» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!
Aviso de preço Inscreva-se para saber
quando este aparelho
estiver disponível.

OnePlus 11

Review
Custo - benefício
Embalagem e características
Comodidade
Facilidade de uso
Multimídia
Votação Geral

A OnePlus mudou sua estratégia e esse ano não lançou dois modelos top de linha, mas apenas um que vem para ocupar o lugar do tradicional e da variante Pro. Aqui temos tudo que se espera de um celular desse porte: Snapdragon 8 Gen 2, muita memória, câmeras avançadas e tela de alta resolução com muitas tecnologias embarcadas. Será que a OnePlus consegue bater de frente com sua principal rival chinesa, a Xiaomi? Vamos conferir.

Acessórios

O OnePlus 11 vem em caixa vermelha com o número 11 em destaque na tampa. Além do celular, você recebe os seguintes acessórios:

  • Carregador de 100W
  • Cabo USB-C / USB-A
  • Chave da gaveta do SIM card
  • Manuais
Design e conectividade

O design traz pequenas mudanças comparado ao antecessor. O bloco gigante das câmeras continua presente na traseira, mas agora tem formato circular e se integra à borda por uma peça cromada para se diferenciar do restante da traseira em outra cor. A OnePlus alega que o design do seu novo top de linha foi inspirado em carros esportivos.

O corpo é feito de metal com acabamento cromado nas laterais, enquanto a pintura na traseira tem efeito brilhante e fica protegida por uma placa de vidro levemente curva com proteção Gorilla Glass 5. O vidro frontal também traz curvatura nas bordas e vem com geração Victus para maior proteção contra impactos e riscos.

É um celular grande e escorregadio, mas que passa uma pegada confortável por conta das curvaturas. As bordas ao redor da tela são finas e o furo para a câmera de selfies fica localizado no canto superior esquerdo. As partes superior e inferior do aparelho são achatadas, diferente das laterais curvas.

A OnePlus ainda segue mantendo o clássico botão deslizável para silenciar rapidamente o seu celular. Ele fica do lado direito na mesma altura do módulo das câmeras, com uma boa distância do botão de energia para não causar acionamentos indesejados. Do lado oposto temos o botão de controle de volume.

Na parte inferior há a gaveta para dois chips, a entrada USB-C, o alto-falante principal e o microfone de chamadas. No topo temos um segundo microfone e uma pequena saída de som para ampliar o efeito do alto-falante de chamadas. O leitor biométrico é o mesmo da geração anterior, uma solução óptica integrada à tela que funciona de forma ágil.

O OnePlus 11 traz certificação IP64, o que não garante que o aparelho sobreviva ao cair diretamente na água, mas pode ter jatos d’água em sua direção sem causar nenhum problema. Além disso, ele suporta bastante poeira.

Na parte de conectividade temos como destaque o suporte a Wi-Fi 7, sendo um dos primeiros do mundo a vir compatível com a nova geração. O Bluetooth evoluiu e agora é a versão 5.3, enquanto as demais especificações são as mesmas do antecessor, como 5G e NFC.

Tela e som

O OnePlus 11 vem com tela de 6,7 polegadas com painel AMOLED do tipo LTPO de terceira geração. A resolução é Quad HD com taxa de atualização de 120 Hz. Há suporte a HDR10+ e Dolby Vision para experiência completa com serviços de streaming. O nível de brilho é bom, mas não fica a par dos celulares mais avançados do mercado.

O software reconhece o app que você está usando para ajudar corretamente a taxa de atualização. Caso esteja lendo um e-book, a velocidade do display cai para apenas 1 Hz para ajudar a economizar bateria. Em conteúdos estáticos sempre terá velocidades baixas como 5 ou 10 Hz.

A fabricante alega que o sensor de toque também responde diferente para cada tipo de aplicativo. A tela também leva em consideração o nível de brilho para saber a taxa de atualização ideal para cada cenário. É notável ver que o OnePlus 11 possua um comportamento mais inteligente que os demais celulares.

A parte sonora também impressiona no OnePlus 11. Temos som potente e de alta qualidade com bom equilíbrio entre agudos, médios e graves, sem qualquer distorção quando o volume está no máximo. O que pode incomodar alguns é que o alto-falante superior tem potência inferior e gera som menos balanceado que outros smartphones.

Desempenho

A OnePlus sempre se destacou no mundo Android por ser uma das empresas que mais se importa com desempenho e vem buscando otimizar ao máximo seus celulares para que fiquem acima da concorrência.

O novo top de linha da marca traz o Snapdragon 8 Gen 2 e até 16 GB de RAM. O que esperar de um celular com este hardware? Bem, temos que admitir que ficamos um pouco decepcionados ao ver que ele fica abaixo de outros com o mesmo chip em nosso teste de velocidade focado no multitarefas.


Ele também alcança números menores em testes de benchmarks. No AnTuTu é normal ver celulares passando de 1 milhão de pontos, mas o OnePlus 11 registrou média de 970 mil, o que o deixa perto de outros com Snapdragon 8 Plus Gen 1.

A boa notícia é que nos jogos, o OnePlus 11 não decepciona. Pelo menos em desempenho ele fica a par de outros com Snapdragon 8 Gen 2 e rodou PUBG e Call of Duty na qualidade máxima com extras ativados e sem engasgos. O que poderia ser melhor é o sistema de dissipação térmica que não dá conta de se livrar do calor eficientemente e o celular esquenta consideravelmente ao passar de 30 minutos jogando.

Bateria

O OnePlus 11 vem com bateria de 5.000 mAh, um tamanho comum nos celulares da marca e suficiente para entregar autonomia para o dia inteiro e com folga. Ele chegou perto dos rivais da Samsung e superou o Xiaomi 13 Pro em nosso teste padronizado.


A OnePlus manda um poderoso carregador de 100W na caixa, o que faz o seu celular top de linha ir de 0 a 100% em menos de 30 minutos. É um tempo impressionante e que fica no mesmo nível de outros celulares chineses, enquanto Apple e Samsung ainda continuam limitando seus aparelhos com carregamento lento que leva mais de hora para ter a bateria cheia.


Se você estiver com pressa de sair de casa, uma carga rápida de apenas 10 minutos é suficiente para ter quase metade da bateria recuperada. Em 15 minutos na tomada terá mais de 60% para usar.

Câmeras

O conjunto fotográfico do OnePlus 11 é formado por câmera de 50 MP com sensor IMX 890 da Sony, teleobjetiva com sensor de 32 MP também da Sony, neste caso o IMX 709, além de uma ultra-wide com resolução de 48 MP e com suporte a foco automático para ser usada para macros. As três câmeras foram otimizadas pela Hasselblad, uma empresa sueca famosa por câmeras profissionais e que compete com a Leica, que tem parceria com a Xiaomi.

Câmera nunca foi o forte da OnePlus, mas a empresa vem se esforçando a cada geração para minimizar seu grande ponto fraco perante as rivais. E podemos dizer que o OnePlus 11 mostra um grande salto na direção certa. Ele registra ótimas fotos em locais bem iluminados, captura cores vívidas, com bom contraste, poucos ruídos e nada de pós-processamento agressivo como vemos em celulares da Xiaomi.

Principal | Ultra-wide



A otimização feita pela Hasselblad tende para um apelo mais dramático com sombras reforçadas que podem sair mais escuras do que deveriam em fotos no fim de tarde. A ultra-wide apresenta cores menos saturadas, mas não sofre com ruídos e nem registra fotos mais escuras que a principal durante o dia. Mesmo à noite vemos que o modo noturno tenta compensar a menor abertura focal dessa lente, mas acaba resultando em ruídos mais aparentes, apesar das fotos ficarem melhor que em muitos do segmento.

Zoom


As fotos noturnas mostram um grande avanço da OnePlus com imagens com boa nitidez, ampla faixa dinâmica, muitos detalhes capturados e poucos ruídos. A teleobjetiva tem zoom óptico de 2x e captura imagens limpas com boas texturas e contraste na medida. Se tentar aproximar mais verá que a qualidade cai bastante, mas não chega a tornar as imagens dispensáveis.

Desfoque



A OnePlus promove bastante o modo retrato do seu novo top de linha e podemos entender porque todo esse marketing. Esse é outro ponto que foi otimizado pela Hasselblad e tem um excelente desfoque de fundo com imagens nítidas com cores vibrantes. Também é possível aplicar o efeito com a câmera teleobjetiva, que apesar de também entregar ótimos resultados, achamos que a câmera principal é ainda melhor.

Noturno



A câmera frontal sofreu retrocesso comparada à que temos no antecessor. A OnePlus decidiu adotar o sensor de 16 MP presente no modelo 7 Pro lançado em 2019. Pode parecer decepcionante, mas a otimização feita pela Hasselblad acaba compensando e temos selfies melhores sem aquele efeito suavizante padrão de celulares chineses. Mesmo selfies noturnas apresentam imagens claras, com cores vívidas, bom contraste e baixo ruído.

Selfies



A filmadora do OnePlus 11 grava no máximo em 8K a 24 fps com a principal, 4K 60 fps com a ultra-wide e Full HD com a teleobjetiva. Há estabilização presente em todas as resoluções, assim como um modo Ultra Steady Pro para estabilização ainda mais avançada, mas que acaba limitando a captura de vídeo a apenas Full HD a 30 fps. O foco do OnePlus 11 é ágil e a captura de som tem boa qualidade e até lida bem com barulho de vento. A filmadora não sofre tanto em locais escuros e mesmo a frontal não apresenta excesso de ruídos.

Software

O OnePlus 11 vem com Android 13 modificado pela OxygenOS, uma interface que já foi bastante elogiada no passado por trazer poucas modificações e focar apenas em melhorias para turbinar o desempenho e duração de bateria. Agora, temos um sistema muito parecido com o que é encontrado nos celulares da Oppo.

Isso ajuda a justificar o que vimos em nosso teste de velocidade com o OnePlus 11 ficando abaixo dos concorrentes, mas em troca terá um sistema mais recheado de recursos e com maior poder de customização. Há menu lateral no estilo Tela Edge da Samsung, atalhos para abrir os aplicativos em tela dividida ou realizar uma captura de tela, além de configurar como o sistema háptico de vibração responderá a cada app e função.

Há equalizador de áudio completo com suporte a Dolby Atmos. É possível escolher um perfil pronto para cada tipo de cenário ou por tipo de mídia, como música, filmes ou jogos. Há também recursos já vistos na interface Realme UI, o que mostra que as três marcas devem unificar e adotar apenas um sistema em seus aparelhos.

Rivais

O Xiaomi 13 Pro é um forte rival para o OnePlus 11 e se saiu melhor em nosso teste de velocidade focado no multitarefas. Ele possui tela com brilho mais forte e traz certificação IP68 para resistência superior à água. O celular top da OnePlus vence em bateria e conjunto fotográfico.

Vale mais a pena o celular chinês ou um modelo disponível no mercado nacional? O Galaxy S23 Plus pode sair mais barato do que importar o OnePlus 11. Ele tem tela com brilho mais forte, entrega mesma potência sonora, foi mais rápido em nossos testes, bateria dura igual, mas acaba demorando muito mais para carregar. Em câmera os dois brigam bem com cada um tendo suas vantagens.

Pontos fortes e fracos

Pontos fortes

  • Design único
  • Som potente
  • Bateria dura muito e recarrega rápido
  • Boas câmeras com tecnologia Hasselblad

Pontos fracos

  • Tela poderia ter brilho mais forte
  • Desempenho poderia ser melhor
  • Esquenta ao jogar
Avaliação final do Tudocelular
Custo - benefício

Seu custo-benefício é interessante e mais atrativo do que rivais da Xiaomi

Embalagem e características

Embalagem vem com carregador de 100W, mas nada de capinha de proteção

Comodidade

O OnePlus 11 é um celular grande, escorregadio e não vem com capinha na caixa

Facilidade de uso

O OxygenOS está cada mais parecido com o software da Oppo

Multimídia

Tela tem alta qualidade, apesar de brilho não ser dos melhores; som estéreo potente entrega bom equilíbrio

Votação Geral

O OnePlus 11 é um ótimo celular que entrega conjunto acertado, apesar de esquentar um pouco em jogos

Video

Onde Comprar

As melhoras ofertas para o OnePlus 11

Aviso de preço
Deixe-nos o seu e-mail e iremos notificá-lo quando este produto estará disponível online