» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!
Aviso de preço Inscreva-se para saber
quando este aparelho
estiver disponível.

Nokia G60

Review
Custo - benefício
Embalagem e características
Comodidade
Facilidade de uso
Multimídia
Votação Geral

O Nokia G60 foi lançado no Brasil em maio de 2023 juntamente com o basicão 105 e o tablet T10. A novidade chega para brigar justamente no segmento mais acirrado onde temos diversas opções que tentam conquistar o público pelo bom custo-benefício. Será que o Nokia G60 é uma boa opção de compra? Vamos conferir.

Acessórios

O Nokia G60 vem em caixa branca feita de papel reciclado com os seguintes acessórios:

  • Carregador de 20W de potência
  • Cabo USB no padrão C
  • Guia de uso
  • Chave da gaveta do SIM card
  • Fone de ouvido
Design e conectividade

A Nokia vem promovendo o G60 como o seu celular mais sustentável. A traseira do aparelho é feita de plástico 100% reciclado e apresenta pequenos pontilhados que nos faz lembrar de embalagens que realmente usam material reaproveitado. Ele só está disponível na cor preta no mercado nacional.

As laterais também são de plástico reciclado, mas aqui apenas 60% de sua composição é proveniente de material reaproveitado. Além disso, a empresa alega que isso não impactou a qualidade do produto e temos um celular com a mesma durabilidade que sempre fez a fama da marca de celulares resistentes.

E por falar em resistência, a Nokia incluiu certificação IP52 em seu novo intermediário. Isso garante proteção contra poeira e respingos, o que ajuda o G60 a sobreviver a uma leve chuva.

O design é todo plano, seja na traseira ou nas laterais. O bloco de câmeras tem design tradicional, sendo um pouco saltado. Há três câmeras alinhadas horizontalmente, além de um flash em LED duplo com menções à resolução da câmera principal e também da inteligência artificial presente no software.

O leitor biométrico fica na lateral direita integrado ao botão de energia. Ele é maior do que vemos em outros aparelhos e apresenta desempenho ágil no desbloqueio ao apenas encostar o dedo no sensor. Do lado oposto há uma gaveta híbrida que permite expandir o armazenamento ou usar dois chips.

A parte frontal apresenta visual datado com entalhe em formato de gota e borda inferior mais larga do que se espera para um intermediário recente. Para os que ainda usam fones de ouvido com fio, há conector na parte inferior do aparelho. A Nokia até manda o acessório na caixa, algo que está cada vez mais raro de se ver.

O Nokia G60 é um celular 5G. Ele também tem suporte a Wi-Fi de sexta geração, Bluetooth 5.1 e NFC. Se você ainda usa rádio FM para ouvir músicas, saiba que esse intermediário traz o recurso nativo.

Tela e som

A sua tela conta com 6,58 polegadas e tem resolução Full HD+ com painel IPS LCD de 120 Hz. A taxa de atualização vem por padrão no modo automático e alterna para 60 Hz em conteúdo estático e vídeos, subindo para a velocidade máxima ao navegar ou jogar. É possível travar a tela o tempo todo em 60 Hz se você se importa mais com bateria do que fluidez.

O nível máximo do brilho não é dos melhores e está abaixo de outros da categoria, especialmente de modelos com tela OLED. Pelo menos o contraste e o ângulo de visão são bons, assim como as cores exibidas que são vibrantes sem exagero na saturação. Por padrão, o branco tem tom azulado, mas é possível alternar a temperatura das cores nas configurações.

A parte sonora também não empolga. Enquanto a Xiaomi, Motorola e até mesmo alguns intermediários da Samsung vêm com som estéreo, no Nokia G60 temos apenas uma saída de som na parte inferior que limita a experiência multimídia a áudio mono.

A qualidade sonora também poderia ser melhor. O G60 foca bastante nos agudos e graves, deixando o som abafado que esconde os médios. Isso atrapalha especialmente ao ouvir músicas onde perdemos os detalhes dos vocais. Além disso, a potência está abaixo da média. Pelo menos temos fone de ouvido na caixa para contornar essas limitações.

Desempenho

O hardware fica por conta do Snapdragon 695 com 6 GB de RAM e 128 GB de armazenamento. Essa plataforma da Qualcomm já foi usada bastante em intermediários chineses e também da Motorola.


A boa notícia é que o software bem ajustado e leve da Nokia ajudou o G60 a superar intermediários de outras marcas em nosso teste de velocidade. Ele consegue segurar uma grande quantidade de apps abertos ao mesmo tempo. Em benchmarks temos pontuações um pouco abaixo do Dimensity 930 com média de 330 mil pontos no AnTuTu.

E nos jogos? Testamos Call of Duty na qualidade gráfica Muito Alta com tudo ativado e não tivemos problema de engasgos. No PUBG é possível jogar em HD no Alto com demais recursos habilitados.

Bateria

A bateria de 4.500 mAh está abaixo do padrão atualmente em intermediários. Isso faz com que o Nokia G60 não empolgue em autonomia e resistiu apenas 22 horas em nosso teste padronizado. Claro, esse resultado está longe de ser ruim e será possível passar o dia todo fora de casa sem se preocupar com carregador.


Quando comparamos com rivais como o Redmi Note 12 Pro que alcançou quase 10 horas a mais em nosso teste, realmente deixa claro que a Nokia poderia ter incluído uma bateria maior no G60.


Outro ponto que também poderia ser melhor é o tempo de recarga. A bateria não é tão grande, mas ainda é preciso esperar quase 2 horas para ter 100% por causa do carregador de apenas 20W. Com apenas 15 minutos de carga terá pouco mais de 20%, que chega a 40% em meia hora na tomada.

Câmeras

O conjunto fotográfico é formado por câmera de 50 MP com abertura focal f/1.8, ultra-wide de 5 MP com focal f/2.2 e uma simples para desfoque de cenários com resolução de 2 MP.

O software da câmera vem cheio de truques por parte da Nokia. Há o Capture Fusion que a empresa alega melhorar a qualidade das fotos capturadas com a ultra-wide; o Dark Vision para melhor desempenho noturno; e o modo retrato otimizado por inteligência artificial para selfies mais ricas em detalhes mesmo à noite.

O Nokia G60 não se destaca no segmento com sua qualidade fotográfica. Ele é até capaz de registrar boas imagens com boas cores, contraste e faixa dinâmica. As fotos apresentam alta saturação que normalmente tendem a agradar os brasileiros e não sofre ao registrar fotos no fim de tarde.

Principal | Ultra-wide



A ultra-wide apresenta nitidez inferior por conta do sensor de menor resolução e não carrega o mesmo bom contraste da principal. Ainda assim, é possível fazer boas fotos em locais bem iluminados. À noite a qualidade cai drasticamente, por mais que a Nokia tenha incluído alguns truques de software para essa câmera.

Noturno



O desempenho fotográfico à noite é apenas decente e está abaixo da média dos outros intermediários. A principal apresenta fotos escuras mesmo ao fotografar próximo de uma boa fonte de luz. Ao usar o zoom temos imagens com muitos ruídos e cores desbotadas, enquanto o desfoque só piora tudo reduzindo drasticamente a qualidade das texturas.

Desfoque



Aliás, mesmo durante o dia vemos que o modo retrato peca por sacrificar o HDR e escurecer as fotos. O zoom é puramente digital e não possui nenhum recurso especial de aproximação sem grande perda de detalhes. As macros também possuem limitação ao ter que usar a principal, já que a ultra-wide não possui foco ajustável.

Zoom



Macro


Na parte frontal há uma câmera de 8 MP com abertura focal f/2.0. Apesar da resolução estar abaixo do que vemos em intermediários, a qualidade fotográfica não decepciona. O Nokia G60 é capaz de fazer boas selfies com cores vívidas e saturadas. As fotos noturnas ficam um pouco escuras, especialmente ao usar o modo retrato. Ainda assim não chegam a ser ruins, desde que tente ficar próximo a uma fonte de luz.

Selfies



A filmadora grava em Full HD com a traseira e frontal. A qualidade dos vídeos é inferior ao que temos nas fotos e ficam bastante escuros à noite. Não há estabilização avançada para lidar com os tremidos e o foco é mais lento que outros da categoria. A captura de som é estéreo e tem qualidade apenas decente. O Nokia G60 permite filmar com a traseira e frontal ao mesmo tempo, mas corta a resolução.

Software

O G60 foi lançado com Android 12 com a promessa de três anos de atualizações do sistema, incluindo patches mensais de segurança. A Nokia já liberou a versão 13 do robozinho para seu aparelho e no momento em que testamos ele até estava com pacote de segurança recente.

Isso garante que você terá o Android 15 futuramente e não ficará com celular defasado e desprotegido como é comum em modelos chineses ou até mesmo da Motorola. O sistema da Nokia é bastante limpo e próximo do Android padrão e apresenta ótima fluidez e tempo de resposta nos comandos.

Ele não vem recheado de recursos e temos apenas o que é encontrado por padrão no Android, sendo ainda mais simples que a interface MyUX da Motorola. O interessante é que ele se mostra um celular mais ágil que outros com Snapdragon 695 com 6 GB de RAM e isso é o que importa para muitos consumidores.

Rivais

Vale a pena comprar o Nokia G60 ou temos melhores intermediários 5G na mesma faixa de preço?

O Galaxy A34 é uma melhor opção por parte da Samsung. Temos tela com brilho superior e melhor qualidade no geral, além de som estéreo mais potente. Ele perde em desempenho, mas ganha em bateria e câmeras. Há também certificação IP67 para resistência superior à água.

O Moto G73 é outra boa alternativa que perde em desempenho, mas supera o Nokia G60 nos demais aspectos como bateria, experiência multimídia, software e câmeras. Até mesmo o tempo de recarga é mais ágil no intermediário da Motorola.

Pontos fortes e fracos

Pontos fortes

  • Sustentabilidade com plástico reciclado
  • Desempenho ágil
  • Software flui bem
  • Três anos de atualizações

Pontos fracos

  • Brilho fraco da tela
  • Som mono de baixa potência
  • Recarga lenta
  • Câmeras fracas para o segmento
Avaliação final do Tudocelular
Custo - benefício

Seu custo-benefício não é dos melhores e há opções mais interessantes na mesma faixa de preço

Embalagem e características

Embalagem traz fone de ouvido e carregador de 20W de potência

Comodidade

É um celular confortável de segurar e a textura na traseira ajuda na pegada

Facilidade de uso

Android praticamente puro sem firulas e simples de usar com ótimo desempenho

Multimídia

Tela tem brilho baixo para a categoria e o som mono decepciona em potência e qualidade

Votação Geral

O Nokia G60 é um celular decente que acerta em desempenho, mas poderia ser um pouco melhor no restante do conjunto

Video

Onde Comprar

As melhoras ofertas para o Nokia G60

Aviso de preço
Deixe-nos o seu e-mail e iremos notificá-lo quando este produto estará disponível online