» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!
1.039

Samsung Galaxy M34

Review
Custo - benefício
Embalagem e características
Comodidade
Facilidade de uso
Multimídia
Votação Geral

O Galaxy M34 chegou ao mercado brasileiro em setembro como mais uma opção de intermediário da Samsung com gigante bateria de 6.000 mAh. Ele vem com a proposta de ser um celular mais acessível que o M54, deixando de lado a câmera de 108 MP e algumas tecnologias que podem não ser tão importantes para todos. Será que o Galaxy M34 se destaca no custo-benefício? É isso que essa análise vai ajudar a descobrir.

Acessórios

O Galaxy M34 vem em embalagem similar a de outros lançamentos recentes da marca. Ela é na cor branca feita de papel cartão. Além do celular você recebe:

  • Carregador de 15W
  • Cabo USB no padrão C
  • Manuais
  • Chavinha para abrir gaveta do cartão SIM e microSD
Design e conectividade

O Galaxy M34 traz um design que é uma mistura de Galaxy A34 com M54. Na parte frontal temos o antigo entalhe em formato de gota, mas com bordas mais largas que o modelo superior da Samsung.

Na parte traseira temos o visual minimalista adotado pela coreana em toda a sua linha 2023. São apenas três aros para o conjunto triplo de câmeras sem qualquer bloco saltado que destoa da harmonia do design.

O M34 é um celular todo feito em plástico liso de boa qualidade. No Brasil é possível escolher entre três cores: azul claro com tom esverdeado, um azul mais escuro e o clássico prata também presente em outros intermediários da marca. As laterais possuem curvatura para uma pegada confortável.

Apesar de ser menor que o A54, temos um celular mais pesado neste. Ele também é mais espesso, mas por conta da grande bateria que teve que ser espremida em um menor espaço. Não espere por qualquer tipo de certificação para proteção contra água, já que este é um dos diferenciais da linha Galaxy A.

A boa notícia é que há conector padrão para fones de ouvido, algo que foi abolido em celulares mais caros da Samsung. Também há entrada para cartões de memória, mas é preciso abrir mão de usar uma segunda linha, já que a gaveta é do tipo híbrida. O leitor biométrico vem incorporado ao botão de energia e funciona bem.

O Galaxy M34 é mais uma opção de celular 5G da Samsung e vem completo com conectividade Wi-Fi no padrão AC para suporte a dual-band e redes mais velozes de 5 GHz. Há NFC para realizar pagamentos, além de Bluetooth 5.3.

Tela e som

O M34 traz uma tela Super AMOLED de 6,5 polegadas com resolução Full HD+ e taxa de atualização de 120 Hz. É um bom painel que entrega brilho superior à média do segmento e garante boa visibilidade em locais abertos ou com forte iluminação.

Como estamos falando de uma tela AMOLED da Samsung, você já deve esperar ver cores vibrantes que tendem para saturação um pouco exagerada por padrão, além de amplo ângulo de visão e contraste infinito para preto perfeito.

Ele vem por padrão com a taxa de atualização fixada em 120 Hz, mas dá a opção de reduzir para 60 Hz e economizar bateria. Na calibração de cores há dois modos para escolher: o Vívido que exibe cores mais saturadas e o Natural com algo mais próximo do ideal. Temos também um slider para regular a temperatura das cores.

Outra diferença da linha M para A está na parte sonora. Enquanto os outros modelos da marca trazem dois alto-falantes para áudio estéreo, aqui temos apenas uma saída na parte inferior que limita a experiência multimídia a som mono.

Pelo menos a potência é boa e há um bom equilíbrio entre graves, médios e agudos. Como é padrão da Samsung, temos um equalizador completo para deixar o som ao seu gosto que traz suporte a Dolby Atmos.

Desempenho

O M34 vem equipado com o Exynos 1280, um chip intermediário da Samsung formado por processador octa-core com dois núcleos da série A78 e mais seis da série A55, além de GPU Mali-G68. O modelo à venda no Brasil vem com 6 GB de RAM para lidar com o multitarefas e 128 GB de armazenamento com suporte a cartões microSD de até 1 TB.

Tivemos um bom desempenho em nosso teste multitarefas com o Galaxy M34 mantendo muitos apps abertos em segundo plano. Ele não chega a ser o mais rápido da categoria e o Exynos 1280 demora um pouco para reabrir os jogos, mas temos uma boa experiência no geral.


Há muita diferença em benchmarks entre o Exynos 1280 e o 1380 presente no M54? No AnTuTu temos uma pontuação média de 360 mil, ficando 70 mil abaixo do modelo mais caro. Em outros testes temos resultados por volta de 10 a 20% abaixo, o que mostra pouca diferença em poder bruto.

E nos jogos? Testamos Call of Duty na qualidade alta com anti-aliasing ativado e tivemos bom desempenho. No PUBG é possível jogar na opção HD com taxa de quadros no alto com todos os recursos extras ativados.

Bateria

Se você está interessado no Galaxy M34 é porque quer um aparelho com bateria generosa que ofereça muita autonomia. É justamente isso o que o celular intermediário da Samsung tem a oferecer.


Colocamos o modelo à prova em nosso teste usual que simula uso moderado e tivemos a impressionante marca de quase 33 horas de autonomia. Isso faz com que ele não apenas fique entre os melhores que testamos, como entrega bateria para dois dias de uso tranquilamente.


O carregador que vem na caixa é o já conhecido de 15W com conector no padrão USB-A. Ele não é dos mais potentes e leva mais de 2 horas para encher totalmente a bateria. Uma carga rápida de 15 minutos recupera apenas 13% da bateria e temos 26% com meia hora na tomada.

Você pode investir em carregador de 25W da Samsung se quiser reduzir este tempo de espera.

Câmeras

O Galaxy M34 vem com conjunto fotográfico triplo formado por câmera principal de 50 MP, secundária com 8 MP e lente ultra-wide, além de uma mais básica de apenas 2 MP que serve para macros.

A qualidade fotográfica é bacana por padrão, mas não espere muito do sensor simples do M34. Em ambientes bem iluminados terá fotos claras com cores vibrantes e bom contraste. É bom ver que o HDR funciona corretamente e ajuda a evitar fotos escuras quando se fotografa no final de tarde com o sol de fundo.

Principal | Ultra-wide



Mesmo a ultra-wide não apresenta problema em locais com forte luz e não há perda considerável de detalhes nas sombras. Como o sensor aqui é mais básico, a nitidez fica abaixo do que temos na câmera principal, mas em troca você ganha um campo de visão mais amplo para capturar muito mais de uma só vez.

As fotos noturnas apresentam uma queda ainda maior na nitidez com a ultra-wide. Além de termos fotos mais escuras, também houve um salto considerável na quantidade de ruídos, o que torna esta câmera quase dispensável para fotografar à noite. Pelo menos a principal vai bem em locais mais escuros mantendo os ruídos controláveis com as mesmas cores saturadas.

Noturno



A câmera macro é praticamente dispensável. O sensor simples de 2 MP tem grande limitação com fotos que pecam em nitidez e a falta de foco automático só piora tudo. O zoom é puramente digital e até agrada se você não passar de 2x, mas no zoom máximo temos fotos com qualidade de celular de entrada. Enquanto o desfoque de fundo é feito via software e apresenta poucos erros.

Macro


Desfoque



O Galaxy M34 merecia uma melhor câmera frontal. Aqui temos um sensor de apenas 13 MP, sendo mais simples que o 32 MP do M54. Ele faz selfies decentes em qualquer tipo de cenário, mas mesmo em dias ensolarados apresenta contraste abaixo da média e a nitidez poderia ser melhor.

Selfies



A filmadora grava no máximo em 4K a 30 fps e traz estabilização óptica para lidar bem com os tremidos. A qualidade dos vídeos é boa e mesmo à noite não há excesso de ruídos como é comum em celulares intermediários. O foco é ágil e a captura de som estéreo lida bem com os ruídos do vento. A câmera frontal filma na resolução máxima Full HD.

Software

O Galaxy M34 vem de fábrica com o Android 13 e receberá quatro atualizações do robozinho, garantindo ter o Android 17 futuramente. Além disso, a Samsung vem com a promessa de cinco anos de updates de segurança, apesar da linha M não receber os pacotes mensalmente, especialmente aqui no Brasil.

Os recursos da One UI são os mesmos que encontrará em outros celulares intermediários da Samsung, como o Painel Edge que permite customizar atalhos para os apps mais usados ou adicionar ferramentas que aprimorem a usabilidade, sendo possível acessar tudo de qualquer tela ao deslizar seu dedo da borda direita.

O sistema flui bem no hardware do Galaxy M34 e mesmo usando dois apps abertos ao mesmo tempo ou vários em modo janela, ainda é possível ter uma experiência sem lentidão ou muitos engasgos. É possível configurar o botão de energia para servir de atalho para a câmera ao pressionar duas vezes, assim como também ativar o Always-on display para ter informações do sistema e notificações exibidas com a tela desligada.

Rivais

O Galaxy M34 é o melhor do segmento ou temos opções melhores de outras marcas?

O Moto G73 pode ser encontrado por preço próximo ao intermediário coreano e traz o mesmo tamanho de tela e taxa de atualização, mas vem com painel LCD que entrega brilho inferior, mas compensa por ter som estéreo para melhor experiência multimídia. O celular da Motorola é mais ágil, enquanto o da Samsung tem maior autonomia de bateria. Em câmeras temos desempenho similar em fotos, com o Galaxy M34 ganhando em vídeos.

Prefere celular da Xiaomi? O mais próximo que encontrará da chinesa no mercado nacional será o Redmi Note 12S. Ele não conta com conectividade 5G e possui tela com taxa de atualização de apenas 90 Hz, mas há painel AMOLED de boa qualidade, além de som estéreo. Seu desempenho é mais ágil e a bateria dura quase o mesmo com a vantagem de recarregar na metade do tempo. Em câmeras temos qualidade um pouco abaixo do Galaxy M34.

Pontos fortes e fracos

Pontos fortes

  • Bela tela AMOLED de 120 Hz
  • Bom desempenho
  • Ótima autonomia de bateria
  • Câmera registra fotos bacanas

Pontos fracos

  • Design datado com entalhe de gota
  • Faltou som estéreo
  • Tempo de recarga lento
Avaliação final do Tudocelular
Custo - benefício

O Galaxy M34 chegou com preço salgado, mas próximo dos R$ 1 mil será uma ótima compra

Embalagem e características

Sem capinha e nem fone de ouvido na caixa; carregador é de apenas 15W

Comodidade

O Galaxy M34 é um celular grande e escorregadio, sendo obrigatório o uso de capinha

Facilidade de uso

É a mesma One UI de outros aparelhos da Samsung, mas falta um pouco de otimização do software

Multimídia

Tela tem bom brilho e cores; a parte sonora peca por não ter som estéreo

Votação Geral

O Galaxy M34 é um bom celular intermediário 5G com desempenho na média, bateria que dura muito e câmera capaz de fazer fotos bacanas

Video

Onde Comprar

As melhoras ofertas para o Samsung Galaxy M34