LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Lenovo Legion Y530: bom desempenho e corpo compacto, mas implora por SSD | Análise / Review

08 de abril de 2019 37

O Legion Y530 é a resposta da Lenovo para o crescente mercado gamer de entrada, buscando competir com modelos como Samsung Odyssey, Dell G3 e Acer Aspire Nitro 5.

Para descobrir se seu notebook é realmente uma boa opção aos consumidores brasileiros, a Lenovo nos cedeu uma unidade do Legion Y530 para testes, sendo essa a versão com GPU Nvidia GeForce GTX 1050, processador Intel Core i5-8300H , 8 GB de RAM e 1 TB de HD.

Recentemente a empresa lançou também uma versão mais parruda, então se estiver pensando em conseguir resultados ainda melhores do que os encontrados aqui basta gastar um pouco mais.

Design e construção

O Legion Y530 tem no design um dos principais atrativos para os gamers mais "introvertidos", o que pode agradar também quem busca apenas um notebook potente e com boa mobilidade, mas para tarefas como edição e renderização de fotos ou vídeos.

O corpo do notebook é construído quase que inteiramente em plástico, com textura na parte externa que ajuda a criar um visual mais premium e ótimo aproveitamento frontal, entregando assim dimensões mais do que razoáveis para um modelo com tela de 15,6 polegadas.

Além das dimensões compactas de 36 x 26,7 x 2,52 cm, seu peso de 2,3 kg é ligeiramente abaixo do que temos na categoria, o que ajuda a transportar o Legion Y530 por aí por períodos maiores sem sentir tanto desconforto.

Não fosse o "Y" em LED branco na parte externa do Legion Y530 ele poderia facilmente se passar por um modelo voltado para ser uma workstation portátil, e não para o meio gamer.

Já para o lado negativo temos especialmente a posição da câmera frontal, que por ficar rente ao teclado acaba entregando um ângulo de visão que desagrada. A qualidade da câmera também não é das melhores, mas fica dentro do esperado para realizar videochamadas.

Na parte frontal do Legion Y530 temos as duas saídas de som, das quais falaremos logo abaixo. A lateral esquerda abriga uma porta USB 3.1 e a conexão combo para fone e microfone. Do lado oposto temos mais uma USB 3.1 e um botão especial para manutenção.

A parte traseira do notebook é onde ficam todas as demais conexões, incluindo USB-C, mini DisplayPort, mais uma USB 3.1, HDMI, RJ-45, entrada de energia e trava Kensington.

As entradas/saídas de ar ficam tanto abaixo do Legion Y530 quanto em grades que pegam desde a parte lateral até a traseira dos lados direito e esquerdo. Isso permite boa dissipação de calor ao usar o notebook sobre uma bancada, mas apoiá-lo no colo pode não ser a ideia mais sábia especialmente ao executar tarefas mais intensas e/ou em dias quentes.

Seu teclado é no padrão ABNT e conta com três níveis de iluminação graças ao LED na cor branca, sendo eles: desligado, médio e alto. A posição do teclado incomoda em um primeiro contato, mas após algum tempo de uso será possível se adaptar sem problemas.

É válido destacar ainda que o touchpad tem sensibilidade razoável para navegação web, mas certamente um mouse é obrigatório ao jogar, especialmente em títulos como FPS ou MOBA.

Tela e áudio

O Legion Y530 tem um painel IPS LCD de 15,6 polegadas com resolução Full HD que pode ser inclinado em até 180º, o que é ótimo para mostrar o que está sendo exibido para outras pessoas em reuniões, por exemplo. O ângulo de visão é muito bom e o nível de reflexo também, mas o brilho poderia ser um pouco mais alto para melhorar a experiência em ambiente externo, ainda que para uso interno seja mais do que satisfatório, mesmo próximo à uma janela.

Se a tela merece destaque, porém, o mesmo não pode ser dito sobre o áudio. Temos uma boa localização dos alto-falantes e um bom nível de graves, mas o volume definitivamente poderia ser mais alto, especialmente considerando a parceria da Lenovo com a Harman-Kardon. Usando headphones você não terá problemas, e a experiência fica muito boa durante os jogos ou para assistir filmes.

Bateria

Eis que chegamos a um ponto delicado do Legion Y530.

O notebook da Lenovo tem uma bateria de 3 células com 52,5 Wh, o que ajuda a tornar seu peso mais leve mas também prejudica a autonomia do dispositivo.

Em uso básico (navegação no Chome, edição de textos no Word e planilhas no Excel) foi possível conseguir em média entre 3 e 4 horas de duração, dependendo se você decidir por usar o brilho em 75 ou 100%. Já para reprodução de vídeos offline essa média aumentou um pouco, ficando entre 4 e 5 horas com as mesmas intensidades de brilho.

Se em uso básico a autonomia não é das melhores, a situação fica ainda pior em jogos, pois além do desempenho ser prejudicado pela otimização de consumo você ainda terá apenas cerca de 2 horas de diversão até que a bateria atinja um nível crítico.

O lado positivo é que o carregador de 135 W não demora tanto para recarregar a bateria, precisando em média de 1 hora e meia a 2 horas para ir de 0 a 100%. Claro, isso vai depender se você está usando o notebook ou não.

Desempenho

O principal fator que faz alguém buscar por um notebook gamer é, muito provavelmente, seu desempenho. Seja em jogos ou em aplicações gráficas, o Legion Y530 se mostrou um companheiro, conseguindo lidar com boa parte dos títulos que testamos com fluidez aceitável.

As exceções ficam para Forza Horizon 4 e Crackdown 3, com o jogo de corrida da Microsoft apresentando travamentos monstruosos em alguns momentos, enquanto o jogo de aventura acabou se saindo um pouco melhor, mas com taxa de quadros média bem abaixo do ideal para uma boa experiência.

Títulos como Overwatch, CS:GO, League of Legends, Fortnite, PES 2019 e Jump Force rodaram com qualidade alta ou superior, enquanto Gears of War 4 foi executado no médio sem maiores problemas.

Abaixo pode ser visto um compilado dos gameplays realizados com o Legion Y530:

Também executamos alguns benchmarks no notebook da Lenovo, com os seguintes resultados:

  • GeekBench: 4.557/13.699/71.626 pontos
  • 3DMark: 1.817 pontos
  • Benchmark Gears of War 4: 55,2 fps (média mínima de 28,3 fps)
  • Benchmark Forza Horizon 4: 46,6 fps (mínima 5,8 fps e máxima de 70,3 fps)

Nossos testes mostraram que o Legion Y530 tem sim potencial para ser uma ótima opção para os gamers, mas é mais do que recomendada a aquisição de um SSD, sendo o uso de um HD de 5.400 rpm a principal crítica em relação ao dispositivo. Enfrentamos travamentos até mesmo em tarefas básicas como navegação web, e os lags apresentados em alguns jogos são característicos da baixa velocidade no acesso aos dados.

O ponto positivo é que o Legion Y530 tem um slot M2 2280 PCie 3.0 x 4, permitindo assim que você use um SSD de alta velocidade sem precisar abrir mão do HD que vem de fábrica para guardar seus dados.

Sistema e conectividade

Algo que vemos logo ao ligar o Legion Y530 pela primeira vez é que o dispositivo vem com poucos aplicativos extras instalados de fábrica, sendo os mais notáveis o antivírus McAfee e alguns utilitários da própria Lenovo para ajudar na manutenção e avisar de ofertas de produtos. Ambos podem ser desinstalados, sendo isso recomendável especialmente no caso do antivírus.

Em conectividade wireless temos uma placa WiFi 802.11ac 1x1 e Bluetooth 4.1, possibilitando que você conecte o notebook tanto a redes WiFi de 2.4 quanto de 5 GHz.

Infelizmente, a porta USB-C não é usada para carregar o Legion Y530 como acontece com alguns outros modelos, sendo necessário carregar a fonte dele por aí.

Conclusão

Preço oficial de R$ 4.999 o coloca na mesma faixa do Dell G3, que tem especificações similares mas vem com HD Híbrido com cache de 8 GB, o que ajuda principalmente no desempenho do sistema operacional.

Ao olharmos para o varejo, o modelo da Lenovo está bem acima do Dell G3, ficando na mesma faixa em que já é encontrado o Dell G7, que vem com a GTX 1050 Ti e também oferece HD Híbrido com cache de 8 GB.

Com isso, podemos indicar o Legion Y530 especialmente para quem quer uma opção mais fina, leve e com design discreto, além de oferecer teclado no padrão brasileiro (algo ausente em muitos modelos gamers do Brasil, que chegam importados), boas opções de conectividade, bom conjunto multimídia e desempenho suficiente para a maioria dos jogos por algum tempo.

Os principais pontos negativos são a bateria e o HD entregue de fábrica, sendo quase que obrigatório colocar um SSD para ter uma experiência satisfatória. Além disso, a posição do teclado pode incomodar em um primeiro contato, a câmera de videochamadas tem um ângulo ruim, e usar o notebook no colo é um incômodo especialmente em dias mais quentes.

Ofertas

37

Comentários

Lenovo Legion Y530: bom desempenho e corpo compacto, mas implora por SSD | Análise / Review
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2