
12 Dezembro 2016
08 de julho de 2016 36
Há algum tempo publicamos um tutorial explicando a maneira mais prática para alterar manualmente o firmware de um smartphone da linha Lumia, algo útil na época devido à incrível demora na disponibilização do update Lumia Denim em nosso país, o que fez muita gente recorrer a este método para "migrar" seu aparelho para uma região onde a atualização já estivesse disponível. Como vimos de uns tempos pra cá, a Microsoft resolveu tomar as rédeas do canal de updates no Windows 10 Mobile, puxando para si até mesmo a responsabilidade pela liberação de um firmware atualizados para os aparelhos, algo que infelizmente não acontece há bastante tempo para quem possui modelos que partiram do WIndows Phone 8.1.
Pensando nisso, resolvemos publicar uma versão atualizada do tutorial para instalação manual de firmware, já que o método utilizado anteriormente não é compatível com dispositivos lançados após o primeiro semestre de 2014, deixando assim de fora todos os smartphones da linha Lumia sob a marca da Microsoft. Com a alteração do firmware, você poderá não apenas se livrar de versões vinculadas à operadoras (agilizando assim o processo de boot e eliminando demais dependências), como também buscar por uma edição que seja mais atual ao que é encontrado para seu modelo no Brasil.
Antes de começarmos, entretanto, é preciso destacarmos que o procedimento deve ser realizado por sua própria conta e risco, já que problemas podem ser encontrados caso algum passo não seja executado corretamente, danificando então o seu dispositivo. Além disso, reinstalar o firmware fará com que todos os dados do aparelho sejam apagados, logo é recomendado um backup completo de seus dados e arquivos antes de continuar. Por último, leia completamente o tutorial antes de continuar, para que assim possa ter uma ideia melhor se pretende passar por todo o processo para instalar um novo firmware.
A primeira coisa a ser feita é instalar o Windows Device Recovery Tool, já que será por meio da ferramenta da Microsoft que a alteração do firmware poderá ser feita de maneira tão facilitada. Após baixar o arquivo no link acima, basta executar o instalador e aceitar os termos da companhia, aguardando então até que todo o procedimento seja concluído.
Ao abrir o link relacionado ao download do firmware de seu dispositivo, você verá a tela acima, onde na lateral esquerda é exibida uma lista com todos os modelos suportados pela ferramenta. Para agilizar o processo de busca, aperte o conjunto de teclas CTRL + F para utilizar a função "Localizar" do navegador e digite o código do produto relacionado ao seu dispositivo, clicando então sobre ele quando o identificar na lista.
Como em nosso teste foi utilizado um Lumia 930, procuramos pelo código de produto RM-1045.
Após clicar no modelo desejado será aberta a tela acima, onde são listados todos os firmwares disponíveis para aquele aparelho. Neste ponto, é muito importante prestar atenção em qual arquivo está sendo selecionado, pois caso contrário você poderá danificar funções de seu smartphone, principalmente relacionadas às redes móveis. Para que o firmware funcione corretamente no Brasil, é recomentado que você baixe a versão "Global" ou a "LTA BR CV", sendo esta última uma sigla para América Latina, Brasil, Country Variant, ou seja, uma versão sem vínculo com operadoras.
Novamente, é possível que você utilize a função "Localizar" do navegador para agilizar o processo de busca, bastando então clicar sobre a opção desejada e seguir ao próximo passo.
Em nosso teste, foi escolhida a versão "RM-1045 VAR LTA BR CV BLACK", que corresponde ao Lumia 930 na cor preta vendido no Brasil sem vínculo com operadoras, sendo destacado que a versão mais recente disponível para a variante escolhida é a de número 02540.00019.15236.54008. Vale notar que até mesmo a cor do aparelho é utilizada na descrição de sua firmware, porém não foi possível notarmos qualquer diferença entre as firmwares que fosse baseada neste fator.
Após clicar no link destacado em vermelho na imagem acima, será aberta uma lista com vários outros links, sendo necessário baixar apenas o arquivo cuja extensão é ".ffu". O download varia de acordo com o dispositivo, porém em média possui entre 1 e 3GB, bastando então que você crie uma pasta chamada "Package" na tela inicial de seu computador e o mova para ela.
Vale lembrar que a reinstalação do firmware reseta completamente seu aparelho aos padrões de fábrica. Infelizmente, como ainda não temos firmware baseada no Windows 10 Mobile para nenhum dos Lumias de gerações X20, X30 ou X40, seu dispositivo estará com o Windows Phone 8.1 ao final do processo, sendo então necessário atualizá-lo.
E ai, o que achou do tutorial? Conseguiu reinstalar o firmware de seu Lumia corretamente? Enfrentou algum problema durante o processo? Deixe-nos seu comentário abaixo!
Comentários