» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!
1.099

Samsung Galaxy A24

Review
Custo - benefício
Embalagem e características
Comodidade
Facilidade de uso
Multimídia
Votação Geral

O Galaxy A24 chegou ao mercado nacional em abril de 2023 trazendo novo design, hardware da MediaTek, tela AMOLED e nova câmera para selfies. Será que estas pequenas mudanças trazem avanços consideráveis comparado ao modelo anterior? É isso que o TudoCelular vai analisar para saber se o celular acessível da Samsung é ou não uma boa compra.

Acessórios

O Galaxy A24 vem em caixa branca tradicional no mesmo estilo dos demais lançamentos da Samsung. Além do celular, você recebe:

  • Carregador de 15W de potência
  • Cabo USB no padrão A em uma ponta e C na outra
  • Chavinha da gaveta do SIM Card
  • Guia do usuário
Design e conectividade

O Galaxy A24 vem com design atualizado seguindo o novo padrão adotado pela Samsung em sua linha 2023. Aquele bloco saltado para as câmeras foi abolido e agora temos apenas os sensores distribuídos verticalmente na traseira. A coreana aproveitou para abolir uma das câmeras e deixar o design mais limpo.

O novo está mais compacto devido à redução do tamanho da tela. É uma pena que a Samsung não tenha reduzido as bordas para deixar seu celular menor, porém com o mesmo tamanho do display de antes. O entalhe em formato de gota segue presente no topo com borda inferior mais larga que as demais.

O acabamento é feito em plástico liso na traseira com três opções de cores no Brasil: preta, verde e prata. Esta última tem pintura cromática com efeito furta-cor, também vista em outros modelos da linha A e M. O design é plano tanto na parte de trás quanto na frente e não tem proteção contra água como temos no A34 e superiores.

As laterais são feitas de plástico, porém com acabamento fosco. A pintura metalizada deixa o celular com visual mais premium. Ainda temos entrada para fones de ouvido na parte inferior, diferente dos modelos superiores da linha. O leitor biométrico vem integrado ao botão de energia e funciona bem, enquanto do lado oposto temos uma gaveta tripla que suporta dois chips e um cartão de memória ao mesmo tempo.

Em conectividade temos de novidade o Bluetooth que evoluiu para a versão 5.3. Demais tecnologias são as mesmas de antes com Wi-Fi de quinta geração e NFC. Essa versão do Galaxy A24 não traz suporte a redes 5G.

Tela e som

Um ponto que evoluiu foi a tela. O A24 traz painel Super AMOLED de 6,5 polegadas com resolução Full HD+ que alcança brilho mais forte do que o painel LCD do antecessor. Ele fica no mesmo patamar do A34 e também apresenta excelente contraste e amplo ângulo de visão. A calibração nativa apresenta cores saturadas sem distorção, enquanto há um segundo perfil que remove essa saturação.

Apesar do alto nível de brilho da tela, não há suporte a HDR. A taxa de atualização vem em 90 Hz por padrão com opção de reduzir para 60 Hz e economizar bateria. No entanto, não há um controle automático entre as velocidades como nos modelos mais caros e você tem que escolher se deixará sempre travado na menor ou maior velocidade.

Se a tela evoluiu nessa geração, não podemos dizer o mesmo da parte sonora. Ainda temos apenas um alto-falante na parte inferior e ficamos limitados a som mono. A potência é a mesma da geração passada e não chega a empolgar em volume. Pelo menos não há distorção com o som no máximo.

A qualidade sonora é decente com bom equilíbrio entre graves e agudos. Os vocais são bons, apesar dos médios ficarem mais apagados.

Desempenho

O Galaxy A24 vem equipado com a plataforma Helio G99 da MediaTek. Aqui temos processador com dois núcleos da série A76 e mais seis da série A55. A GPU é a Mali-G57 e no modelo que testamos há 4 GB de RAM para lidar com multitarefas. É justamente nesse ponto que o celular decepciona por não conseguir segurar muitos apps abertos em segundo plano. Ele foi quase tão lento quanto o seu antecessor em nosso teste de velocidade.


E nos benchmarks? O Galaxy A24 mostra pequeno salto entre gerações com pontuações maiores, mas que continuam não empolgando. No AnTuTu conseguimos chegar próximo dos 300 mil pontos, o que mostra um ganho de 30%. E nos jogos?

Call of Duty rodou bem na qualidade gráfica média com anti-aliasing ativado e demais recursos extras desabilitados. No PUBG é possível curtir o game na opção HD com tudo ativado.

Bateria

Apesar da bateria ser a mesma da geração anterior, tivemos ganho na autonomia, o que faz o Galaxy A24 ficar entre os melhores do segmento. Em nosso teste padronizado conseguimos passar das 32 horas de uso moderado com alguns jogos inclusos.


Em uso leve será possível ter bateria para dois dias tranquilamente, o que mostra que o hardware da MediaTek é mais eficiente do que o Snapdragon 680 de antes. Já o tempo de recarga que era lento continua bastante demorado ao precisar de duas horas para encher totalmente a bateria.


Se você estiver com pressa e der uma carga rápida de 15 minutos terá 18% da bateria do Galaxy A24 para usar. Com 30 minutos na tomada ele chega a um terço de sua capacidade, o que garante 10 horas de uso moderado.

Câmeras

O conjunto fotográfico na traseira é similar ao modelo anterior com a diferença apenas de que a câmera dedicada para desfoque foi abolida. O sensor principal é um ISOCELL da Samsung com resolução de 50 MP que vem acompanhado de câmeras ultra-wide de 5 MP e macro de 2 MP, ambas também com sensores da própria coreana.

O Galaxy A24 faz boas fotos em dias ensolarados com muitos detalhes registrados, poucos ruídos visíveis, contraste próximo do ideal e ampla faixa dinâmica. Claro, como o hardware não é dos mais potentes, não espere que ele use todo o potencial do sensor e a nitidez fica um pouco abaixo do ideal.

Principal | Ultra-wide



Há atalho para zoom de 2x no app que não traz nenhum tratamento especial e com isso resulta em fotos ainda menos nítidas. A macro tem foco fixo limitado a 4cm de distância, então é preciso ter paciência para acertar o ponto e capturar uma imagem nítida. As cores e o contraste não ficam muito abaixo do que temos na principal.

A ultra-wide poderia ter um sensor melhor e só consegue capturar fotos decentes em situações favoráveis de luz, enquanto sofre bastante para fotografar à noite. Em certos cenários é possível ver que as cores saem distorcidas com uma leve tendência para tons azulados.

Zoom


Macro


Apesar de não ter mais uma câmera dedicada para desfoque, o A24 apresenta bons resultados ao usar inteligência artificial para borrar o fundo da foto via software. A melhor parte é que o HDR não é comprometido como acontece em muitos celulares da categoria.

As fotos noturnas apresentam boas cores e saturação, enquanto a nitidez sofre queda considerável. A faixa dinâmica fica mais limitada, mas sem comprometer o contraste. Há modo noturno que funciona apenas com a câmera principal e ajuda a capturar imagens mais claras sem excesso de ruídos.

Noturno


A câmera frontal é a novidade da geração e vem com sensor Sony IMX 258 com 13 MP de resolução. Temos um salto na qualidade das selfies com fotos mais nítidas e com melhores cores. Claro que não terá as imagens mais ricas em detalhes, mas a frontal do A24 fica acima de muito intermediário chinês mais caro.

Selfies



A filmadora é capaz de gravar vídeos em Full HD a 30 fps com a principal, ultra-wide e frontal. É uma pena que não tenha opção em 4K ou mesmo 60 fps. A qualidade dos vídeos é boa em locais bem iluminados, enquanto a ultra-wide captura vídeos bastante escuros à noite. Há estabilização óptica na principal que lida muito bem com tremidos e eletrônica na secundária que também faz um bom trabalho. O foco é ágil e a captura de som é boa.

Software

O A24 vem com Android 13 e é o celular mais acessível da Samsung a contar com suporte a quatro atualizações do robozinho, o que vai garantir que ele receba até a versão 17 futuramente, além de cinco anos de atualizações de segurança. Nesse ponto, não espere ter o aparelho com proteção em dia, já que no momento que testamos estava alguns meses atrasado.

Outro diferencial para os modelos de entrada da marca é que aqui temos a One UI em sua versão completa e não a Core que vem com menos recursos. Ele possui equalizador sonoro completo para Dolby Atmos, suporte a gestos para o botão lateral e Barra Lateral para adicionar seus apps favoritos e acessá-los rapidamente.

A interface flui bem e vem com o RAM Plus ativado por padrão que rouba 4 GB do armazenamento para tentar aprimorar o desempenho multitarefas. Mas como visto em nosso teste de velocidade, o recurso não cumpre o que promete.

Rivais

O Galaxy A24 é a melhor compra do segmento ou há opções melhores? O Moto G53 vem com 5G, o que pode ser um atrativo para alguns. Ele traz tela com taxa de atualização de 120 Hz, mas é um painel LCD simples com brilho bem abaixo do rival. Pelo menos compensa com som estéreo. O Motorola ganha em desempenho e perde em bateria, enquanto fica no mesmo nível em câmera.

Vale a pena partir direto para o Galaxy A34? O modelo superior traz proteção contra água, tela de 120 Hz e som estéreo, processador mais potente com melhor desempenho multitarefas e câmeras melhores. Ele só fica devendo em bateria para o Galaxy A24.

Pontos fortes e fracos

Pontos fortes

  • Tela com boas cores e brilho forte
  • Bom desempenho em jogos
  • Bateria para o dia todo
  • Câmera com estabilização óptica

Pontos fracos

  • Faltou som estéreo
  • Desempenho multitarefas abaixo da média
  • Câmera ultra-wide fraca
Avaliação final do Tudocelular
Custo - benefício

Há opções melhores da Samsung com preço similar, o que compromete o seu custo-benefício

Embalagem e características

Embalagem traz apenas o básico, incluindo um carregador de 15W

Comodidade

O Galaxy A24 é um celular grande com traseira lisa e escorregadia; ele não vem com capinha na caixa

Facilidade de uso

É o mesmo Android de outros aparelhos, mas fica devendo alguns recursos comparado aos superiores da linha

Multimídia

Tela tem brilho forte e boas cores; som poderia ser estéreo para uma melhor experiência multimídia

Votação Geral

O Galaxy A24 é um celular bacana, mas peca no desempenho multitarefas e poderia ter melhor câmera ultra-wide

Video

Onde Comprar

As melhoras ofertas para o Samsung Galaxy A24