» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!
3.059

Asus Zenfone 9

Review
Custo - benefício
Embalagem e características
Comodidade
Facilidade de uso
Multimídia
Votação Geral

Em um mercado lotado de celulares grandes, realmente fica difícil para aqueles que desejam um bom smartphone compacto. A Samsung ainda vem mantendo pelo menos um aparelho top de linha por ano para os que buscam algo menor, enquanto a Asus é outra que não pretende abandonar tal nicho tão cedo. O Zenfone 9 é a mais recente aposta da marca e traz corpo ainda mais compacto que o Zenfone 8 para bater de frente com o Galaxy S22. Será que o Zenfone 9 é uma boa compra? Vamos descobrir.

Acessórios

O Zenfone 9 vem em embalagem similar à do seu antecessor, mudando apenas a numeração na tampa. Além do celular, você recebe os seguintes acessórios:

  • Carregador de 30W de potência
  • Cabo USB no padrão C
  • Guia do usuário
  • Active Case
  • Película para tela
  • Chavinha da gaveta do SIM Card
Design e conectividade

A Asus fez mudanças radicais no corpo do Zenfone, seja no design ou na qualidade de construção. O novo modelo top de linha da marca traz traseira em plástico, deixando o vidro fosco de lado. O bloco de câmeras foi abandonado e agora temos dois aros gigantes separados para cada câmera.

O design do Zenfone 9 causa uma certa estranheza ao primeiro olhar. É verdade que os aros grandes ajudam a diferenciar o celular da Asus das demais opções do mercado, mas a câmera principal é mais saltada, enquanto outras marcas tendem a nivelar todas as câmeras por igual.

O aro ao redor das câmeras é feito de metal e segue com a mesma coloração da lateral do aparelho. No caso do modelo mais claro temos metal cinza, enquanto no Zenfone azul há o aro e as laterais na cor preta para dar mais contraste. A terceira cor é toda preta deixando o design mais sóbrio e harmônico.

As bordas traseiras estão menos curvas, assim como as laterais ficaram mais amplas como é a nova tendência do mercado. Ainda assim, o aparelho é confortável de segurar devido ao seu tamanho compacto. A Asus reduziu a moldura ao redor da tela para deixar o celular ligeiramente mais compacto sem ter que reduzir as polegadas do display.

O leitor biométrico fica localizado na lateral direita integrado ao botão de energia, que a Asus chama de Tecla Inteligente. Ele recebe este nome porque permite acionar comandos por gestos, como puxar a tela de notificações ao deslizar de cima para baixo neste botão. A posição mais central pode ser um incômodo para alguns, mas o sensor responde bem.

A Asus ainda investe na clássica conexão para fones de ouvido, que fica no topo perto de um dos microfones. Há outro mic na parte inferior, onde também é encontrada a entrada USB-C, o alto-falante principal e a gaveta para dois chips.

Na parte de conectividade temos Wi-Fi 6e, Bluetooth 5.2, NFC e 5G. Não há suporte a carregamento sem fio, mas o Zenfone 9 manteve a certificação IP68 do seu antecessor, o que garante boa resistência contra água.

Tela e som

Como estamos falando de um celular compacto, não espere por tela grande no Zenfone 9. O top da Asus traz 5,9 polegadas com resolução Full HD+ e taxa de atualização de 120 Hz. O painel consegue alternar entre três velocidades, reduzindo ao máximo até 60 Hz para economizar bateria, enquanto o sensor de toque responde a 240 Hz para aprimorar o tempo de resposta em jogos.

A tela adotada é fabricada pela Samsung e alcança brilho forte, apesar de não ficar a par dos modelos mais avançados da linha Galaxy. Há suporte a HDR10+ compatível com YouTube e Netflix. A calibração de cores é boa, apesar de não ser igual a de um iPhone. Há algumas opções de perfis para escolher, mas em nenhuma terá calibração perfeita.

O Zenfone 9 possui duas saídas de som e temos áudio potente com boa qualidade sonora. A Asus fez parceria com a empresa sueca Dirac para otimizar os alto-falantes do aparelho e ainda incluiu amplificador da Qualcomm para garantir que o som não distorça quando no máximo.

O resultado desta combinação é que temos um celular que reproduz mais graves que seus rivais, mas não chega a exagerar neste ponto como o ROG Phone. O Zenfone 9 traz ótimo equilíbrio entre graves, médios e agudos.

Desempenho

O Zenfone 9 traz a plataforma Snapdragon 8 Plus Gen 1 da Qualcomm e este que testamos vem com 16 GB de RAM. Ele também pode ser encontrado no mercado em opções com 6 e 8 GB de memória para aqueles que não usam tantos aplicativos ao mesmo tempo.

O novo top da Asus foi bem em nosso teste de velocidade e superou o seu antecessor no multitarefas. Aqui ele leva clara vantagem contra o seu principal rival, o Galaxy S22.


Para quem é fã de benchmarks ficará feliz com o desempenho do Zenfone 9. No AnTuTu marcamos mais de 960 mil pontos, o que faz dele o Android mais poderoso nesta ferramenta que testamos até hoje, ficando acima do Edge 30 Ultra e Xiaomi 12S Ultra que possuem o mesmo hardware.

O top da Asus se saiu bem em todos os jogos que testamos e consegue rodar PUBG e Call of Duty com tudo no máximo e entrega ótima fluidez sem sofrer com excesso de aquecimento. O sensor de toque com velocidade superior à de outros top de linha ajuda a reduzir a latência em games.

Bateria

É bom ver que a Asus ampliou a bateria do seu celular para tentar resolver o grande problema do Zenfone anterior que decepciona em autonomia. Agora temos 4.300 mAh para durar o dia todo, desde que você não exagere no uso. Tivemos um salto grande comparado ao antecessor e também supera com folga o Galaxy S22.


O carregador é o mesmo de 30W da geração anterior, mas é bom ver que o aumento de bateria não comprometeu o tempo de recarga e ainda é preciso esperar pouco mais de 1 hora para ter a bateria completamente cheia.


O carregamento acelerado recupera um terço da bateria com uma rápida carga de apenas 15 minutos e se você deixar o Zenfone 9 por 30 minutos na tomada terá mais da metade da bateria recuperada.

Câmeras

A Asus fez upgrade apenas na câmera principal do Zenfone 9, enquanto a ultra-wide e frontal seguem as mesmas presentes no Zenfone 8. O novo sensor adotado é o IMX 766 da Sony com resolução de 50 MP, conjunto de lentes com abertura focal f/1.9 e sistema de estabilização avançado de seis eixos, que a Asus promete ser mais eficiente que qualquer celular com estabilização óptica.

O Zenfone 9 não está entre os melhores em câmera, mas também não vai te decepcionar desde que você evite fotografar com luz de fundo. As fotos neste tipo de cenário saem mais escuras do que o esperado, devido à faixa dinâmica limitada. Em locais bem iluminados, terá imagens com boa nitidez e sem excesso de saturação.

Principal | Ultra-wide



A ultra-wide traz um sensor de 12 MP, o IMX 363 da Sony, com conjunto de lentes com abertura focal f/2.2, 113 graus de campo de visão e foco automático com tecnologia Dual Pixel, o que permite usar essa câmera para fazer macros, sendo possível chegar até 4 cm do que deseja fotografar.

Noturno



É bom ver que a câmera mais ampla não apresenta queda considerável de qualidade e até sofre menos com a perda de contraste em fotos com luz de fundo. O problema da ultra-wide fica para fotos noturnas que apresentam queda na nitidez e sofrem mais com ruídos. Ainda assim, está dentro do que é visto em muitos aparelhos do segmento.

Macro


Desfoque


O zoom é apenas digital e sofre bastante quando passa dos 2x. Já o modo macro consegue captar muitos detalhes de pequenos objetos e apresenta bons resultados no geral. O desfoque de fundo é apenas decente e fica abaixo do que vemos em celulares avançados de outras marcas.

Selfies



Na parte frontal do Zenfone 9 temos uma câmera de 12 MP com sensor IMX 663 da Sony e abertura focal f/2.5. Aqui também há foco automático com tecnologia Dual Pixel para garantir que você sairá nítido na foto independente da condição de luz. As selfies registradas pelo top da Asus são boas e o modo retrato é consistente.

A filmadora grava no máximo em 8K a 24 quadros por segundo. Esse é o padrão da maioria dos modelos avançados, como temos também na linha Galaxy S22. O sistema de estabilização elimina completamente os tremidos, mas acaba limitando a resolução a no máximo Full HD. O foco é bastante ágil e a captura de som é clara. A câmera frontal grava no máximo em 4K a 30 fps e sofre bastante em locais com pouca luz.

Software

O Zenfone 9 foi lançado com Android 12 e recentemente recebeu a atualização para a versão 13. A Asus prometeu dois updates para o seu top de linha, o que garante que ele receberá o Android 14 futuramente. Já em termos de pacotes de segurança, a empresa não lança mensalmente as correções, mas no momento em que testamos o Zenfone ele estava apenas um mês defasado.

A interface é bastante próxima do Android padrão e o sistema até permite escolher ter uma experiência mais básica ou usar os extras incorporados pela Asus. Além da Tecla Inteligente para atalhos rápidos, você também pode ativar um menu lateral estilo o Tela Edge da Samsung para ter seus apps favoritos sempre à mão.

Também é possível acessar funções específicas ao tocar duas vezes na traseira do aparelho enquanto a tela está ligada. Você pode configurar para que uma captura de tela seja realizada, ativar a lanterna ou mesmo abrir o Google Assistente.

Apesar do Zenfone 9 não ser um celular gamer como o ROG Phone, ele também traz o Game Genie que reúne algumas ferramentas importantes para aprimorar a jogatina. Também são exibidas informações sobre o uso do processador, GPU, temperatura do aparelho e taxa de fps nos jogos.

Rivais

O Zenfone 9 é uma melhor escolha do que o Galaxy S22? Depende. O top da Asus entrega melhor desempenho multitarefas, tem autonomia de bateria superior e sistema mais avançado de estabilização de imagem. Porém, o rival coreano registra melhores fotos, traz tela superior e tem melhor suporte a atualizações.

O top da Asus supera os da Motorola? O Edge 30 Pro traz tela com taxa de atualização superior, mas fica um pouco abaixo em som. O da Motorola vence em desempenho multitarefas, autonomia de bateria e tempo de recarga. Em câmeras, ele fica no mesmo patamar com cada um tendo suas vantagens.

Pontos fortes e fracos

Pontos fortes

  • Boa tela AMOLED com brilho forte
  • Som estéreo de qualidade
  • Desempenho acima de alguns rivais
  • Boa autonomia de bateria

Pontos fracos

  • Tempo de recarga poderia ser melhor
  • Câmeras abaixo da concorrência
Avaliação final do Tudocelular
Custo - benefício

Tem custo-benefício interessante se câmera não for algo crucial

Embalagem e características

Embalagem traz capinha de proteção, mas nada de fone de ouvido

Comodidade

É um celular compacto e pouco escorregadio, o que o torna ótimo para usar com apenas uma mão

Facilidade de uso

É a mesma Zen UI de outros recentes lançamentos, que está cada vez mais próxima do Android puro

Multimídia

Tela tem brilho forte e som estéreo entrega qualidade, apesar do volume não ser muito potente

Votação Geral

Para quem busca um celular compacto, ele é uma das melhores opções do mercado

Video

Onde Comprar

As melhoras ofertas para o Asus Zenfone 9