» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!
1.852

Motorola Edge 40 Neo

Review
Custo - benefício
Embalagem e características
Comodidade
Facilidade de uso
Multimídia
Votação Geral

O Edge 40 Neo é o modelo acessível da linha mais avançada da Motorola. Nesta geração temos um celular que traz muito em comum com o modelo superior, o que pode indicar ter um custo-benefício mais interessante. Claro que para saber se o Edge 40 Neo realmente vale a pena, o TudoCelular vai analisar tudo o que ele tem a oferecer para saber seus prós e contras.

Acessórios

O Moto Edge 40 Neo vem em caixa clara feita de papel reciclado. Você encontra os seguintes acessórios:

  • Carregador com 68W de potência
  • Cabo USB no padrão C
  • Guia do usuário
  • Chavinha da gaveta do cartão SIM
Design e conectividade

O design segue o padrão da linha Edge, seja para o acabamento traseiro que imita couro que vem com cores diferenciadas em parceria com a Pantone ou o clássico bloco saltado com visual quadrado e aparência metálica nos três tons de cores disponíveis para o Edge 40 Neo: preto, azul e verde.

O Neo cresceu comparado ao antecessor e também ficou mais pesado por conta do incremento nas medidas e no tamanho da bateria. As cores claras com acabamento que imita couro escorregam menos que o plástico do modelo preto. Em todas temos laterais feitas em plástico fosco com pintura metálica.

A parte frontal agora traz leve curvatura para as bordas laterais, como temos no Edge 40. A moldura é relativamente fina com bom aproveitamento frontal e temos um furo no topo para abrigar a câmera de selfies. Há certificação IP68 para maior proteção nesta geração, sendo agora possível até mesmo mergulhar o celular em água por no máximo 30 minutos em até 1,5 metro de profundidade.

O sensor biométrico vem incorporado ao painel e fica em posição baixa próximo da borda inferior. Pode ser desconfortável de usar para alguns, mas ele responde bem e desbloqueia o celular com rapidez. Na parte inferior encontrará a gaveta com um único slot para chip, mas há suporte a e-SIM para uma linha adicional. E assim como antes, não há entrada padrão para fones de ouvido.

Em conectividade tivemos pequenos avanços comparado ao antecessor e agora temos Wi-Fi de sexta geração para navegar em alta velocidade com baixa latência e suporte a Bluetooth 5.3, além de NFC e conexão 5G.

Tela e som

A tela do Neo vem com as mesmas especificações do Edge 40, o que pode indicar que a Motorola tenha adotado o mesmo painel nos dois. Temos aqui uma tela de 6,55 polegadas do tipo pOLED com resolução Full HD+ e taxa de atualização de 144 Hz para fluidez superior ao antecessor com painel de 120 Hz.

Além disso, o display usado é do tipo 10-bit, sendo capaz de reproduzir mais de 1 bilhão de cores. O nível de brilho máximo é alto e fica a par dos outros da linha, o que garante boa visibilidade em locais com forte iluminação. Também há suporte a HDR10+, mas ficou devendo Dolby Vision para total aproveitamento de serviços de streaming.

Há dois perfis de calibração de cores, com o padrão tendendo para imagem mais saturada. Mesmo no Natural não terá uma calibração perfeita, porém está mais próxima do ideal. O sensor de toque da tela possui taxa de 360 Hz para menor latência, enquanto o painel em si vai até 120 Hz no automático e você pode travar a tela em 60, 120 ou 144 Hz.

O alto-falante de chamadas atua como canal secundário para entregar som estéreo. A potência está maior nesta geração e temos áudio com alto volume e qualidade com bom equilíbrio entre graves, médios e agudos. O destaque aqui fica para os graves mais encorpados que os modelos intermediários da Motorola.

Desempenho

O Edge 40 Neo vem com o chip Dimensity 7030 da MediaTek formado por processador octa-core com dois núcleos da série A78 e mais seis da série A55. A GPU é a Mali-G610 com três núcleos gráficos, uma versão menos potente daquela encontrada nos Dimensity 7200 e 8100.


O modelo à venda no Brasil vem em única configuração com 8 GB de RAM e 256 GB de armazenamento. Ele foi bem em nosso teste de velocidade ao segurar os apps abertos em segundo plano, mas acabou ficando abaixo do antecessor, o que mostra que faltou um pouco de otimização de software por parte da Motorola.

Em benchmarks temos um pequeno salto entre gerações com o novo marcando 100 mil pontos extras no AnTuTu. E nos jogos? PUBG rodou na opção HDR com tudo no Ultra e Call of Duty na opção Alta com todos os extras ativados. Apesar do Edge 40 Neo ser um bom celular para jogos, ele acaba esquentando consideravelmente na área próxima das câmeras.

Bateria

Talvez a parte mais decepcionante fique para a autonomia de bateria. Por mais que o novo venha com maior capacidade, sendo 5.000 mAh contra 4.020 mAh do antigo, vimos uma duração menor nesta geração.


Em nosso teste padronizado tivemos 24 horas de uso moderado, o que é suficiente para ter uma boa experiência o dia todo sem se preocupar em ficar sem celular antes do final do dia. Apesar de ser uma boa marca, esperávamos ver algo próximo das 30 horas como temos em outros da Motorola com mesmo tamanho de bateria.


O Edge 40 Neo vem acompanhado de carregador de 68W que enche totalmente a bateria em pouco mais de 40 minutos e ajuda a amenizar a autonomia de bateria abaixo do esperado. Em uma carga rápida de 15 minutos já temos metade da bateria para usar e mais de 80% com meia hora na tomada.

Câmeras

O conjunto fotográfico é formado por duas câmeras. A principal traz sensor de 50 MP com estabilização do tipo óptica e a secundária é do tipo híbrida com lente ultra-wide, macro e profundidade em uma só.

Essa configuração é praticamente a mesma do Edge 40 com o mesmo sensor OmniVision, mas aqui vem com lente com menor abertura focal, o que tende a capturar fotos mais escuras à noite.

Principal | Ultra-wide



A câmera registra fotos em 12,5 MP por padrão ao comprimir quatro pixels em um. O resultado é bom no geral com fotos com cores vibrantes e poucos ruídos em locais bem iluminados. Apesar do contraste ser um pouco exagerado e matar os pequenos detalhes nas sombras, temos uma faixa dinâmica com HDR eficiente que não erra no bom balanço de luz e sombras com o sol de fundo.

É possível usar toda a resolução do sensor sem compressão, o que resulta em arquivos maiores. Há um pequeno ganho em nitidez, mas não acaba compensando por limitar o desempenho do HDR.

Padrão | 50 MP


O zoom é puramente digital e feito com imagem capturada em 50 MP. Mesmo ao usar o zoom em 2x há uma perda perceptível na nitidez que fica ainda pior quando se tenta fotografar algo muito distante. O modo macro faz boas capturadas graças ao foco automático da ultra-wide que dá boa flexibilidade.

Zoom


A ultra-wide faz capturas com cores similares às da câmera principal e perde apenas em nitidez por limitação do sensor inferior. Ainda é capaz de registrar boas fotos à noite, desde que não esteja em local muito escuro. Neste caso, é melhor usar a principal com o modo noturno ativado para ter melhores resultados.

Desfoque


Há três níveis de distância focal para o desfoque de fundo indo desde o padrão de 50mm até 24mm. Em cada um temos uma intensidade diferente para o efeito, assim como a nitidez da imagem no geral. Há poucos erros notáveis e não temos um aspecto artificial como em outros da Motorola.

Selfies



A câmera frontal também é a mesma do Edge 40 e vem com sensor de 32 MP com foco fixo. Aqui também há compressão em quatro por um para selfies de 8 MP. A qualidade é boa em nível de detalhes e cores. As fotos noturnas não apresentam grande perda e o modo retrato faz um bom desfoque.

A filmadora é capaz de gravar vídeos em 4K com a traseira e frontal. Os vídeos apresentam boa qualidade com cores vibrantes e poucos ruídos. A ultra-wide perde um pouco em contraste e saturação, além de sofrer para filmar em locais escuros. A estabilização é eficiente e o foco é ágil com a principal, enquanto a captura de som é de boa qualidade.

Software

O software vem modificado pela interface da Motorola por cima do Android 13. E assim como no Edge 40, o Neo também receberá duas atualizações do robozinho e três anos de updates de segurança.

Entre os recursos temos os mesmos vistos em outros aparelhos da marca como a Barra Lateral que permite agrupar seus apps mais usados para ter fácil acesso a eles de qualquer tela. Há os gestos para ligar a lanterna ao sacudir e abrir a câmera ao girar o aparelho, assim como escolher um atalho para quando tocar duas vezes na traseira.

O software tira proveito das bordas curvas do Edge 40 Neo e traz o recurso Edge Light que acende as laterais da tela para alertar sobre chamadas ou notificações recebidas quando o celular fica largado com a tela voltada para baixo. Há o Moto Secure para proteger seus dados e também o Moto Connect para transmitir o conteúdo do celular para uma TV.

Rivais

Sem dúvidas que o Edge 40 Neo é um celular bacana, mas ele é melhor que os rivais da Xiaomi e Samsung?

O Galaxy A54 também traz boa proteção contra água em corpo mais compacto que vem com tela menor de 120 Hz, mas que também entrega alto brilho e ótimas cores. O modelo coreano é mais lento no multitarefas, mas entrega maior autonomia de bateria. Em câmeras temos fotos e vídeos mais nítidos no Galaxy.

O Redmi Note 12 Pro pode ter uma resistência à água mais limitada, mas traz tela maior com suporte a Dolby Vision e também tem brilho forte, enquanto a parte sonora também agrada com som potente. O desempenho multitarefas decepciona por falta de otimização, mas em troca temos bateria que dura muito mais. Em câmeras, vemos uma pequena vitória para o Motorola, apesar do Redmi também mandar bem com modo noturno eficiente.

Pontos fortes e fracos

Pontos fortes

  • Design elegante
  • Tela de 144 Hz com brilho alto
  • Som estéreo de boa qualidade
  • Câmeras bacanas

Pontos fracos

  • Desempenho abaixo do antecessor
  • Bateria poderia durar mais
  • Câmera ultra-wide fraca para vídeos
Avaliação final do Tudocelular
Custo - benefício

Seu custo-benefício pode ser interessante quando estiver próximo dos R$ 2 mil

Embalagem e características

O Edge 40 Neo vem em embalagem ecológica com papel reciclado e traz apenas carregador de acessório

Comodidade

Há uma versão com traseira lisa escorregadia, mas demais possuem textura que imita couro que aprimora a pegada

Facilidade de uso

É o mesmo Android limpo com poucos recursos dos demais celulares da Motorola

Multimídia

Tela tem ótimo brilho e cores; som estéreo entrega boa potência e equilíbrio entre graves, médios e agudos

Votação Geral

O Edge 40 Neo é um bom intermediário, mas fica devendo em desempenho e bateria para o seu antecessor

Video

Onde Comprar

As melhoras ofertas para o Motorola Edge 40 Neo