta do aparelho, o que ajuda bastante a ter melhores resultados em jogos competitivos.

O alto-falante no topo da tela atua como canal secundário para entregar som estéreo, além de uma terceira saída de som no topo do aparelho. Os dois alto-falantes apresentam a mesma qualidade sonora com equilíbrio decente entre graves, médios e agudos.

A potência é boa para a categoria e há um modo boost que força ainda mais os alto-falantes, mas acaba exagerando nos agudos para dar a sensação de que tivemos um grande ganho de volume.

Desempenho

Antes de entrarmos em detalhes sobre o desempenho, é bom salientar que o realme 10 Pro Plus é encontrado em duas versões: a internacional com Dimensity 1080 e a nacional com Dimensity 920. O modelo que testamos conta com 12 GB de RAM, mas também pode ser encontrado em opções com 6 e 8 GB de memória.


Em benchmarks tivemos resultados acima do Redmi Note 12 Pro com Dimensity 1080 e do Galaxy A54 com Exynos 1380. No AnTuTu chegamos a passar dos 400 mil pontos, o que o coloca na média do segmento para lançamentos do começo de 2023.

E nos jogos? O realme 10 Pro Plus se sai bem com qualquer game atual para Android. Em Call of Duty só não foi possível ativar todos os extras gráficos, mas no PUBG podemos habilitar tudo na qualidade HDR.

Bateria

A bateria cresceu 500 mAh e agora temos 5.000 mAh para ficar no padrão do segmento. Com o aumento da capacidade, a nova tela e o software atualizado com melhorias no gerenciamento de energia tivemos a grata surpresa de ver a autonomia aumentar.


O realme 10 Pro Plus pode não entregar a melhor duração de bateria do segmento, mas fica entre os melhores que testamos. É possível ter carga para dois dias em uso mais leve, o que fica próximo da promessa da fabricante.


O carregador de 67W consegue recarregar a bateria em pouco mais de 1 hora, o que é decepcionante pela potência entregue. A boa notícia é que o carregamento rápido é bastante ágil em cargas curtas, chegando a recuperar 80% da bateria em 15 minutos na tomada.

Câmeras

O conjunto fotográfico é formado por três câmeras. A principal recebeu upgrade e agora vem com sensor de 108 MP, apesar de ter perdido a estabilização óptica, o que é uma pena. A ultra-wide mantém o sensor de 8 MP de antes, enquanto a macro continua como uma câmera básica de apenas 2 MP sem foco automático.

Como é padrão de celulares com sensor de 108 MP da Samsung, o realme 10 Pro Plus é mais um que comprime as fotos para arquivos de 12 MP. Nesse processo perdemos um pouco de nitidez em troca de economia no consumo de armazenamento. Há a possibilidade de usar a resolução máxima.

Principal | Ultra-wide



As imagens registradas apresentam ótimo contraste e poucos ruídos. A faixa dinâmica está na média do segmento, mas o HDR poderia ser um pouco mais eficiente ao balancear o brilho e cores em fotos com luz de fundo. Sem falar que o modo retrato só tende a limitar ainda mais.

Há atalho para zoom de 3x no app de câmera que captura a imagem na resolução máxima antes de fazer o corte e entregar a imagem ampliada. O resultado pode não ser igual ao de um celular com zoom óptico, mas está acima do que vimos recentemente em outros com zoom apenas digital.

Zoom


O desfoque de cenário é feito via software e mostra bons resultados. As macros sofrem com falta de definição, mas não podemos esperar muito de sensor simples com apenas 2 MP. O foco fixo tem distância focal de 4 cm, o que também pode limitar quando se deseja chegar muito perto do que pretender fotografar.

A câmera ultra-wide faz boas fotos diurnas e apresenta queda considerável ao fotografar à noite, sendo obrigado a forçar o modo noturno a ser ativado. A principal registra boas fotos nesses cenários com cores próximas da realidade, bom contraste e poucos ruídos.

Noturno



A câmera frontal de 16 MP comprime quatro pixels em um e resulta em selfies decentes comparado a outros do segmento. Porém, ele se destaca em fotos noturnas com selfies mais claras e com menos ruídos. O modo retrato funciona bem e apresenta poucos erros.

Selfies



O realme 10 Pro Plus é capaz de filmar em 4K a 30 fps com a principal e Full HD com a ultra-wide e frontal. Há estabilização eletrônica, desde que você evite gravar na resolução máxima e ajuda a reduzir os tremidos, apesar de não ser tão eficiente quanto outros com estabilização óptica.

Software

O realme 10 Pro Plus vem com Android 13 modificado pela Realme UI 4.0. Essa nova interface traz melhorias para o gerenciamento de energia, controles de mídia aprimorados, maior customização da interface e várias melhorias para privacidade e segurança do sistema. E por falar nisso, o aparelho estava com patch recente quando testamos.

O sistema flui bem e apresenta bom tempo de resposta. Por padrão, ele rouba 4 GB do armazenamento para expandir a RAM, sendo possível usar até 12 GB extras. Há o recurso Always-on Display para ter o relógio sempre ativo quando a tela está desligada, podendo customizar e escolher quais atalhos de acesso rápido terá quando tocar seu dedo no leitor biométrico.

A interface da realme é bastante parecida com a que temos nos celulares da Oppo e OnePlus. Há algoritmo controlado por inteligência artificial com aprendizado de máquina que estuda seus hábitos para otimizar o sistema e desativar recursos que não usa, o que também contribui para maior duração de bateria.

Rivais

O maior rival do realme 10 Pro Plus é o Redmi Note 12 Pro. Qual é melhor? O da Xiaomi traz tela com Dolby Vision e som de melhor qualidade. Ele perde em desempenho por conta do pior gerenciamento de RAM, mas ganha em autonomia e tempo de recarga. Os dois competem bem em câmera com cada um se destacando em pontos diferentes.

E contra o Galaxy A54? O intermediário da Samsung se destaca por ter proteção contra água e melhores câmeras, mas perde em desempenho, bateria e tempo de recarga. O software da coreana traz mais recursos e tem suporte a atualizações por vários anos.

Pontos fortes e fracos

Pontos fortes

  • Boa tela AMOLED com brilho forte
  • Som estéreo potente
  • Desempenho acima do segmento
  • Recargas curtas muito rápidas
  • Boas câmeras

Pontos fracos

  • Poderia ter resistência à água
  • Tempo total de recarga demorado
  • Faltou estabilização mais eficiente
  • Câmera selfie poderia ser melhor
Avaliação final do Tudocelular
Custo - benefício

O realme 10 Pro Plus é um intermediário bacana, apesar de haver opções melhores

Embalagem e características

Embalagem traz capinha de silicone e carregador potente

Comodidade

É um celular grande com traseira lisa e escorregadia, mas vem capinha de brinde

Facilidade de uso

Interface da realme é parecida com a da Oppo e traz boas opções extras

Multimídia

Tela tem brilho forte e boas cores; som potente exagera nos agudos no máximo

Votação Geral

O realme 10 Pro Plus chega em versão capada no Brasil com hardware inferior, mas ainda entrega bom conjunto

Video

Onde Comprar

As melhoras ofertas para o realme 10 Pro Plus (Global)

Aviso de preço
Deixe-nos o seu e-mail e iremos notificá-lo quando este produto estará disponível online