» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!
Aviso de preço Inscreva-se para saber
quando este aparelho
estiver disponível.

HTC G1 Dream

Review
Custo - benefício
Embalagem e características
Comodidade
Facilidade de uso
Multimídia
Votação Geral
Introdução e Embalagem
Introdução

Até pouco tempo faz, quando escrevíamos de um produto fácil de usar, o referimento era sempre voltado para os produtos Nokia. Mas aqui, estamos testando um modelo com um user interface realmente simples. A mudança dessa vez foi realizada pelo produtor HTC, e assim, não falamos de Nokia mas sim de HTC.

HTC Android G1
HTC Android G1

A linguagem se modifica, não se fala de série N, mas sim de “série G”, aquela do Google Phone, da tecnologia Android. Se fala do sistema operativo aberto, de centenas de aplicações grátis, do “tudo para todos”. Na Itália, ainda não foi visto o G1, oficialmente falando, provavelmente, próprio por causa do fato do software ser grátis. Ainda bem que os nosso amigos de Mobile Style nos forneceu um aparelho de teste. Um modelo americano, mas que funciona muito bem aqui na Itália. Começamos a curiosar um pouco esse G1 na web e agora chegou a hora de testar esse novo produto da HTC, que se pode dizer, um produto fácil de ser usado.

Embalagem

A embalagem de carta não é grande coisa, mas possui acessórios interessantes. Além de, vir com o porta celular em neopreno, tem o fone de ouvido estéreo, o cabo de dados USB, os manuais de instruções e a bateria de 1100mAH.

HTC Android G1
HTC Android G1

Nada de entusiasmo exagerado: a autonomia do telefone chega ao máximo ao fim de um dia, nem pensar em alcançar o segundo, se é utilizado de modo constante. Tem funções muito válidas e também uma memória extra....
Primeiro contato – Funções e Material

Primeiro contato - função e material

O HTC Android G1 chega nas nossas mãos, através dos nossos amigos da Mobile Style. É um produto de form factor único. Podemos defini-lo como um slide-fone, se bem que, o deslize do teclado é feito no sentido horizontal e não vertical. Fazendo uma pressão na direção direita na parte da frente do aparelho, o teclado aparece, e já com a orientação landscape.

HTC Android G1
HTC Android G1

Esse modelo trabalha com um sistema dual UMTS-HSDPA e GSM quadri-banda, e apresenta uma conectividade excelente. Além do cabo de dados USB, tem o Bluetooth 2.0 e o wi-fi que é de grande eficiência e capaz de associar o aparelho em rede em poços instantes. Esteticamente é um modelo um pouco particular, que não nos deixa indiferente. O material escolhido para a montagem do G1 não é de ótima qualidade: um plástico pouco sólido, usado também no mecanismo de abertura do teclado, que além do mais, apresenta excesso de jogos.

HTC Android G1
HTC Android G1

A escolha nasce da exigência, e nesse caso provavelmente é diminuir o custo de fabricação, consequentemente das vendas. Esse modelo é um pouco curvo na parte trazeira, e se levanta quando comandado pelos únicos botões disponíveis quando o telefone é fechado e isso não é muito cômodo. Na parte da frente, tem um display que faz esquecer os defeitos de manuseio. Possui uma tela de 3.2polegadas, com resolução de 320x480 pixel, 260.000 cores e acima de tudo, uma tecnologia touchscreen perfeita, que o faz comparável ao iPhone em termos de sensibilidade e facilidade de uso.

HTC Android G1
HTC Android G1

Na parte traseira do aparelho, tem a câmera digital de 3.2 megapixel, a qual vem adicionado o auto-focus, porém falta o flash led e principalmente ótica credível para permitir imagens de alta qualidade. Podemos dizer que é uma escolha referente ao custo?
Primeiro contato - Dimensão e Teclado
Primeiro contato - dimensão e teclado

Como já falamos na página anterior, esse modelo não é exatamente o que podemos chamar de cômodo. Quem pode bem testemunha é o form factor, que transforma esse G1 num produto incomum e até mesmo feio, de qualquer maneira aqui estamos falando de gosto e gosto não se discute.

HTC Android G1
HTC Android G1

Foi uma escolha corajosa do HTC, em nos entregar um aparelho de dimensões normais (117.7 milímetros de altura, 55.7.de largura, 17.1 de profundidade) e com o peso de 158gr. O design passa em segundo lugar em relação ao teclado alargado.

HTC Android G1
HTC Android G1

De fato, o teclado já de início faz desaparecer as preocupações devidas ao form format bastante discutível. A QWERTY faz deslizar a tela para a direita de modo excelente: alungada, ampla, de fácil uso, resposta imediata aos comandos, eliminando assim a mínima possibilidade de atraso. Invés , quando a capa é fechada, podemos interagir com o G1 somente com o touchscreen, ou quase, visto que temos poucos botões à nossa disposição ( logon e fim das chamadas, menu, avante e home).

HTC Android G1
HTC Android G1

Um boa nota para o trackball no estilo Blackberry , que tem um modo incomparável de ir de uma função para outra.
O teste
O teste
O G1 que temos à nossa disposição é de proveniência americana, e por isso não apresente nenhuma brand de operadoras. O sistema operativo é a novidade mais interessante neste modelo, que é dotado de Android, software acionado pelo processador Qualcomm a 528 MHZ ( e é nisso que se reconhece o HTC).

HTC Android G1
HTC Android G1

Desde o início de sua existência, o Android foi pensado para crescer e ser um sistema operativo open source. Em poucas palavras, é um modo para compartilhar aplicações de modo gratuito, com o objetivo de criar não só uma alternativa aos dois grandes sistemas operativos para celular ( Symbian e Windows Mobile), mas também para ser um modo novo e livre de ter acesso à conectividade , funções e a um novo tipo de user experience.

HTC Android G1
HTC Android G1

É do ponto de vista da personalização, que o G1 oferece inúmeras possibilidades ao usuário final, compreendendo uma secção Market que atinge uma longa lista de aplicações e fornecendo oportunidades de criar um produto único, graças à gráfica da home screen. Temos a disposição três módulos virtuais, os quais o usuário pode escolher os conteúdos.

HTC Android G1
HTC Android G1

Widget, atalhos, aplicações e wallpaper serão itens escolhidos para serem adicionados aos 192mb de memória interna do telefone, com a consequência de haver três telas divididas ou por assuntos, ou por parte do dia ou por trabalho/ tempo livre. È grande as opções disponíveis ao usuário e é nesse ponto que o G1 é vencedor. Outra batalha conquistada é seguramente a do user interface, que apresenta uma facilidade de uso anormal para um sistema operativo que está dando os seus primeiros passos no mundo da telefonia.

HTC Android G1
HTC Android G1

E se pode dizer que Android è muito simples, básico na sua funcionalidade porém, não em relação as suas funções, que satisfazem alto grau de exigência.. Certamente, como acontece em todos os novos produstos, aparece sempre algum deferito, como por exemplo: a falta do note pad ou a impossibilidade de virar o vídeo, mas são ausências insignificantes em comparação às novidades do seu sistema operativo ( esperamos essas novidades, graças às demais aplicações, também na secção market ). As features aparecem em forma de grelha, organizadas por ítens, fácil de navegar, graças ao trackball e ao touchscreen, com o sistema que vai automaticamente na horizontal, quando se abre o teclado.

HTC Android G1
HTC Android G1

Como já repetimos anteriormente, o seu funcionamento é muito bom e não foi verificado nenhum atraso nas suas respostas. Uma observação negativa, è o fato que não se pode procurar uma informação quando o aparelho è fechado; podemos rolar os dedos na tela à procura dos contatos na lista, se pode obter rapidamente o primeiro número de cada letra, porém, sem poder inserir uma segunda letra no momento da pesquisa.Esse problema será superado, somente quando se abre o smartphone.
A parte telefônica é muito eficiênte, porque havendo um recebimento a cima da média, se consegue um audio excelente, mesmo se se constata alguma distorção em viva voz ou quando o volume è muito alto.

HTC Android G1
HTC Android G1

A composição das mensagens: mms, sms e e-mail é muito boa; e quando o aparelho é aberto, o amplo teclado facilita mais ainda o seu uso. Este G1 porém, apresenta um ponto fraco na sincronização. A caixa Gmail funciona em push e somente com Google poderemos sincronizar o aparelho. Não tem o Outlook nem outros sistemas operativos, somente o Google. Boas notícias da navegação web: o rendering das páginas ( mesmo se a página está muito carregada ) é excelente, o carregamento é super veloz e a visualização muito eficaz, graças ao seu amplo display.

HTC Android G1
HTC Android G1

O G1, possui também as funções de zoom in e zoom out nas suas páginas, e podem ser utilizadas enquanto se carrega e sem nenhuma diminuiçãoda velocidade. Em relação as aplicações, o referencial è a secção de Market, que completa o pacote fornido do produtor para esse G1. A multimídia é a mais prejudicada, com graves ausências em relação a qualidade ótica da câmera digital de 3.2 megapixel, com resultado de fotos de qualidade questionável, especialmente porque falta o flash led.

HTC Android G1
HTC Android G1

A função é satisfatória, mas aqui também insiste o problema de ótica. O leitor multimídia é de agrado, apesar de, ser disponível somente um auto-falante mono, mas o volume e qualidade da música são bons. A primiera experiência de Android com o G1 falha na autonomia da bateria, a qual o seu uso não supera um dia.

HTC Android G1
HTC Android G1

Realmente,começando a usar-lo as 8 da manhã, nem conseguimos chegar às 7 da noite.É uma boa idéia ter sempre ao alcance de mão o carregador de baterias, porém, esse fato não tira o seu valor, é um produto seguro e de qualidade.Agora, vamos esperar a chegada do G2 e assim avaliar o crescimento de Android e dos celulares que o utilizarão.
Avaliação final do Tudocelular
Custo - benefício

Estamos esperando a sua chegada no mercado, mas como já foi experimentado, sabemos que apesar de alguns empecilhos negativos é uma celular de boa qualidade. Uma das principais é a sua user interface excepcional e muito simples de usar, sem esquecer o seu sistema operativo aberto. Apesar de tudo, não podemos atribuir nenhum voto relacionado ao seu custo- benefício.

Embalagem e características

A embalagem standard é boa, fornece uma memória adicional do tipo MicroSD, a capa em neopreno, o cabo de dados USB, uma bateria de 1100mAh ( 1 dia de autonomia) e os fones de ouvido estéreo.

Comodidade

Melhor usar-lo que vê-lo, esteticamente é feio. Em termos de comodidade, o G1 vale, porque realiza o desejo da HTC de inserir tanto o teclado alargado quanto o touchscreen, com um form factor diverso dos demais. Apesar do plástico usado na montagem do aparelho não ser o máximo da qualidade, obtêm um resultado bem positivo.

Facilidade de uso

Quando se falava de sistema operativo user friendly a palavra de ordem era a Nokia, Nokia e somente Nokia. A partir de hoje, o G1 revoluciona de qualquer modo esse conceito, levando uma facilidade de uso extraordinária a esse primeiro produto do gênero e esperamos, seja só o primeiro de uma longa série. As possibilidades de personalização são enormes, tanto que cinco estrelas possam não ser suficientes...

Multimídia

Câmera digital de 3.2 megapixel com auto-focus, porém sem flash. Bom e eficiente leitor áudio, mas com um microfone mono. Em geral, a prioridade da HTC é a facilidade de uso e não a sua multimídia.

Votação Geral

Apesar de alguns bugs, provavelmente por ser uma aparelho jovem, o G1 nos agradou, e visto que é o primeiro exemplo de Android em um celular, pensamos que tem credenciais para o futuro. Claro que quando a montagem, a comodidade e principalmente a sua multimídia terão uma qualidade superior, o voto será mais alto. Então esperamos por essas mudanças no G2...

Onde Comprar

As melhoras ofertas para o HTC G1 Dream

Aviso de preço
Deixe-nos o seu e-mail e iremos notificá-lo quando este produto estará disponível online