» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!
799

Samsung Galaxy A04e

Review
Custo - benefício
Embalagem e características
Comodidade
Facilidade de uso
Multimídia
Votação Geral

O Galaxy A04e é o celular de entrada mais recente da Samsung que chegou ao mercado nacional. Ele é um produto voltado para quem busca um aparelho secundário ou quer um celular para usar para tarefas simples como WhatsApp, ver vídeos ou navegar na internet. O preço de lançamento de R$ 1.399 era bastante salgado, mas poucos meses após sua chegada já é possível encontrá-lo pela metade do valor. Nessa análise do TudoCelular vamos conferir o que o Galaxy A04e tem a oferecer e se vale o investimento.

Acessórios

O Galaxy A04e vem em caixa branca padrão da Samsung com a ilustração do aparelho na tampa. Além do celular, você recebe os seguintes itens:

  • Carregador de 7,5W de potência
  • Cabo USB no padrão C
  • Guia do usuário
  • Chavinha da gaveta do SIM card
Design e conectividade

O novo básico coreano chega com design atualizado e inspirado na linha 2023 da Samsung. Não temos mais um bloco saltado na traseira para agrupar as câmeras e sim um visual limpo e minimalista com duas câmeras e flash em LED separados.

O corpo é feito de peça única em plástico que cobre traseira e laterais. O acabamento é liso e brilhante, disponível nas cores preta, azul e cobre. Temos pequenas linhas desenhadas por baixo da estrutura lisa que passa uma elegância sutil ao aparelho.

É bom ver que as câmeras não são saltadas como em outros celulares e temos um aparelho praticamente plano. Claro que para isso foi necessário deixar o Galaxy A04e mais espesso do que outros celulares da Samsung, mas ainda é comum ver modelos de entrada com maior espessura.

A parte frontal traz entalhe em formato de gota e borda inferior bastante larga. O que faz falta no A04e é um sensor de digitais para desbloqueio do aparelho e também para autenticação com apps bancários. Se você não curte ter que desenhar padrão ou digitar senha, terá que usar a biometria facial que não é das mais seguras.

Pelo menos a entrada USB é do tipo C, já que ainda é comum ver celulares de entrada com conexão micro USB. Há conector padrão para fones de ouvido e gaveta tripla que permite usar dois chips e um cartão microSD ao mesmo tempo. A Samsung alega que o A04e suporta cartões de memória de até 1 TB para expandir os seus 64 GB de armazenamento interno.

Outro ponto decepcionante é que o Galaxy A04e não é compatível com Wi-Fi AC, o que limita a se conectar a redes mais lentas de apenas 2,4 GHz. Pelo menos o Bluetooth é de quinta geração para transferência de áudio de alta qualidade e baixo consumo de bateria. E como esperado de um celular simples, não há conectividade NFC.

Tela e som

O Galaxy A04e possui tela de 6,5 polegadas com tecnologia PLS LCD e taxa de atualização de 60 Hz. Seria interessante ver um painel com 90 Hz para fluidez superior, mas como estamos falando de um aparelho básico de entrada, já era esperado ver uma tela simples. O nível de brilho é apenas decente, o que garante boa experiência em locais fechados.

O nível de contraste é bom e garante cores saturadas, assim como amplo ângulo de visão. É bom ver que a Samsung fugiu dos painéis em TFT que adotou em gerações passadas. Não espere por uma calibração perfeita com cores próximas do ideal. De qualquer forma, o Galaxy A04e vai entregar uma imagem que é condizente com seu preço.

O que poderia ser melhor é a parte sonora. Temos apenas uma saída de som na parte inferior do aparelho e com isso ficamos limitados a áudio mono. O problema não é nem tanto a falta de imersão em jogos ou filmes, mas sim a qualidade sonora. O A04e distorce com o volume no máximo pelo excesso de agudos.

Apesar de a potência sonora estar na média do segmento, a ausência de médios e os graves distorcidos fazem com que seja obrigatório o uso de fone de ouvido para curtir músicas.

Desempenho

O novo básico da Samsung vem equipado com o chip Helio P35, um hardware antigo da MediaTek que equipou diversos celulares da LG e também de vários modelos chineses de entrada. Não é um processador muito potente e sua GPU, desde o lançamento, já se mostrava bastante limitada para lidar com jogos exigentes.


Esse hardware antigo pode soar decepcionante para um lançamento de 2023, mas temos que lembrar que o Galaxy A03 Core vem com um processador ainda mais simples da Unicoc que entrega desempenho inferior. O A04e foi mais rápido em nosso teste de velocidade focado no multitarefas, apesar de ainda ser lento ao alternar entre vários apps e também não é capaz de segurar muitos aplicativos abertos ao mesmo tempo com seus 3 GB de RAM.

Em benchmarks tivemos um pequeno ganho nas pontuações com uma média de 100 mil pontos no AnTuTu. E nos jogos? Call of Duty e PUGB rodam bem na configuração baixa com os extras gráficos desativados. O Galaxy A04e não é um celular para quem pretende jogar, mas pode ser uma boa para quem busca games mais simples para passar o tempo.

Bateria

A bateria de 5.000 mAh é a mesma de antes, porém apresentou rendimento consideravelmente menor em nosso teste de autonomia, o que mostra que o hardware antigo da MediaTek devora mais energia do que o básico da Unisoc.


Será possível ter bateria para o dia todo, desde que evite usar muito a câmera ou jogar por muito tempo no Galaxy A04e. O tempo de recarga é bastante demorado e chega próximo de 4 horas por conta do carregador de apenas 7W que vem com o aparelho.


Uma carga rápida de 15 minutos é capaz de recuperar apenas 8% da bateria. Mesmo com meia hora na tomada terá 16% para usar, o que deve garantir pouco mais de 3 horas de uso moderado.

Câmeras

O Galaxy A04e vem com conjunto fotográfico simples formado por câmera de 13 MP com abertura focal f/2.2 e uma de desfoque de cenário com sensor de 2 MP. Na parte frontal há uma câmera simples de 5 MP com a mesma abertura focal da traseira.

As fotos capturadas com o básico da Samsung tendem a sair mais escuras do que deveriam. Tudo bem que a lente não tem uma abertura ampla, mas parece que o software tende a escurecer as imagens para esconder os ruídos. Ao usar o zoom digital temos imagens mais claras, já que ele deve ignorar esse controle no pós-processamento.

Padrão | Zoom



Fotos no final de tarde deixam ainda mais evidente essa limitação, especialmente por conta da limitada faixa dinâmica e o HDR pouco eficiente que não ajuda a compensar em fotos tiradas com o sol de fundo. As fotos noturnas estão dentro do esperado para um celular de entrada, mas poderia ter um modo noturno como é comum ver em celulares baratos da Motorola.

Noturno



O modo retrato faz um desfoque decente do cenário e apresenta poucos erros. Como não há uma câmera dedicada para macros, terá que usar a principal. Já o zoom digital vai até 10x e apresenta fotos borradas e de baixa nitidez.

Desfoque



Macro


A câmera frontal também não empolga em selfies. As imagens podem ser até compartilhadas nas redes sociais, mas se você ampliar mesmo as fotos tiradas em locais bem iluminados verá que saem granuladas e com textura de má qualidade por conta do sensor de baixa resolução.

Selfies



A filmadora é capaz de gravar vídeos em Full HD com a câmera traseira e frontal. Os vídeos também saem um pouco mais escuros e à noite sofrem bastante com ruídos. Não há estabilização para lidar com os tremidos, porém o foco é ágil para um celular desse porte. A captura de som é apenas mono e a qualidade não é das melhores.

Software

O Galaxy A04e vem com Android 12 modificado pela One UI Core 4.1. Essa é a parte decepcionante, já que ele vem com versão defasada do robozinho e também da interface da Samsung, mas deve receber pelo menos uma atualização para o Android 13.

Essa One UI que vem no A04e é uma versão mais enxuta que deixa alguns recursos de fora para pesar menos e não comprometer o desempenho, mas não chega a ser algo tão capado quanto a One UI do Android Go.

Aqui não terá o Tela Edge para atalhos no canto da tela ou alguns extras focados em segurança. Pelo menos é possível abrir apps em modo janela ou mesmo tela dividida, apesar de que o hardware antigo sofre para lidar com mais de um aplicativo aberto por vez.

Você pode reservar até 4 GB do armazenamento, mas como a memória interna é muito mais lenta do que a RAM, não espere ver qualquer benefício no multitarefas.

Rivais

Quais alternativas temos ao Galaxy A04e no mercado nacional? O celular mais básico da Motorola que testamos recentemente é o Moto E22. Ele vem com o mesmo tamanho de tela e resolução, mas traz painel de 90 Hz para fluidez superior. Além disso, o básico da Motorola tem leitor biométrico e Wi-Fi AC para navegação mais ágil. O Galaxy ganha em velocidade e autonomia de bateria, mas perde em selfies.

O C30s é o rival da realme que pode ser encontrado no mercado nacional. Ele traz leitor biométrico para maior segurança, mas assim como o Galaxy A04e, também fica devendo Wi-Fi mais atual para conexão a redes de 5 GHz. A bateria dura quase tanto o da Samsung, apesar do desempenho ficar abaixo no multitarefas por ter menos RAM. Suas câmeras também são simples e entregam qualidade similar.

Pontos fortes e fracos

Pontos fortes

  • Desempenho multitarefas acima dos rivais
  • Boa bateria

Pontos fracos

  • Tela com brilho fraco
  • Faltou leitor biométrico
  • Som mono ruim
  • Recarga de bateria demorada
  • Faltou câmera ultra-wide
Avaliação final do Tudocelular
Custo - benefício

Em promoções terá um custo-benefício bacana

Embalagem e características

Galaxy A04e não traz capa e nem fone de ouvido

Comodidade

É um celular com boa ergonomia, apesar de grande e escorregadio

Facilidade de uso

Vem com Android cheio de recursos, mas acaba pecando um pouco na fluidez

Multimídia

Tela e som são apenas decentes, enquanto o áudio distorce no máximo

Votação Geral

É um celular básico até bacana, mas poderia ter leitor biométrico e já vir com Android 13

Video

Onde Comprar

As melhoras ofertas para o Samsung Galaxy A04e