» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!
Aviso de preço Inscreva-se para saber
quando este aparelho
estiver disponível.

Nubia Red Magic 9 Pro

Review
Custo - benefício
Embalagem e características
Comodidade
Facilidade de uso
Multimídia
Votação Geral

O Red Magic 9 Pro chegou ao mercado brasileiro recentemente com a proposta de entregar a melhor experiência gamer. Temos um aparelho com design único, especificações avançadas e muita bateria para aguentar um dia inteiro de jogatina. Será que a novidade realmente empolga e vai conquistar os jogadores brasileiros? Vamos conferir.

Acessórios

O Nubia Red Magic 9 Pro vem em caixa grande prateada e traz os seguintes acessórios:

  • Carregador de 80W
  • Cabo USB na cor vermelha
  • Capinha transparente de silicone
  • Guia do usuário
  • Chavinha para gaveta do SIM Card
Design e conectividade

O design do Red Magic 9 Pro traz elementos característicos que normalmente vemos em celulares voltados para jogos. Um dos seus diferenciais perante modelos tradicionais do mercado é que não temos um bloco saltado para câmeras e nem mesmo os sensores se destacam na traseira. Há apenas uma placa reta de vidro em três padrões de cores diferentes.

Esse que testamos é chamado de Cyclone e exibe algumas partes transparentes onde é possível ver os parafusos e detalhes do projeto. Há pequenos grafismos estampados na cor dourada que causam um bom contraste com o grande bloco em preto sólido. Temos também a opção Snowfall que exibe os mesmos elementos, porém em cor prata com detalhes em preto.

Por fim, há o modelo mais simples da linha, chamado de Sleet, que vem com corpo todo na cor preta e tem menos elementos chamativos que os demais. O que muda entre as cores é a quantidade de memória, sendo menor nesta opção de cor mais discreta.

O conjunto fotográfico tem visual minimalista com os sensores organizados verticalmente em uma estreita faixa cromada. O que fica na parte inferior é, na verdade, o cooler com LED integrado e há até uma seta que aponta para a pequena ventoinha com a menção de que ali está o sistema de refrigeração do aparelho. A terceira câmera vem localizada logo abaixo do flash duplo.

Foi necessário aumentar a espessura do aparelho para deixar a traseira alinhada com as câmeras e com isso temos um celular mais gordinho que os mais avançados de outras marcas, mas em troca há uma generosa bateria. Pelo menos o peso não vai muito além do que temos no segmento, mesmo com seu corpo robusto com laterais de metal.

Assim como visto em outros celulares do tipo gamer, o Red Magic 9 Pro também vem com gatilhos nas extremidades da lateral direita. São dois botões sensíveis ao toque que podem ser configurados nos jogos para servir de atalhos para mirar e atirar, assim como servir para outros propósitos.

Mais ao centro temos um botão circular para ligar e desligar o aparelho, enquanto logo abaixo temos uma pequena chave na cor vermelha que serve para acionar o Gaming Space Center, a interface que reúne todos os seus jogos e configurações para uma jogatina otimizada. Também há uma saída de ar que fica na altura do pequeno cooler e cruza até o lado oposto do aparelho.

No topo do Red Magic encontramos a entrada padrão para fones de ouvido, um dos alto-falantes e um emissor infravermelho. Na parte inferior temos a segunda saída de som e a gaveta para o SIM Card, mas sem suporte para microSD. O leitor biométrico vem incorporado à tela em boa posição e reconhece rapidamente a digital.

A frente do aparelho exibe uma grande tela com bordas finas e nada de furo para a câmera de selfies, já que o sensor vem escondido por baixo do display. Em conectividade temos suporte a 5G, Wi-Fi de sétima geração, Bluetooth 5.3 e NFC.

Tela e som

O Red Magic 9 Pro possui uma grande tela de 6,8 polegadas com resolução Full HD+ e taxa de atualização de 120 Hz. Esse ponto pode ser um pouco decepcionante para alguns, já que outros celulares do gênero chegam a oferecer painel de até 165 Hz para fluidez superior em games competitivos.

Para compensar temos um sensor de toque que responde a 960 Hz, o que reduz a latência e gera toques mais responsivos para ter vantagem em jogos. O painel possui baixa oscilação de brilho para uso confortável em locais mais escuros, enquanto o brilho máximo é alto para boa visibilidade fora de casa.

Ficou faltando suporte a alguma tecnologia avançada de HDR como Dolby Vision ou mesmo HDR10+, que estão normalmente presentes em celulares avançados e até mesmo em alguns intermediários. A taxa de atualização vem por padrão no modo automático e permite travar em três velocidades: 60, 90 ou 120 Hz.

A parte sonora é ainda melhor com seus dois alto-falantes que entregam som superior e mais potente que a média. A qualidade do som também vai além do que temos em muitos aparelhos com graves mais intensos, agudos bem definidos e vocais claros. Isso faz com que o Red Magic 9 Pro não seja bom apenas para jogos, mas também para curtir filmes e músicas.

Desempenho

O Red Magic 9 Pro traz o todo poderoso Snapdragon 8 Gen 3, o hardware mais avançado da Qualcomm e que estará presente em diversos celulares topo de linha em 2024. Esse modelo que testamos vem com 16 GB de RAM e 512 GB de armazenamento, mas também encontrará uma versão mais simples com 12 e 256 GB, respectivamente.

O que esperar do desempenho com um hardware tão avançado? Ele não chega a ser o mais rápido do segmento, pelo menos em nosso teste focado no multitarefas esperávamos mais do Red Magic 9 Pro. Mesmo com 16 GB de RAM ainda é possível ver o aparelho recarregar alguns apps abertos em segundo plano.


Se você se importa mais com números de benchmarks, então ficará feliz com as pontuações alcançadas pelo Snapdragon 8 Gen 3. No AnTuTu é possível passar facilmente a barreira dos 2 milhões de pontos. E nos jogos? Call of Duty e PUBG rodam na qualidade máxima com todos os extras ativados de forma suave.

O grande destaque na parte de jogos fica para a interface Game Space. É basicamente um menu que sobrepõe a tela do jogo e traz várias informações como uso de CPU, GPU, temperatura, etc. Também temos atalhos para desativar notificações, fazer uma captura ou mesmo iniciar uma gravação.

O software da Red Magic vem com todo o suporte para fazer streaming dos seus jogos, o que é uma boa para criadores de conteúdo. É possível escolher a qualidade da transmissão, se a captura do áudio será apenas do jogo ou também do microfone, além de permitir mostrar informações do hardware na tela e até os comandos dados.

Por fim, há o X Gravity, que completa toda essa suíte com a possibilidade de mapear periféricos para usar os comandos nativos dos jogos. Você pode configurar um teclado, mouse ou mesmo gamepad sem ter que precisar de suporte do game para isso. Sem falar também dos gatilhos que são mapeáveis e um dos melhores extras do aparelho.

Bateria

O Red Magic 9 Pro vem com uma generosa bateria de 6.500 mAh e mesmo com seu hardware potente e sua tela grande, ficamos impressionados com a autonomia. Ele não apenas foi muito bem em nosso teste, como é o atual campeão no ranking do TudoCelular, ficando acima de qualquer outro celular que testamos até hoje.


Com uma única carga é possível usar o aparelho por 42 horas, isso em uso moderado com um pouco de jogos. Mesmo que você jogue bastante ainda será capaz de passar o dia todo longe de tomadas. O sistema de refrigeração garante que o celular permaneça frio mesmo ao jogar por várias horas sem parar. O cooler faz bem o seu trabalho e de forma silenciosa.


Ele traz um potente carregador de 80W na caixa que demora pouco mais de 40 minutos para encher totalmente a bateria. Com apenas 15 minutos na tomada já terá 40% recuperado, o que é ótimo para quem joga muito e assim não terá que esperar muito tempo para continuar sua jogatina.

Câmeras

O conjunto fotográfico é formado por câmera principal de 50 MP que vem com sensor ISOCELL GN5 da Samsung e traz estabilização óptica integrada. A secundária também vem com sensor de 50 MP da Samsung, porém aqui temos o JN1 com menor abertura focal e mais limitado para fotos noturnas. Por fim, há uma simples câmera macro com resolução de 2 MP com foco fixo.

Como você já deve estar cansado de saber: câmeras nunca são o forte de celulares gamer e este é o caso do Red Magic 9 Pro. Em dias ensolarados ou locais com iluminação ideal até terá boas fotos, apesar do software pecar na otimização do contraste e a faixa dinâmica ser mais limitada do que a média.

Principal | Ultra-wide



Usar o zoom só piora a situação, já que o software não usa qualquer técnica de ampliação e temos fotos com nitidez inferior e contraste ainda mais limitado. A ultra-wide registra fotos com a mesma qualidade da principal, apesar de resultar em imagens ainda mais escuras por conta da abertura focal inferior. Pelo menos ela não sofre com excesso de ruídos à noite.

Zoom


A macro é tão limitada que chega a ser dispensável. O desfoque de cenários é feito via software e apresenta bons resultados, apesar de às vezes desfocar a pessoa ao invés do cenário. O Red Magic 9 Pro vem com modo Pro completo que oferece diversos ajustes manuais e pode resultar em melhores fotos do que temos no modo automático.

Macro


As fotos noturnas não chegam a competir com os mais avançados de outras marcas e ficam na média de muitos intermediários. Há modo noturno, mas esse nem sempre faz diferença no resultado final e às vezes pode até distorcer um pouco as cores. O grande problema fica mesmo ao usar o flash que deixa as bordas das fotos com luz estourada e até manchadas.

Noturno



A câmera frontal vem por baixo da tela e traz a segunda geração da tecnologia que consegue esconder melhor o sensor de 16 MP. A fabricante alega que várias melhorias foram feitas para reduzir a interferência na qualidade das selfies e agora temos imagens mais claras e nítidas.

Selfies


Claro que isso tudo é na teoria, já que na prática ainda temos imagens distorcidas e com baixa nitidez. As selfies saem bastante suavizadas e dificulta até hora de fazer uma edição mais caprichada.

A filmadora grava no máximo em 8K a 30 fps com a traseira, porém fica limitada à resolução Full HD com a frontal. Na resolução máxima temos estabilização menos eficiente, sendo recomendado filmar em 4K para se livrar dos tremidos. O foco é ágil, enquanto a captura de som estéreo está abaixo da média. A frontal sofre bastante à noite com vídeos muito escuros.

Software

O Red Magic 9 Pro vem com Android 14 de fábrica e a interface padrão da empresa com tema escuro. As animações são ágeis e o sistema flui bem, mas fica devendo na parte de tradução para o nosso idioma. Ainda é comum ver itens em português de Portugal ou mesmo textos mal traduzidos.

A interface vem com alguns extras como a barra lateral para acessar rapidamente os seus apps favoritos e também a possibilidade de customizar o tema padrão. É possível configurar a velocidade do cooler, escolher a iluminação do LED e até ativar o modo turbo quando o celular está carregando para evitar o superaquecimento da bateria.

E como qualquer lançamento para 2024, o software da Nubia também vem recheado de recursos focados em IA que ajudam a ter melhor desempenho nos jogos, gerenciam recursos que são executados em segundo plano para otimizar bateria e também aprimoram a usabilidade de assistentes de voz.

Há o Always-on display com várias opções de customização, sendo possível escolher GIFs ou mesmos vídeos; claro que isso vai drenar mais bateria. Você pode escolher o efeito e cor da iluminação do LED na traseira, como também o som do cooler quando ativado. E por falar em áudio, é possível até configurar um nível de volume diferente para cada app. Assim, você pode curtir suas músicas enquanto joga sem atrapalhar o áudio do jogo.

Rivais

O principal rival do Red Magic 9 Pro no Brasil é o ROG Phone da Asus. O último que testamos foi o 7 Ultimate do ano passado que vem com Snapdragon 8 Gen 2, mas foi mais rápido em nosso teste de velocidade. O celular gamer da Nubia se destaca em bateria e tempo de recarga, enquanto perde em tela, som e câmeras para o da Asus. Em jogos os dois mandam bem e cada tem seus diferenciais para aprimorar a jogatina.

Vale a pena investir em celular gamer ou o Galaxy S23 Ultra dá conta do recado na hora de jogar? O modelo da Samsung tem design retangular como o da Nubia, mas vem com bordas curvas e S Pen para adicionar alguns extras. Por mais que ambos possuam tela de 120 Hz, o Red Magic 9 Pro alcança melhor tempo de resposta. O da Samsung ganha em desempenho e câmeras, enquanto perde em bateria e tempo de recarga. O S23 Ultra roda bem qualquer jogo, mas o sistema de refrigeração mais avançado do Nubia garante fluidez estável por várias horas seguidas de jogatina.

Pontos fortes e fracos

Pontos fortes

  • Sistema de dissipação eficiente com cooler
  • Ótima experiência multimídia
  • Desempenho exemplar em jogos
  • Bateria superior a qualquer outro celular

Pontos fracos

  • Poderia ser mais ágil no multitarefas
  • Conjunto fotográfico limitado
  • Câmera sob a tela faz selfies ruins
  • Software precisa de ajustes na tradução
Avaliação final do Tudocelular
Custo - benefício

Seu custo-benefício é interessante, especialmente para quem não se importa tanto com câmeras

Embalagem e características

Embalagem traz potente carregador e capinha de silicone

Comodidade

O Red Magic 9 Pro é um grande bloco liso e escorregadio, mas vem com capinha na caixa

Facilidade de uso

Sistema da Nubia flui bem, mas peca na tradução para nosso idioma

Multimídia

Tela tem bom nível de brilho, apesar de ficar devendo HDR10+ e Dolby Vision; parte sonora empolga com som potente e de qualidade

Votação Geral

Red Magic 9 Pro é um ótimo celular gamer, mas fica devendo em câmeras

Video

Onde Comprar

As melhoras ofertas para o Nubia Red Magic 9 Pro

Aviso de preço
Deixe-nos o seu e-mail e iremos notificá-lo quando este produto estará disponível online