» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!
4.199

Motorola Razr 40 Ultra

Review
Custo - benefício
Embalagem e características
Comodidade
Facilidade de uso
Multimídia
Votação Geral

O Razr 40 Ultra é o celular dobrável mais avançado da Motorola que estreou junho de 2023 no Brasil com preço de lançamento de R$ 8 mil. Ele chega como principal rival do Galaxy Z Flip 4, que agora em meados de 2023 já pode ser encontrado pela metade do preço. Será que vale a pena pagar isso tudo pelo dobrável da Motorola? Vamos conferir tudo o que ele tem a oferecer.

Acessórios

O Razr 40 Ultra vem em caixa escura com detalhes azul feita de papel reciclado. Você encontra os seguintes acessórios:

  • Carregador com 33W de potência
  • Cabo USB no padrão C
  • Guia do usuário
  • Chavinha da gaveta do cartão SIM
  • Capa de proteção
Design e conectividade

O novo Razr traz mudanças consideráveis no design comparado à geração anterior. A Motorola aprimorou o mecanismo de dobradiça, o que reduz o espaço entre as duas partes quando fechado, deixando o seu dobrável mais fino do que o Galaxy Z Flip 4. O vinco no meio da tela também ficou mais sutil e resolveu uma das maiores reclamações da linha.

Do lado de fora também tivemos mudanças com a tela externa crescendo drasticamente para ocupar quase toda a tampa do Razr 40 Ultra. A melhor parte é que não temos um display que serve apenas para alertas e notificações, mas há total integração com aplicativos como Netflix, Disney Plus, Spotify e os nativos do sistema.

O novo Razr chegou ao Brasil em duas opções de cores: além da tradicional em preto, também temos a Viva Magenta, sendo esta a cor do ano eleita pela Pantone e que também é uma das opções de cores que encontramos no Edge 40. O acabamento em ambos é feito de material suave ao toque que imita couro.

A parte superior onde temos a tela externa tem acabamento em vidro com proteção Gorilla Glass Victus. A moldura do aparelho é feita em alumínio de alta densidade e tem acabamento brilhante que segue a cor da traseira do celular. Ele é maior do que o Flip 4 quando aberto, mas quando fechados ficam quase do mesmo tamanho.

Outra diferença entre os dobráveis das duas marcas é que o Razr possui certificação IP52, o que garante resistência contra poeira e respingos. Já o Galaxy traz IPX8, e com isso possui resistência à água superior, podendo até ser submerso por no máximo 30 minutos em até 1,5 metro de profundidade.

O mecanismo da dobra apresenta alta resistência, o que deve garantir durabilidade por muitos anos. Ele é mais rígido que o de rival e pode dificultar um pouco a abertura com apenas uma mão. É possível abrir parcialmente o celular deixando o Razr 40 Ultra numa posição de até 120 graus para fazer selfies ou gravar vídeos com o aparelho apoiado em alguma superfície.

A parte interna ostenta bordas mais finas do que antes, assim como um pequeno furo para a câmera de selfies na parte superior. Do lado de fora temos três furos na tela externa, sendo dois para as câmeras e um para o flash em LED. O sensor biométrico vem incorporado ao botão de energia na metade superior do aparelho. Ele é do tipo sempre ativo que desbloqueia rapidamente o celular ao apenas encostar o dedo.

Em conectividade temos Wi-Fi de sexta geração, Bluetooth 5.3. NFC e 5G. A Motorola incluiu também carregamento wireless, porém a potência máxima é de apenas 5W e fica bem abaixo do Flip 4 com suporte máximo a 15W.

Tela e som

A tela interna é bastante esticada, ficando na proporção de 22:9 com resolução de 1080 x 2640 pixels. É um painel pOLED do tipo LTPO que possui ampla taxa de atualização que vai de apenas 1 Hz até 165 Hz. A Motorola alega que seu celular traz sensor de toque que responde a 360 Hz, o que reduz o tempo de resposta e ajuda em jogos competitivos.

O painel adotado é de 10-bit, garantindo uma reprodução ampla de cores de mais de 1 bilhão de tons diferentes. Há suporte a HDR10+ que aliado ao brilho forte da tela garantem ótima exibição para filmes e séries compatíveis nos serviços de streaming. A reprodução nativa de cores tende para tons frios e saturados, mas é possível mudar o perfil de calibração para ter cores mais próximas do ideal.

A tela externa tem formato mais quadrado com suas 3,6 polegadas e possui resolução de 1056 x 1066 pixels, o que, curiosamente, resulta na mesma densidade de pixels por polegada da tela maior e assim garante nitidez similar de imagem com ambos os displays.

A tela menor alcança quase o mesmo nível de brilho máximo, o que garante boa visibilidade fora de casa em dias ensolarados. Ela também é de 10-bit e conta com suporte a HDR10+ e tem taxa de atualização de 144 Hz com sensor de toque que responde a 360 Hz. Porém, por não ser do tipo LTPO, ela reduz a taxa de atualização para no mínimo 60 Hz em conteúdo estático.

O Razr 40 Ultra usa o alto-falante de chamadas como canal secundário. Aqui temos som estéreo com a mesma boa potência da geração anterior e um pouco superior ao rival da Samsung. Ele entrega bom equilíbrio entre agudos, médios e graves sem distorção quando o volume está no máximo. Há equalizador com Dolby Atmos e som espacial.

Desempenho

O Razr 40 Ultra vem equipado com o Snapdragon 8 Plus Gen 1, o hardware mais poderoso da Qualcomm de 2022. É uma pena que a Motorola não tenha escolhido o mais recente Snapdragon 8 Gen 2, isso faz com que o lançamento da marca tenha o mesmo processador do Galaxy Z Flip 4 que está há quase um ano no mercado.


Ele decepcionou em nosso teste de velocidade focado no multitarefas ao ficar abaixo do modelo coreano. A parte importante é que o top dobrável da Motorola entrega bom gerenciamento de RAM e consegue manter muitos apps abertos em segundo plano. Em benchmarks, temos números similares ao Galaxy com uma média de 650 mil pontos no AnTuTu.

O Razr manda bem em jogos, como já é esperado de um celular com hardware top de linha. Testamos Call of Duty e PUBG e foi possível ter ótima fluidez com tudo no máximo e detalhes extras ativados sem sofrer com aquecimento excessivo.

Bateria

A sua bateria de 3.800 mAh é levemente superior à do rival da Samsung e pode parecer pequena comparada a modelos tradicionais que normalmente possuem em média 5.000 mAh. Mas como o Razr 40 Ultra consegue usar essa pequena capacidade?


Ele nos surpreendeu em nosso teste de bateria focado em uso moderado com alguns jogos ao render quase 26 horas de autonomia. É quase 20% a mais do que conseguimos com o Galaxy Z Flip 4.


O carregador que vem na caixa entrega potência máxima de 33W e leva pouco mais de 1 hora para encher totalmente a bateria. Com uma carga rápida de 15 minutos temos 30% recuperados e mais da metade com meia hora.

Câmeras

O conjunto fotográfico do Razr 40 Ultra é formado por câmera principal de 12 MP com abertura focal f/1.5, o que deve ajudar em fotos noturnas ao permitir uma maior entrada de luz do que a maioria das câmeras do segmento. A secundária é uma câmera híbrida de ultra-wide com macro com resolução de 13 MP.

O desempenho fotográfico do novo Razr não chega a competir com modelos top de linha de outras marcas. No geral, ele registra boas fotos com muitos detalhes, boas cores e faixa dinâmica decente. O problema fica para o pós-processamento que exagera na nitidez e temos texturas com aspecto artificial, especialmente em locais com muita vegetação.

Principal | Ultra-wide



Fotos feitas em ambiente interno com luz natural apresentam imagens nítidas e saturadas com bom aspecto no geral. Não há um modo zoom especial por conta da baixa resolução do sensor, então ao usar o zoom padrão verá que há perda considerável na nitidez e fica no nível de celulares intermediários.

A câmera ultra-wide acompanha a principal e captura imagens com qualidade e cores similares. Como a abertura focal da lente é menor, ela tende a sofrer um pouco em fotos no fim de tarde ou em locais muito escuros. No entanto, quando há iluminação decente temos fotos com boas cores, contraste e nitidez.

Macro



A vantagem de ter uma câmera ultra-wide com foco automático é que você pode usá-la para capturar macros. Nesse ponto, o Razr 40 Ultra manda muito bem com imagens nítidas, ótimas cores e desfoque de fundo natural que dá um aspecto profissional às fotos. O modo retrato também faz um bom desfoque com o mínimo de erros ao usar o conjunto traseiro.

As fotos noturnas saem com boa claridade devido à grande abertura da lente. Temos imagens nítidas com boas cores e baixo ruído. O modo noturno também ajuda a ultra-wide a compensar a menor abertura de sua lente e consegue capturar bem detalhes distantes, apesar de apresentar muitos ruídos nas sombras.

Noturno



E então temos as selfies, que são o grande destaque no Razr 40 Ultra. A frontal é a mesma da geração anterior com resolução máxima de 32 MP e abertura focal f/2.4. Mas como estamos falando de um celular dobrável, você tem a flexibilidade de escolher qual câmera usar para registrar suas selfies. A interna que fica no topo da tela maior registra ótimas fotos em qualquer situação de luz.

O mesmo podemos dizer do conjunto externo que ainda dá opção de usar a ultra-wide para selfies mais amplas com várias pessoas. Em ambas as câmeras temos boa nitidez e cores, porém a câmera na parte interna acerta mais no tom de pele.

Selfies câmeras externas



Selfies câmera interna



A filmadora grava em 4K a 60 fps com a traseira e frontal, enquanto a ultra-wide até filma nesta resolução, porém fica limitada a 30 fps. A estabilização é eficiente e o foco é ágil. A captura de som é boa e não sofre muito com ruídos de vento. Há a possibilidade de filmar com desfoque de fundo, mas esse modo pesa um pouco e a fluidez do vídeo é reduzida.

A câmera frontal faz vídeos mais escuros à noite, mas você pode usar o conjunto traseiro para fazer um vídeo seu.

Software

O Razr vem com Android 13 modificado pela MyUX da Motorola. A empresa promete três atualizações do sistema, o que deve garantir que ele receba até o Android 16 algum dia.

O software vem com alguns recursos extras do que normalmente estamos acostumados a ver em celulares da marca e grande parte deles é dedicada ao display externo. É possível usar muitos dos apps nativos como calculadora ou Google Maps, além de passar o tempo com jogos que foram desenvolvidos especialmente para a tela pequena.

Os clássicos gestos estão presentes aqui para acionar rapidamente a câmera ao girar o celular ou ligar a lanterna ao sacudir o aparelho. O bom é que é possível fazer isso com o celular fechado e assim fazer uma selfie usando a tela externa sem precisar ter que ir até o aplicativo de câmera.

Há o modo Razr Retrô que abre uma interface que imita os antigos celulares da linha. Temos a Barra Lateral para adicionar atalhos dos apps favoritos e também o Ready For que permite transformar o celular em PC ao conectá-lo a um monitor ou TV.

Rivais

Vale a pena pagar mais caro no Razr 40 Ultra ou é melhor investir no Galaxy Z Flip 4? O modelo da Samsung possui resistência superior contra água, tem desempenho multitarefas mais ágil, software mais recheado de recursos com suporte a updates por mais anos, e também possui ótimas câmeras. O da Motorola tem tela externa maior e muito mais funcional e a bateria que dura mais. Mas apenas isso pode não justificar a grande diferença de preço.

Você acaba pagando mais caro apenas por ter um celular dobrável. O Edge 30 Ultra traz o mesmo Snapdragon 8 Plus Gen 1, mas entrega desempenho mais ágil, sua bateria dura mais e recarrega mais rápido. Ainda temos câmera de 200 MP que faz melhores fotos e tem muitos dos recursos vistos no Razr 40 Ultra, como o Ready For.

Pontos fortes e fracos

Pontos Fortes

  • Design refinado e elegante
  • Tela externa grande e útil
  • Boa autonomia de bateria
  • Flexível para ótimas selfies

Pontos Fracos

  • Hardware de geração passada
  • Desempenho abaixo do segmento
  • Preço muito acima da concorrência
Avaliação final do Tudocelular
Custo - benefício

Preço de lançamento é muito salgado e chega a custar o dobro do seu maior rival

Embalagem e características

Embalagem feita em papel reciclado traz carregador potente e capinha de proteção

Comodidade

É um celular compacto quando fechado e textura da traseira é agradável ao toque

Facilidade de uso

É o mesmo Android limpo da Motorola, mas traz alguns extras para aproveitar a tela externa

Multimídia

Tela tem ótimo brilho e cores; som estéreo entrega boa potência e equilíbrio entre graves, médios e agudos

Votação Geral

O Razr 40 Ultra é um celular bacana com design atrativo, mas pelo preço deveria ter melhor desempenho e câmeras

Video

Onde Comprar

As melhoras ofertas para o Motorola Razr 40 Ultra