» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!
1.050

Redmi Note 12

Review
Custo - benefício
Embalagem e características
Comodidade
Facilidade de uso
Multimídia
Votação Geral

O TudoCelular já analisou o Redmi Note 12 em sua versão 4G, mas devido à crescente demanda por celulares com suporte a redes 5G, vamos agora avaliar a outra versão do celular da Xiaomi que vem preparado para a nova geração da internet móvel. Será que há muitas diferenças? Vamos conferir.

Acessórios

O Redmi Note 12 5G vem em caixa clara com a ilustração do aparelho na tampa. Além do celular, você recebe os seguintes acessórios:

  • Carregador com 33W de potência
  • Cabo USB no padrão C
  • Guia do usuário
  • Capa transparente de silicone
  • Chavinha da gaveta do SIM Card
Design e conectividade

O design do Redmi Note 12 5G é diferente da outra versão 4G que possui corpo totalmente plano de todos os lados. Neste temos algo mais próximo dos modelos superiores da linha com leve curvatura na traseira para uma pegada mais confortável.

A traseira é feita em plástico fosco que busca imitar vidro. Esse que testamos é chamado pela Xiaomi de Frosted Green, enquanto há outras opções em preto e azul. O acabamento passa uma sensação agradável ao toque e pelo menos nesta cor não vemos tantas marcas de dedo aparentes.

As laterais também são feitas em plástico e possuem acabamento fosco para deixar o celular menos escorregadio. O bloco de câmeras segue na mesma cor do restante do corpo e tem acabamento liso. Essa moldura não fica tão saltada da traseira e abriga três câmeras, com duas em destaque acompanhadas de uma menor próxima ao flash em LED.

A parte frontal tem bordas um pouco largas para os padrões atuais, especialmente a inferior com o dobro da espessura das demais. A câmera de selfies fica em um pequeno furo no topo em posição centralizada. O vidro frontal possui proteção Gorilla Glass 3 contra riscos e impactos, enquanto o Redmi Note 12 traz certificação IP53 para proteção contra respingos e poeira.

O leitor biométrico vem incorporado ao botão de energia na lateral direita. Ele não é dos mais rápidos e como o botão é um pouco estreito é preciso posicionar bem o dedo para que a leitura seja feita. Há conector padrão para fones de ouvido no topo, assim como emissor infravermelho, enquanto a gaveta é do tipo híbrida e permite expandir o armazenamento com cartão microSD.

Em conectividade temos Wi-Fi no padrão AC com suporte a redes de 5 GHz, Bluetooth 5.1 e 5G.

Tela e som

O Redmi Note 12 5G vem com o mesmo display da variante 4G. São 6,67 polegadas com resolução Full HD+ e taxa de atualização de 120 Hz. Por se tratar de uma tela AMOLED, temos ótimo nível de brilho, contraste e cores vibrantes. O ângulo de visão é amplo garantindo belas imagens de qualquer lado que olhar.

Não há suporte a HDR para tirar o máximo proveito da tela em serviços de streaming ou mesmo no YouTube. Isso não chega a ser uma surpresa considerando a faixa de preço e o ano de lançamento do aparelho. Pelo menos há boa calibração de cores por padrão com a possibilidade de customizar ao seu gosto.

O painel vem travado em 60 Hz por padrão para favorecer a bateria, mas você pode mudar para o modo automático que eleva a velocidade para 120 Hz se for necessário e assim obter uma experiência mais fluida.

Assim como a outra versão, aqui também temos apenas uma saída de som, o que limita a experiência multimídia com áudio mono. A potência é boa e fica a par do Redmi Note 12 4G, mas a qualidade sonora é igualmente decepcionante. Há um pouco de graves e agudos exagerados, enquanto os médios são praticamente inexistentes. Ou seja, até serve para ver vídeos, mas não é indicado para músicas.

Desempenho

O Redmi Note 12 5G vem equipado com Snapdragon 4 Gen 1. Não é um hardware que empolgava em seu lançamento e agora em 2024 já mostra sinais de cansaço. Isso aliado aos 4 GB temos um desempenho multitarefas lento que sofre para segurar os aplicativos abertos em segundo plano.


Ele até ficou abaixo da versão 4G em nosso teste de velocidade, enquanto em benchmarks temos números um pouco melhores. No AnTuTu é possível obter médias acima de 400 mil pontos.

Até que ele vai bem mesmo nos jogos mais exigentes. No PUBG é possível ter bom desempenho na opção HD com taxa de quadros no alto e demais recursos ativados. No Call of Duty será possível jogar na configuração Muito Alta com anti-aliasing ativo.

Bateria

A bateria traz 5.000 mAh de capacidade, mesmo tamanho que encontrará no modelo 4G. Porém, como temos um chipset mais eficiente, é normal esperar que haja algum ganho na autonomia.


Foi exatamente isso que vimos acontecer em nosso teste padronizado que simula uso moderado. Conseguimos uma média de 33 horas de duração; uma diferença de 5 horas comparado ao Redmi Note 12 4G.


O carregador de 33W demora 1 hora e 19 minutos para fazer a bateria ir de 0 a 100%. Com uma carga rápida de 15 minutos terá 22% recuperados e em média 45% com meia hora na tomada.

Câmeras

O conjunto fotográfico é um pouco diferente neste modelo, pelo menos no sensor principal. O Redmi Note 12 5G vem com câmera de 48 MP acompanhada de uma ultra-wide de 12 MP e outra de 2 MP dedicada para macros. A frontal é a mesma de 13 MP vista anteriormente.

As fotos registradas são decentes em situação de luz favorável. Mesmo em dias ensolarados ainda é possível ver um pouco de ruídos que ficam ainda mais evidentes quando se usa o zoom do Redmi. O zoom máximo resulta em fotos bastante granuladas, com textura de baixa qualidade e cores desbotadas.

Zoom


A faixa dinâmica é limitada e o HDR não ajuda a compensar o excesso de luz de fundo. Tente evitar fazer fotos no fim de tarde, se não quiser sair completamente obscurecido na imagem. Apesar disso, ainda temos bom nível de detalhes, cores naturais e nitidez na média do segmento.

Se a principal já não impressiona, a ultra-wide deixa ainda mais a desejar. Como temos um sensor mais limitado, era esperado ver uma nitidez inferior com esta câmera. O problema é que além disso, o software exagera no brilho para compensar a menor abertura focal da lente e distorce um pouco as cores e compromete o contraste.

Principal | Ultra-wide



A macro traz um sensor simples que é comum ver mesmo em intermediários premium. Como não há foco automático, você terá que ter calma na hora que chegar próximo do que deseja fotografar para não ter imagens borradas.

Macro



O desfoque feito via software é bom e faz a separação correta entre planos e não compromete o HDR. Mesmo ao usar o efeito à noite não terá imagens mais escuras ou com excesso de ruídos.

Desfoque



Assim como a versão 4G, este também não vai bem em locais com pouca luz. Há muita perda na nitidez e faixa dinâmica. Pelo menos as cores estão mais realistas e próximas do que vimos nas fotos diurnas. A ultra-wide sofre ainda mais à noite com cantos borrados e excesso de ruídos.

Noturno



A frontal faz boas selfies desde que você tenha iluminação ideal e não mexa seu braço na hora de capturar a foto. As selfies não apresentam muitos detalhes e as cores saem um pouco mais apagadas do que deveriam. Pelo menos o efeito retrato é agradável.

Selfies



A filmadora grava em Full HD com a traseira e frontal e vem com estabilização eletrônica sempre ativa. Os vídeos apresentam uma suavidade acima da média, mas há boas cores. Filmagens noturnas são quase dispensáveis, especialmente com a ultra-wide. O foco da câmera principal é ágil e a captura de som é estéreo com qualidade decente.

Software

O Redmi Note 12 5G está atualmente com Android 13 modificado pela MIUI 14. No momento em que testamos, ele tinha recebido o pacote de segurança de janeiro de 2024, mostrando que a Xiaomi ainda não abandonou alguns celulares mais antigos.

A interface desse modelo vem com alguns recursos a menos, como o equalizador mais simples. Porém, há toda a parte de customização com direito à lojinha da Xiaomi. O sistema rouba por padrão 2 GB do armazenamento para expandir a RAM. Você pode tomar até 3 GB de memória, mas não espere que isso deixe o celular mais rápido.

O sistema não é dos mais ágeis e vez ou outra presenciamos alguns engasgos. Há um pequeno atraso na resposta ao alternar entre apps, mas nada que comprometa a experiência.

Rivais

O Redmi Note 12 vale a pena ou tem rivais 5G mais interessantes da sua época?

O Galaxy A23 5G tem design mais datado com seu entalhe em formato de gota e vem com tela LCD de 120 Hz. Pelo menos compensa com desempenho mais ágil e melhores câmeras para fotos e vídeos. O Redmi acaba ganhando em bateria e tempo de recarga.

Vale mais a pena investir em alternativa mais recente? O Moto G54 traz tela menor e painel LCD de 120 Hz, mas há som estéreo com qualidade superior. Ele foi bem mais ágil em nosso teste multitarefas, enquanto a bateria dura muito menos e ainda demora mais para recarregar. Se câmera for mais importante, então vai preferir o da Motorola.

Pontos fortes e fracos

Pontos fortes

  • Tela de 120 Hz com brilho forte
  • Bateria dura muito
  • Rápido tempo de recarga
  • Bom para jogos

Pontos fracos

  • Som apenas mono e abaixo da média
  • Desempenho multitarefas fraco para o segmento
  • Câmeras limitadas em locais com pouca luz
Avaliação final do Tudocelular
Custo - benefício

O custo-benefício é inferior a rivais da Samsung e Motorola, mas é um celular com bons atrativos

Embalagem e características

Embalagem vem com capinha de silicone e carregador com boa potência

Comodidade

É um celular grande e escorregadio, mas pelo menos vem capinha na caixa

Facilidade de uso

MIUI 14 flui bem apesar do gerenciamento de RAM decepcionante; recursos são os mesmos de outros lançamentos recentes da Xiaomi

Multimídia

A tela AMOLED tem boa qualidade e brilho alto, porém deixa a desejar na parte sonora

Votação Geral

Ter 5G é seu grande diferencial, enquanto perde em desempenho para o modelo 4G

Video

Onde Comprar

As melhoras ofertas para o Redmi Note 12