
21 Março 2014
13 de novembro de 2013 15
O preço das ligações de telefones celulares no Brasil foi tema de uma discussão em audiência pública na manhã de hoje entre a Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados e representantes do Ministério das Comunicações e das principais operadoras do país: TIM, Claro, Oi e Vivo. Um estudo divulgado pela União Internacional de Telecomunicações (UIT) no mês passado mostrou que as tarifas cobradas no Brasil são as mais caras do mundo.
Para o represente da associação das operadoras de telecomunicações (Sinditelebrasil), Alexander Castro, o problema é causado, em parte, pela carga tributária incidente sobre o custo das chamadas. Ele destacou, na ocasião, que o Brasil é o país da América Latina com os impostos mais altos sobre o setor, com um índice de 30%.
Mesmo assim, o preço das ligações caiu ao longo dos últimos quatro anos. Castro lembrou que, de 2008 para cá, o valor médio do minuto passou de R$0,31 para R$ 0,15. Outro detalhe, segundo o representante das teles, é que alguns estudos comparativos internacionais não levam em conta a tarifa real praticada pelas operadoras, que são promocionais e, portanto, mais baixas.
Outro ponto abordado na audiência foi o preço das ligações dos planos pré-pagos, normalmente bem superiores ao minuto cobrado nos serviços pós-pagos. O representante da Oi, Marcos Coelho, afirmou que a tarifação diferente é justificada por vários motivos, como o perfil do cliente pré-pago, que normalmente não consome outros produtos da empresa.
Outras razões apontadas por Coelho foram a necessidade de remunerar toda a rede de lojas que faz recargas de celular e o custo que a operadora tem ao mandar torpedos SMS ao cliente avisando sobre o salto restante. [Agência Câmara 1 2 3]
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários