» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!
4.409

Samsung Galaxy S24

Review
Custo - benefício
Embalagem e características
Comodidade
Facilidade de uso
Multimídia
Votação Geral

Temos em mãos o Galaxy S24, o menor dos três modelos mais avançados lançados pela Samsung no início de 2024. As mudanças foram sutis e temos design já conhecido, tela maior, novo chipset e bateria com capacidade superior. Será que apenas isso justifica o lançamento de um novo aparelho? Vamos conferir se o Galaxy S24 vale a pena ou não.

Acessórios

O Galaxy S24 vem na mesma embalagem escura do antecessor feita de material reciclado. Além do celular, você recebe os seguintes acessórios:

  • Carregador de 25W
  • Cabo USB no padrão C em ambas as pontas
  • Chavinha da gaveta do cartão SIM
  • Guia do usuário
Design e conectividade

O Galaxy S24 ficou um pouco maior por conta da tela que cresceu. Ele mantém boa parte das medidas de antes, como largura e espessura. O peso também segue praticamente inalterado, o que garante que este ainda é um dos celulares mais confortáveis de se segurar com apenas uma mão.

O modelo menor da família não recebeu o mesmo acabamento em titânio do S24 Ultra. Aqui temos a estrutura em alumínio, porém um pouco reforçada para maior proteção contra quedas, como alega a própria Samsung.

O S24 chegou em quatro opções de cores: preto, cinza, violeta e creme. Há também algumas opções que podem ser adquiridas ao comprar diretamente com a Samsung, como os tons de verde claro, azul claro e laranja. Em todas, temos uma lateral com acabamento fosco que segue o padrão de cores da traseira.

Visualmente, pouco mudou. Na traseira encontramos as três câmeras organizadas de forma independente em aros metálicos alinhados verticalmente. Há um simples flash em LED que fica próximo da câmera superior. Já na parte da frente temos o pequeno furo para a câmera de selfies e bordas finas que fazem bom aproveitamento da área frontal do aparelho.

As placas de vidro frontal e traseira trazem a mesma geração Gorilla Glass Victus 2 de antes, deixando o Armor mais robusto para o S24 Ultra. A certificação IP68 segue presente para garantir proteção contra água e poeira. Nada mudou neste ponto e o S24 consegue sobreviver por no máximo 30 minutos em até 1,5 metro debaixo d’água.

O leitor biométrico continua sob o display com a mesma tecnologia ultrassônica de antes, apesar da latência ter sido aprimorada e estar um pouco mais eficiente nesta geração. Em conectividade não temos nada de novo e o Galaxy S24 traz Wi-Fi 6e, Bluetooth 5.3, NFC e 5G.

Tela e som

A tela agora conta com 6,2 polegadas e vem com painel do tipo LTPO, um Dynamic AMOLED 2X aprimorado para melhor controle da taxa de atualização variável, o que permite economizar bateria quando possível.

A resolução segue Full HD+, diferente do S24 Plus que subiu para Quad HD+. O nível máximo de brilho foi aprimorado e garante ótima visibilidade em dias ensolarados, além de suporte a HDR10+ para tirar melhor proveito da tela em serviços de streaming compatíveis com a tecnologia.

A tela exibe cores menos saturadas por padrão, mas após reclamações de usuários, a empresa liberou uma atualização que permite forçar a saturação ao seu gosto. Contraste e ângulo de visão são perfeitos como se espera de uma tela deste porte, o que garante ao Galaxy S24 uma ótima experiência com filmes e jogos.

O alto-falante de chamadas é usado como canal secundário para entregar som estéreo. A potência está superior nesta geração e temos áudio limpo e potente, ficando entre os melhores do segmento.

Como o alto-falante acima da tela é menor, ele sofre para reproduzir graves, focando mais nos agudos. O principal, próximo da entrada USB, cuida dos graves e médios. Há equalizador completo com Dolby Atmos que traz vários perfis, incluindo um dedicado para jogos.

Desempenho

Enquanto o Galaxy S24 Ultra veio equipado com Snapdragon 8 Gen 3, o S24 nacional traz o Exynos 2400. Ele é o primeiro processador deca-core da Samsung composto por 1 núcleo Cortex-X4, 5 A720 e 4 A520. A GPU é a Xclipse 940 feita em parceria com a AMD que traz arquitetura RDNA 3 e suporte a Ray Tracing.

O S24 veio em opção com apenas 8 GB de RAM, enquanto o armazenamento vai de 128 a até 512 GB. Porém, há uma pequena diferença entre as memórias usadas: o mais barato vem com memória UFS 3.1, sendo mais lenta que a UFS 4.0 das outras duas versões do S24.


Esse que testamos traz 256 GB com memória mais rápida, mas não foi suficiente para superar o antecessor em nosso teste de velocidade focado no multitarefas. Culpa do Exynos 2400? Talvez nem tanto, já que o S24 Ultra também foi mais lento que o antecessor, o que mostra que faltou um pouco de cuidado na otimização do software.

Em benchmarks tivemos um salto de mais de 30% com o AnTuTu alcançando médias de 1 milhão e 400 mil pontos. Ele fica abaixo do S24 Plus por conta do corpo mais compacto que sofre para lidar com o aquecimento do Exynos 2400. Pelo menos isso não afeta o desempenho em jogos e podemos rodar tudo na qualidade máxima tranquilamente.

Bateria

A bateria cresceu para 4.000 mAh, o que é um modesto acréscimo comparado aos 3.900 mAh de antes. Isso pode significar que a autonomia não deve ter um ganho notável, mas como o chipset traz processo de fabricação mais avançado, a tela é do tipo LTPO e o software também conta com novidades para gestão de energia, tivemos uma boa evolução.


O Galaxy S24 rendeu 28 horas de uso moderado em nosso teste, incluindo alguns jogos. É um bom tempo considerando o tamanho da bateria e fica quatro horas acima do antecessor. O carregamento, no entanto, não teve melhorias nesta geração e ainda segue limitado a no máximo 25W.


A Samsung manda um carregador com tal potência na caixa que leva pouco mais de 1 hora para encher totalmente a bateria. Com 15 minutos na tomada terá um terço da carga para usar e pouco mais de 50% com meia hora.

Câmeras

O conjunto fotográfico segue sem novidades: temos uma câmera de 50 MP com sensor ISOCELL GN3 com estabilização do tipo óptica, teleobjetiva de 10 MP com sensor ISOCELL 3K1 também estabilizado via hardware e ultra-wide de 12 MP que continua sem foco automático para ajudar nas macros.

Como o conjunto fotográfico é o mesmo de antes, não espere por mudança significativa na qualidade das fotos. A principal diferença fica para o contraste um pouco mais destacado nesta geração e o pós-processamento menos agressivo que mantém um pouco mais dos pequenos detalhes.

Principal | Ultra-wide



O desempenho fotográfico agrada bastante em dias ensolarados com cores vibrantes sem saturação exagerada, ótima nitidez e faixa dinâmica ampla que não sofre com excesso de luz de fundo. Fotos no fim de tarde não saem escuras como nos intermediários da marca e temos uma câmera competente para qualquer situação.

A teleobjetiva faz fotos nítidas com o zoom óptico de 3x. Ainda como é padrão da Samsung, o software acaba fazendo upscale da imagem para ficar alinhada com a resolução de 12 MP usada por padrão na câmera principal. Neste processo perdemos um pouco da nitidez, mas ainda temos ótimas fotos. No zoom máximo já temos uma queda drástica na qualidade.

Zoom


A ultra-wide também recebeu melhorias em software e temos um controle mais preciso dos ruídos, evitando os cantos borrados ou fotos granuladas em locais com luz mais amena. A Samsung também aprimorou a calibração de cores e ampliou a faixa dinâmica deixando a ultra-wide mais próxima da principal, apesar das fotos menos nítidas por conta do sensor inferior.

Noturno



A ultra-wide ainda registra fotos mais escuras à noite, mas estão longe de serem descartáveis como vemos em alguns celulares caros. Claro que a principal é a mais indicada para ser usada à noite e o modo noturno eficiente elimina o máximo dos ruídos sem comprometer os detalhes, cores e faixa dinâmica.

Selfies



O sensor frontal também segue sem alterações e temos os 12 MP de antes. A qualidade das selfies é tão boa quanto antes ou até um pouco superior considerando que o software lida melhor com os ruídos. Temos fotos nítidas com tom de pele próximo do real e cores agradáveis no geral.

O Galaxy S24 é capaz de filmar em 4K a 60 quadros por segundo com todas as suas quatro câmeras, enquanto a principal de 50 MP ainda pode filmar em 8K a 30 fps. A qualidade dos vídeos agrada tanto quanto o visto nas fotos. Temos muitos detalhes registrados com ótimas cores, poucos tremidos, foco ágil e ótima captura de som estéreo.

Software

O Galaxy S24 vem com Android 14 modificado pela One UI 6.1. A Samsung chega com a promessa de sete anos de atualizações do Android, indo ainda além do que já oferecia em muitos aparelhos. No momento em que testamos, ele estava em dia com o pacote de segurança.

O grande foco da Samsung este ano está no Galaxy AI, um grupo completo de recursos focados em inteligência artificial que vão desde assistente de voz até editor de imagens.

Você pode gravar uma mensagem de áudio e convertê-la para texto, sendo possível resumir e organizar as informações como também traduzi-las para outro idioma. E por falar em tradução, o Galaxy S24 é capaz de traduzir em tempo real a conversa entre duas pessoas que falam idiomas diferentes.

Já na parte de edição de fotos podemos usar o poder da IA para preencher o plano de fundo, ajustar fotos tortas ou remover objetos indesejados. Todos os recursos vistos antes também estão presentes, como o Samsung Dex.

Rivais

O Galaxy S24 é um ótimo celular topo de linha, mas será que supera seu maior rival, o iPhone 15?

Ambos são do mesmo tamanho, com a vantagem do Galaxy vir com tela um pouco maior que entrega o dobro de taxa de atualização para maior fluidez e jogos rodando a 120 fps. Eles se equiparam na parte sonora, enquanto o iPhone ganha em desempenho multitarefas e perde em autonomia de bateria e tempo de recarga. Apesar de ambos capturar ótimas fotos e vídeos, o S24 tem conjunto mais completo e filma com resolução superior.

Uma opção compacta mais em conta seria o Zenfone 10. Ele traz tela menor por conta das bordas mais largas, mas tem painel de 144 Hz para fluidez superior em alguns jogos. Ele é um pouco mais ágil no multitarefas e a bateria dura muito mais. Em câmeras acaba perdendo para o rival da Samsung. Outro ponto que o Galaxy leva vantagem é no suporte a atualizações de software.

Pontos fortes e fracos

Pontos fortes

  • Acabamento mais robusto
  • Tela com brilho forte
  • Som estéreo equilibrado
  • Ótima autonomia de bateria
  • Boas câmeras

Pontos fracos

  • Poderia ter suporte a 45W
  • Sem versão com 12 GB de RAM
Avaliação final do Tudocelular
Custo - benefício

O preço de lançamento é salgado, mas com o tempo será o melhor celular compacto para comprar

Embalagem e características

Caixa traz carregador de 25W como único extra

Comodidade

Celular compacto entrega ótima ergonomia e tem acabamento premium

Facilidade de uso

Vem com One UI 6.1 recheada de recursos focados em inteligência artificial para facilitar a vida do usuário

Multimídia

Tela ganhou reforço no brilho e exibe belas cores, enquanto som está potente e bem equilibrado

Votação Geral

O Galaxy S24 traz poucos avanços e se distancia ainda mais da variante Plus

Video

Onde Comprar

As melhoras ofertas para o Samsung Galaxy S24