
26 Agosto 2015
Windows 10 tem agradado a grande maioria dos usuários que realizaram a atualização. Uma das receitas de sucesso da Microsoft foi unir o que havia de bom no Windows 7 com novidades do Windows 8/8.1, como o menu Iniciar clássico, mas com os toques modernos das Live Tiles. Mas há outros detalhes que, apesar de serem de menor importância, podem estar fazendo falta para alguns leitores, como a antiga forma de enviar atalhos de aplicativos para a área de trabalho. A seguir nós ensinamos para você pelo menos dois passos possíveis.
Como a imagem acima demonstra, os ícones do menu Iniciar, ou até mesmo as Live Tiles, não exibem opção para criar atalhos na área de trabalho, apenas “Fixar no Início” (cria uma Live Tile no menu Iniciar), “Fixar na barra de tarefas” (cria um atalho na barra da parte inferior da tela), “Desinstalar” (exibido para alguns aplicativos) e “Não mostrar nesta lista” (retira o atalho da lista principal do menu Iniciar).
A forma mais prática de adicionar um atalho na área de trabalho é clicar no menu Iniciar, procurar pelo programa desejado e simplesmente clicar e arrastar para o desktop. Quando você soltar o botão do mouse será criado o ícone, mantendo o original, mesmo que aparentemente ele esteja sendo movido. Confira no exemplo abaixo.
Há também outra forma de realizar o processo, mais indicada para quem deseja adicionar vários atalhos. É possível acessar uma lista com todos os aplicativos instalados no sistema e a partir dessa relação ir adicionando os atalhos desejados, veja como a seguir.
Para ter acesso a uma lista com todos os aplicativos instalados no Windows 10 você só precisa abrir a caixa de diálogo “Executar” (com as teclas de atalho Windows + R ou digitando “Executar” no campo para pesquisa), digite o comando “shell:AppsFolder” sem aspas e clique em OK para acessar a referida pasta.
A partir desse momento, basta clicar com o botão direito do mouse em cima do aplicativo desejado e selecionar a opção “Criar atalho”, talvez seja solicitada a confirmação com uma mensagem sobre a impossibilidade de concluir a operação na própria pasta, mas o Windows oferece a opção de enviar para o desktop, basta aceitar.
A diferença aqui em relação ao primeiro processo ensinado é que os atalhos criados terão a identificação “atalho” no nome.
E você, é um dos usuários que prefere ter os atalhos na área de trabalho ou já se acostumou com as Live Tiles e barra de tarefas?.
Comentários