
27 Abril 2015
A Microsoft apresentou no início deste ano o Windows 10 Mobile, demonstrando uma evolução considerável em relação ao atual Windows Phone 8.1 que está presente na grande maioria dos dispositivos com a plataforma. Ainda assim, temos algo extremamente semelhante em diversos quesitos ao que já vem sendo visto nos aparelhos desde a versão 7.x da plataforma, sendo adicionados apenas alguns métodos de personalização nas lite tiles, organização de menus e outros itens do sistema.
Para tentar dar uma mudada nisso e talvez até prover algumas ideias para a própria Microsoft, um designer resolveu postar o seu trabalho no fórum stampsy.com, demonstrando assim alguns itens que acredita serem essenciais para o sucesso da próxima versão da plataforma, inserindo algumas funções interessantes e alterando o visual de determinados setores do sistema, conforme pode ser visto abaixo.
A tela de bloqueio contaria com uma pequena tile de usuários, permitindo que você alterasse de forma rápida e fácil quando fosse emprestar o seu smartphone para alguém, sendo exibida até mesmo a opção de "visitante", onde são aplicadas configurações genéricas de posicionamento de tiles, restringindo ainda o acesso de acordo com a preferência do usuário.
Isto certamente iria agradar também aos usuários corporativos, sendo algo semelhante ao que a Samsung faz com o Knox e a BlackBerry com o Balance, sendo ambas as empresas bastante elogiadas neste meio. Vale notar que o Windows Phone atualmente já conta com o Workplace, porém ele funciona de maneira muito mais complexa, não sendo muito bem aceito por usuários convencionais.
Este é um ponto ainda criticado no Windows Phone, mesmo que a nova versão da plataforma tenha trago uma infinidade de novidades. No conceito apresentado, o sistema contaria com uma paleta de cores muito maior para o usuário, sendo este um dos principais pontos aclamados por quem utiliza a plataforma. Além disso, o designer idealizou planos de fundo com uma variação maior além do preto e branco presente atualmente, permitindo assim que as opções de customização sejam ainda maiores.
Isto é algo que vem sendo trabalhado pela Microsoft nas últimas versões de seu sistema para dispositivos móveis, com a inclusão de diversas novas cores na build mais recente do Windows 10 Mobile. Devido a isto, é bem provável que a companhia esteja seguindo em um caminho semelhante ao que foi idealizado pelo designer.
A nova central de ações do Windows 10 Mobile contaria com mais opções de personalização de atalhos, permitindo assim que o usuário possa escolher mais configurações e até mesmo aplicativos para anexar nesta área. Além disso, os apps teriam uma maior liberdade na hora de mostrar suas notificações, exibindo uma nota em sua cor predominante.
Como pode ser visto no exemplo acima, o Facebook Messenger exibiria uma notificação no seu azul característico, enquanto o Line exibiria uma notificação no tom verde, algo como acontece com diversos aplicativos no Android. Se isto faria o Windows Phone perder um pouco de sua identidade, "espelhando-se" em sistemas rivais, apenas vocês poderão dizer nos comentários.
É possível percebermos também a presença de um LED de notificações diretamente sobre o botão home do dispositivo, algo que serviria para evitar que o usuário precisasse ficar acendendo a tela toda vez que quisesse saber se tem alguma novidade em um de seus aplicativos. O designer afirmou ainda que o mesmo botão poderia ser utilizado com um toque longo para acessar diretamente a Central de Ações, fazendo com que você não precise ficar arrastando a barra superior toda vez que quiser alterar alguma configuração fixada em seus atalhos.
Este é outro ponto que tem recebido bastante atenção por parte da Microsoft, porém que ainda conta com inúmeras críticas por manter basicamente o mesmo padrão de versões anteriores do sistema. Devido a isto, o designer imaginou algo mais "moderno", apresentando novas tiles verticais e de tamanho largo que contam com a possibilidade de interação por parte do usuário. Por exemplo, você poderia passar, voltar ou dar pause em uma música diretamente através da tile correspondente, não precisando acessar o app em si ou a configuração na central de ações.
Segundo pode ser visto, seria realizado um gesto para que uma tile pequena pudesse ser expandida em uma outra maior e interativa, algo que vai de encontro com a patente do MixView que foi registrada recentemente pela Microsoft, indicando que a companhia pode realmente estar trabalhando em algo semelhante para versões futuras do Windows 10 Mobile.
O designer fala ainda sobre aplicativos com padrão de menu "hamburguer" semelhante ao que a Google utiliza há algum tempo e que a Microsoft vem também inserindo em diversos de seus apps, como OneDrive e a nova versão do Outlook, fazendo assim com que a plataforma fique com uma mais "Android".
Para ver todas as outras características idealizadas pelo designer, basta acessar diretamente o site onde ele disponibilizou seu trabalho. Não esqueça também de comentar abaixo sobre o que achou da versão conceitual do Windows 10 Mobile, e se gostaria que a Microsoft seguisse um padrão semelhante para sua plataforma.
Comentários