» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!
1.679

Poco X6

Review
Custo - benefício
Embalagem e características
Comodidade
Facilidade de uso
Multimídia
Votação Geral

Temos em mãos o Poco X6, novidade da Xiaomi que chegou oficialmente ao Brasil há pouco tempo. Ele é um dos primeiros a trazer o Snapdragon 7s Gen 2, nova plataforma da Qualcomm que promete bom desempenho com alta eficiência energética. O que o Poco X6 tem de bom a oferecer? É isso que esta análise do TudoCelular vai desvendar.

Acessórios

O Poco X6 vem em embalagem escura com os nomes da marca e do aparelho grafados em amarelo. Além do celular, você recebe os seguinte acessórios:

  • Carregador com 67W de potência
  • Cabo USB no padrão C em uma das pontas
  • Chavinha da gaveta do SIM card
  • Capa de silicone fosca
  • Guia do usuário
Design e conectividade

O design mudou nesta geração, apesar de ainda manter a identidade da marca com o bloco preto gigante que fica ao redor do conjunto fotográfico. Assim como antes, temos duas câmeras que se destacam do conjunto e uma terceira menor que fica alinhada com o flash em LED.

O Poco X6 é um celular com visual simétrico com design totalmente plano de todos lados. Na parte frontal temos o Gorilla Glass Victus para proteger a tela, enquanto na traseira há plástico liso e acabamento fosco nas laterais planas.

Ele foi lançado nas cores preta, azul e branca. As duas escuras possuem pintura brilhante que faz a traseira ser quase um espelho. E como já deve imaginar, acaba acumulando bastante marcas de dedo com facilidade.

O bloco preto que traz o logo da Poco fica mais discreto nesta cor que testamos, apesar do acabamento ser diferente do restante da traseira. A qualidade de construção é boa e há certificação IP54 para proteção contra respingos e poeira.

A frente do Poco ostenta bordas finas de todos os lados e vem com pequeno furo no topo para acomodar a câmera de selfies. O leitor biométrico vem incorporado ao display e reconhece rapidamente a digital.

No topo do aparelho temos a entrada padrão para fones de ouvido, além de emissor infravermelho e o segundo alto-falante. Na parte inferior há a gaveta para os dois chips, mas nada de slot microSD para expandir o armazenamento.

Em conectividade temos Wi-Fi de quinta geração, Bluetooth 5.2, NFC e conectividade 5G.

Tela e som

A Xiaomi caprichou na tela e trouxe no Poco X6 um painel de 6,67 polegadas com resolução de 1220p, suporte a reprodução de 68 bilhões de cores, taxa de atualização de 120 Hz e Dolby Vision.

O nível máximo de brilho está acima do segmento e garante ótima visibilidade mesmo em dias ensolarados. Há também suporte a HDR10+, o que garante total compatibilidade com os serviços de streaming. O brilho mínimo é bastante baixo e com a oscilação de brilho abaixo da média garante uma experiência confortável no escuro.

Por se tratar de um painel AMOLED temos cores saturadas e amplo contraste por padrão. O software permite que você calibre as cores ao seu gosto e mesmo na opção nativa não temos aquele tom tão azulado que é comum ver em celulares da Xiaomi. A taxa de atualização vem no automático que alterna entre 60 e 120 Hz, mas você pode travar na opção que achar melhor.

Há som estéreo no Poco X6 graças às suas três saídas de som. O alto-falante de chamada atua em conjunto com o que fica no topo do aparelho. Eles possuem volume inferior e tendem a reproduzir mais os agudos, mas no geral temos boa potência com bom equilíbrio sonoro. Há equalizador completo com suporte a Dolby Atmos que vem ativo por padrão.

Desempenho

O Poco X6 vem equipado com o recém-lançado Snapdragon 7s Gen 2 que traz avançado processo de fabricação de 4 nm para garantir menor consumo energético e aquecimento do que estamos acostumados a ver no segmento. Ele é formado por processador octa-core com quatro núcleos da série A78 e mais quatro A55. A GPU é a Adreno 710.


Esse que testamos vem com 8 GB de RAM e pode ser encontrado no mercado em versão com 12 GB. Será que essa combinação garante bom desempenho? Fizemos o nosso usual teste de velocidade focado no multitarefas e tivemos uma pequena decepção ao ver que o novo é mais lento que o antigo equipado com Snapdragon 695. Mesmo com tanta RAM, ele ainda tende a recarregar alguns apps abertos em segundo plano.

Pelo menos em benchmarks tivemos números maiores neste com o AnTuTu chegando perto dos 600 mil. Isso mostra que o problema está na otimização de software que nunca foi o forte dos intermediários da Xiaomi. E os jogos? Testamos Call of Duty e ele rodou bem na qualidade alta com taxa de quadros no máximo e anti-aliasing ativado. PUBG rodou suave no modo HDR com detalhes no ultra e todos os recursos extras ativados.

Bateria

O Poco X6 vem com bateria de 5.100 mAh, um pequeno incremento comparado aos 5.000 mAh do antecessor. Esse aumento trouxe algum ganho para a autonomia? Era o que esperávamos, mas a bateria acabou rendendo menos. Ainda assim, temos autonomia de 30 horas de uso moderado, o que é suficiente mesmo para quem faz uso mais pesado.


O novo Snapdragon deveria exigir menos da bateria, mas talvez o software também tenha pecado na otimização mais uma vez. Na caixa temos um carregador de 67W que faz a bateria ir de 0 a 100% em pouco mais de 50 minutos.


A melhor parte fica para o carregamento ágil eficiente que faz o Poco X6 recuperar 40% da carga com apenas 15 minutos na tomada e passa de 70% com meia hora.

Câmeras

O conjunto fotográfico é formado por câmera de 64 MP com estabilização óptica, ultra-wide de 8 MP e macro de 2 MP. Na parte frontal temos uma câmera de 16 MP para selfies.

Apesar do sensor adotado no Poco X6 ser um pouco antigo, ele ainda faz um bom trabalho na captura de fotos diurnas. Temos muitos detalhes registrados, cores vibrantes, boa faixa dinâmica com HDR eficiente e baixo ruído.

Padrão | 64 MP



As fotos são salvas em 16 MP por padrão por conta da compressão de quatro pixel por um. É possível fotografar na resolução máxima de 64 MP, mas terá o HDR mais limitado com luz estourada de fundo. Em locais escuros há mais ruídos nesse modo.

O zoom é puramente digital, porém faz a captura na resolução máxima antes de realizar o recorte e com isso não temos perda de nitidez, ainda mantendo o contraste e cores do modo padrão.

Principal | Ultra-wide



Zoom


O desfoque de cenários apresenta bons resultados e não tende a limitar o desempenho do HDR, o que é bom para fazer fotos no fim de tarde. A macro tem um sensor bastante limitado por conta da baixa resolução, mas ainda é capaz de capturar uma qualidade razoável de detalhes com cores próximas do ideal.

Desfoque


Macro


A ultra-wide faz fotos um pouco mais escuras e pesa mais no contraste. Ainda assim captura imagens com boa nitidez e cores, registrando uma área muito maior dos cenários. As bordas ficam bastante suavizadas ao fotografar à noite, então tente evitar usar a ultra-wide em locais mais escuros.

As fotos noturnas são boas com a principal no modo padrão. Há uma pequena perda da nitidez e as cores não possuem a mesma vivacidade, mas está na média da categoria e acima de vários da Xiaomi que testamos.

Noturno



A frontal faz boas selfies diurnas e apresenta excesso de ruídos e perda considerável na qualidade das texturas à noite. Usar o modo retrato ajuda a dar uma amenizada no problema em troca de pele suavizada.

Selfies



A filmadora grava em 4K a 30 fps com a principal ou Full HD a 60 fps na traseira e frontal. A qualidade da filmagem é muito boa para a categoria e a estabilização é eficiente ao lidar com os tremidos. O foco é ágil mesmo na resolução máxima e a captura de som, apesar de ser estéreo, tem qualidade apenas decente. A frontal sofre para filmar à noite com vídeos bastante escuros.

Software

O Poco X6 sai da caixa com Android 13 modificado pela MIUI 14. No momento em que testamos, ele estava com pacote de segurança recente. A Xiaomi promete até três atualizações do Android com quatro anos de updates de segurança.

O sistema reserva por padrão 4 GB do armazenamento para expandir a RAM e mesmo assim não ajudou no multitarefas. Você pode usar até 8 GB da memória interna, apesar de que não fará diferença.

O leitor biométrico vem com sensor de batimentos cardíacos integrado, um extra bacana que está cada vez mais presente nos celulares da Xiaomi, até mesmo os mais baratos. O sistema apresenta boa fluidez, apesar de não impressionar no multitarefas, e está na lista dos que vão receber a nova interface HyperOS da Xiaomi.

Rivais

Comprar o Poco X6 ou investir em rival da Motorola ou Samsung?

O Galaxy M54 pode não ter uma tela tão avançada quanto a do Poco, mas ainda assim garante ótima experiência com alto brilho e cores vívidas. Ele só fica devendo som estéreo para competir na parte multimídia. Para compensar temos um sistema bem mais ágil no multitarefas e bateria que dura ainda mais. Ele também é um pouco melhor em câmeras, seja em fotos ou vídeos.

O Moto G84 também vem com ótima tela OLED e traz som até mais potente que o rival chinês, porém distorce um pouco quando no máximo. O da Motorola ganha em desempenho e bateria, mas acaba perdendo em câmeras em alguns cenários, especialmente na nitidez das fotos em locais mais escuros. Além disso, a filmadora fica limitada a Full HD.

Pontos fortes e fracos

Pontos fortes:

  • Tela acima da categoria
  • Som estéreo de qualidade
  • Roda bem jogos
  • Bateria dura bem
  • Recarga rápida

Pontos fracos:

  • Desempenho abaixo do antecessor
  • Software peca em otimização
  • Câmeras inferiores aos concorrentes
Avaliação final do Tudocelular
Custo - benefício

Custo-benefício não é dos melhores no modelo nacional, mas pode ser uma boa importar

Embalagem e características

Embalagem traz carregador potente e capinha de silicone

Comodidade

É um celular grande, mas as laterais de plástico fosco ajudam na pegada

Facilidade de uso

É a mesma MUIU de sempre com muitos recursos e atualização garantida para o HyperOS

Multimídia

Tela tem ótimo brilho e cores; som estéreo alcança boa potência e qualidade

Votação Geral

O Poco X6 é um celular bacana, mas peca em alguns pontos até mesmo para seu antecessor

Video

Onde Comprar

As melhoras ofertas para o Poco X6