» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!
2.849

Xiaomi 11T Pro

Review
Custo - benefício
Embalagem e características
Comodidade
Facilidade de uso
Multimídia
Votação Geral

O Xiaomi 11T Pro é um verdadeiro top de linha ou apenas um intermediário premium disfarçado? Ele tem muito em comum com o 11T e outros lançamentos da linha, como o Mi 11i. Nessa análise do TudoCelular você vai conferir se ele vale a pena ou se há opções melhores da Xiaomi.

Acessórios

O Xiaomi 11T Pro vem em caixa branca com nomes na cor dourada. Além do celular, você recebe os seguinte acessórios:

  • Carregador com 120W de potência
  • Cabo USB no padrão C
  • Guia do usuário
  • Capa transparente de silicone
  • Chavinha da gaveta do SIM Card
Design e conectividade

O 11T Pro é mais um celular da Xiaomi com design curvo na traseira, pintura brilhante e câmeras que se destacam por dois anéis maiores. É exatamente o mesmo visual adotado no 11T e tem muito em comum com outros recentes lançamentos da chinesa.

É um aparelho com pegada premium feito com estrutura de metal e traseira em vidro. A parte frontal é plana e possui proteção Gorilla Glass Victus para alta resistência contra quedas e riscos. Só é uma pena não ter proteção reforçada contra água, já que este traz a mesma certificação IP53 contra respingos do modelo mais barato.

O 11T Pro foi lançado em três opções de cores: esta que analisamos é a Celestial Blue, um tom de azul claro com efeito degradê com vários tons. Há também uma opção em branco e outra em grafite que imita o acabamento em aço escovado.

As laterais são levemente curvadas e possuem pintura fosca para melhorar a pegada, apesar da Xiaomi mandar uma capinha de silicone na caixa. Do lado direito há a tecla de controle do volume e o botão de energia com leitor biométrico incorporado, que sempre fica ativo e responde rapidamente ao mais leve toque. A parte inferior traz a entrada USB-C, microfone e um dos alto-falantes, enquanto o outro fica no topo e traz estampada a renomada grife de áudio em parceria com a Xiaomi.

O 11T Pro não possui entrada para cartão microSD ou para fones de ouvido. Ele também fica devendo recarga sem fio, mas vem com Wi-Fi de sexta geração, Bluetooth 5.2, NFC e conectividade 5G.

Tela e som

A tela possui 6,67 polegadas com resolução Full HD+ e painel AMOLED de 120 Hz com taxa variável. O brilho é forte para garantir boa visibilidade em ambiente externo e ainda tem suporte a HDR10+ e Dolby Vision.

Isso não apenas garante total suporte com filmes e séries da Netflix, como também temos cores vibrantes e amplo ângulo de visão. Mesmo na opção de calibração vívida temos cores próximas do ideal. Por fim, é importante lembrar que a tela do 11T Pro tem sensor de toque de 480 Hz, sendo um diferencial para jogos.

O som do 11T Pro é potente graças aos seus três alto-falantes com otimização da Harman Kardon. Ele vem com Dolby Atmos ativado por padrão no equalizador, o que ajuda a entregar graves, médios e agudos mais balanceados, apesar de não interferir na potência.

Se você desativar o Atmos terá um som mais focado nos agudos, como é padrão nos intermediários da Xiaomi.

Desempenho

O 11T Pro é mais um celular da Xiaomi equipado com a plataforma Snapdragon 888. Em nosso teste de velocidade focado no multitarefas tivemos desempenho igual ao 11T com MediaTek Dimensity 1200 e superou por pouco o Mi 11.


Em benchmarks temos uma boa diferença entre o 11T e a variante Pro. No AnTuTu terá 160 mil pontos a mais. E nos jogos? Todos que testamos rodam na qualidade máxima sem engasgos. O 11T Pro garante ótima jogatina mesmo nos games mais exigentes com todos os filtros ativados.

Bateria

O 11T Pro possui bateria de 5.000 mAh, mesmo tamanho do 11T, e é aqui onde vemos que o hardware da Qualcomm perde para a MediaTek. O 11T Pro acaba rendendo bem menos, mas ainda é suficiente para um dia em uso não muito pesado.


Para compensar, a Xiaomi manda um carregador de 120W na caixa que recarrega a bateria em apenas 19 minutos. Com uma carga rápida de 15 minutos você já tem 82% de bateria para usar.

Câmeras

O conjunto fotográfico do 11T Pro é idêntico ao do 11T e isso inclui uma câmera de 108 MP com sensor ISOCELL da Samsung, uma ultra-wide de 8 MP e uma macro de 5 MP; a frontal tem 16 MP.

O 11T Pro registra boas fotos para a categoria. Há bastante detalhes, o alcance dinâmico é preciso, o contraste na medida, mas as cores saem mais saturadas do que o esperado. Um detalhe que notamos é que a nitidez nem sempre é constante e em alguns cenários temos fotos levemente desfocadas. Esse problema pode ser resolvido ao fotografar na resolução máxima de 108 MP.

Padrão | Modo 108 MP



Há um atalho de 2x no aplicativo, mas como o 11T Pro não possui câmera teleobjetiva, a aproximação é feita via software. Há perda de nitidez, mas as fotos saem mais claras, o que pode ajudar em locais mais escuros.

Zoom



A ultra-wide é apenas decente. Ela não perde tanto em qualidade comparada à principal, mas as fotos saem mais escuras. Há um pouco de distorção de lente, porém sem ruídos aparentes e ou suavidade excessiva nas bordas. As fotos à noite são boas e há modo noturno que ajuda a destacar alguns detalhes perdidos na escuridão.

Principal | Ultra-wide




A macro é capaz de registrar boas fotos e chegar próximo de pequenos detalhes. A abertura da lente gera um efeito de desfoque natural para dar destaque ao que estiver próximo da câmera. Por falar em desfoque, o 11T faz um trabalho decente neste ponto. Ele apresenta algumas falhas em cenários mais complexos, mas acerta na maioria das vezes.

Macro


Desfoque



A câmera frontal possui sensor que comprime quatro pixels em um, mas não gera fotos de 4 MP, pois ele acaba esticando a imagem de volta para 16 MP, o que resulta em selfies com baixa nitidez. Pelo menos as cores e o contraste são bons o bastante para garantir boas selfies para publicar no Instagram. O modo retrato funciona bem em qualquer situação.

Selfies



A câmera principal filma até 8K a 30 fps ou 4K e Full HD a 60 fps. A ultra-wide, macro e frontal ficam limitadas a Full HD a 30 fps. A qualidade das filmagens é boa e há estabilização eletrônica que corta um pouco das bordas para esconder os tremidos. O foco é ágil e a captura de som é estéreo e de boa qualidade. É possível gravar vídeos com a câmera traseira e frontal ao mesmo tempo.

Software

O 11T Pro sai da caixa com Android 11 modificado pela MIUI 12.5, mas a Xiaomi já iniciou o lançamento da MIUI 13 Global para os seus lançamentos mais recentes. A empresa vem prometendo três anos de atualizações do Android com pacotes de segurança em dia por até quatro anos.

O sistema flui bem, especialmente quando a tela está em modo 120 Hz. É bom lembrar que a Xiaomi configura a velocidade do painel em 60 Hz por padrão para ajudar a bateria a render mais. Inclusive, o nosso teste foi feito nesta velocidade, então espere uma queda na autonomia ao optar pela fluidez superior.

Todos os recursos presentes no 11T Pro são os mesmos de outros recentes lançamentos da Xiaomi. Talvez uma das poucas exceções seja o de atalhos na traseira em que você pode configurar para uma função a ser executada ao tocar duas ou três vezes nas costas do celular. Assim é possível puxar a gaveta de notificações, tirar um print ou abrir um segundo app em tela dividida. Não é um recurso exclusivo do 11T Pro, mas não são todos celulares da Xiaomi que contam com esse diferencial.

Rivais

O 11T Pro é um celular bacana, mas ele tem um grande rival: o seu irmão 11T que tem muito em comum e custa menos. O que você ganha ao pagar mais pelo Pro? Menor tempo de recarga, captura de vídeos em 8K a 30 fps ou 4K a 60 fps, melhor desempenho em benchmarks e som um pouco melhor. Com isso, o 11T vai atrair mais pessoas por ter um custo-benefício mais interessante.

E comparado ao Mi 11 da Xiaomi? O 11T Pro é um pouco mais rápido no multitarefas, tem melhor autonomia de bateria e recarga muito mais rápido. Como compartilham da mesma câmera de 108 MP, a qualidade fotográfica é similar, porém o Mi 11 se sai melhor com a ultra-wide e selfies.

Pontos fortes e fracos

Pontos fortes

  • Tela de 120 Hz com brilho forte
  • Som estéreo de qualidade
  • Bom desempenho
  • Bateria dura bem
  • Câmera boa para fotos

Pontos fracos

  • Selfies medianas
  • Poderia ter OIS na câmera
  • Certificação IP68 seria bem-vinda
Avaliação final do Tudocelular
Custo - benefício

O 11T tem melhor custo-benefício do que a versão Pro

Embalagem e características

Embalagem traz capinha de proteção de potente carregador

Comodidade

É um celular grande e escorregadio, mas vem com capinha na caixa

Facilidade de uso

É a mesma MIUI presente em outros lançamentos recentes da Xiaomi

Multimídia

Tela tem brilho forte e som estéreo complementa a boa experiência multimídia

Votação Geral

O Xiaomi 11T Pro é um top bacana que vai agradar a maioria

Video

Onde Comprar

As melhoras ofertas para o Xiaomi 11T Pro