
16 Agosto 2016
Durante o evento da Microsoft na E3 2016, a empresa apresentou dois novos consoles. O primeiro deles é o Xbox One S, que começou a ser vendido esta semana nos Estados Unidos, trazendo um hardware reformulado. Na verdade é o mesmo chipset Durango do Xbox One, o que muda é que agora é uma atualização com fabricação a 16nm, diferente dos 28nm de antes, ajudando a reduzir o consumo de energia em até 33%, assim como o aquecimento.
O grande diferencial do Xbox One S é ter suporte à reprodução de vídeos em 4K com HDR nativo. A Microsoft até informou que seria possível rodar jogos em 4K no Xbox One S, mas não nativamente. O novo console da empresa usaria um processo de upscaling para ampliar a imagem e entregar uma maior qualidade para jogadores que possuem uma TV Ultra HD neste momento.
De acordo com informação revela por Albert Penello, executivo da divisão Xbox, o Projeto Scorpio não será o único capaz de rodar jogos nativamente. Ele informa que Microsoft liberou a renderização em 4K da GPU do Xbox One S para as desenvolvedoras. Assim, aquelas que tiverem interesse em oferecer jogos rodando na resolução Ultra HD terão liberdade para tal. Claro, o hardware do Xbox One S oferece apenas 1,4 TFLOPS de potência gráfica, muito diferente dos 6 TFLOPS prometidos para o Scorpio. Com isso, será impossível ver jogos pesados como Battlefield 1 rodando em 4K no Xbox One S.
Podemos esperar que tal novidade seja aproveitada por estúdios indies, que geramente lançam jogos em 2D que exigem muito menos da GPU do console. Estes jogos mais simples, visualmente, poderiam rodar em 4K normalmente. Já para aqueles que desejam rodar todos os games nesta resolução, o Projeto Scorpio seria o mais indicado.
É interessante ver que o novo console não é apenas uma versão slim do atual modelo da empresa. Com um hardware um pouco mais potente, devido ao overclock na GPU, e o suporte a 4K para filmes e jogos, já podemos considerar o Xbox One S como um produto importante dentro do portfólio da Microsoft. Agora é esperar pela chegada do Scorpio que está programada apenas para o final de 2017.
Comentários