
19 Outubro 2017
31 de agosto de 2017 6
Após o fim da sétima temporada de Game of Thrones na TV, os fãs já estão roendo as unhas à espera da próxima leva de episódios e, enquanto isso, se debulham nas mais diversas teorias. Porém, para quem acompanha a saga de Jon Snow e companhia nos livros de George R. R. Martin, a espera é ainda mais cruel.
Isso por que o escritor anunciou que vai escrever 7 volumes mas, até agora, lançou apenas 5. Ele publica a história desde 1996. Daí já são mais de 20 anos! O sexto volume já tem até título: The Winds of Winter, só não tem data de lançamento. George disse que vai tentar lançar o livro em 2018, mas não podemos confiar muito na palavra dele, já que a data de lançamento está sendo adiada desde 2016.
Zack Thoutt, um engenheiro de software americano e fã de Game of Thrones, cansado de esperar pela boa vontade de George R. R. Martin, resolveu criar uma inteligência artificial a partir de uma rede neural, que é capaz de aprender à medida que é alimentada com novos dados sobre um determinado assunto.
Assim, ele colocou na rede neural os 5 livros da saga, que totalizam 5.376 páginas. Daí, ele programou a inteligência artificial para ler todos os livros e, a partir disso, escrever uma continuação. E ela o fez! Inclusive, "confirmou" algumas teorias especuladas pelos fãs. Se você não deseja ter nenhum tipo de spoiler, pare de ler agora!
Bom, de acordo com a inteligência artificial, no livro "The Windows of Winter", Jon Snow voa em um dragão, comandando-o. Essa teoria ganhou mais força com o fim da sétima temporada, que revelou que o bastardo Stark é Aegon Targaryen, tendo sido fruto do relacionamento de Rhaegar Targaryen com Lyanna Stark, sendo assim sobrinho de Daenerys Targaryen.
A Mãe dos Dragões é envenenada por Varys e Cersei Lannister é morta por seu irmão gêmeo, o Jaime. Apesar de algumas passagens fazerem sentido, outras nem tanto. Por exemplo, Ned Stark volta. Ele foi morto no início da temporada. Outro que volta do além é Hodor e com um vocabulário mais extenso do que apenas "Hodor". A inteligência artificial também se deu ao luxo de criar personagens, como um tal de Greenbeard, que pode ser um pirata.
No entanto, a inteligência artificial não é perfeita. Longe disso. Ela comete vários erros de gramática e consegue usar apenas a estrutura básica da língua, o que resulta em um texto pobre. Além disso, ela não é capaz de escrever uma história à longo prazo, como é o caso de Game of Thrones. Zack usou essa inteligência artificial apenas como um passatempo divertido e curioso.
Mas já vimos aqui no TudoCelular do que a inteligência artificial é capaz. Ela já pode criar cenários inteiros para filmes e jogos, usar a imaginação, dormir, encontrar sarcasmo em mensagens e textos, criar uma linguagem própria, dentre outras coisas. Acredito que é só uma questão de tempo para ela aprender a escrever melhor que um comentarista de YouTube e a getne discutir aqui nos comentários sobre qual inteligência artificial escreve melhor: a da Google ou da Apple.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários