
Tech 16 Abr
17 de abril de 2025 0
Um novo rumor indica que a AMD estaria preparando mais um chip para a família Ryzen Z2, o Ryzen Z2 A. Ainda sem detalhes técnicos conhecidos, o componente aparentemente seria uma solução baseada no Van Gogh, processador utilizado pelo Steam Deck, e já teria sido encontrado em um manifesto de transporte sob o nome "Aerith Plus".
A menção ao novo processador foi realizada pelo leaker Hoang Anh Phu (@AnhPhuH no X/Twitter), integrando a recente família Z2 de processadores para consoles portáteis da AMD. Na postagem mais recente, o informante então sugere que o chip seria baseado no Van Gogh, um dos codinomes usados pela Valve para se referir ao chip do Steam Deck.
Também conhecido como AMD Aerith, em referência ao game Final Fantasy 7, a solução é um componente customizado que mescla arquiteturas, contando com 4 núcleos Zen 2 rodando a até 3,5 GHz, GPU com 8 Unidades Computacionais RDNA 2 rodando a até 1,6 GHz, consumo máximo de 15 W e fabricação na litografia de 7 nm da TSMC.
= Aerith Plus?https://t.co/H7AAddwFPw
— Ruby_Rapids (@RubyRapids) April 17, 2025
O rumor é reforçado por um vazamento datado de março, em que manifestos de transporte mencionavam um "Aerith Plus". As diferenças em relação ao Aerith convencional incluiriam clocks mais altos, de até 3,8 GHz na CPU e 1,8 GHz na GPU, além de consumo que poderia atingir os 20 W.
Na época, acreditava-se na possibilidade da Valve atualizar o Steam Deck com esse novo componente, mas um dos engenheiros do dispositivo foi rápido ao deixar claro que isso não aconteceria, levantando assim dúvidas sobre qual seria o destino do Aerith Plus.
Com o suposto Ryzen Z2 A sendo em teoria baseado no Van Gogh/Aerith, é possível que os dois rumores estejam relacionados. Não há detalhes exatos sobre qual seria o uso da novidade, mas diante das especificações modestas, é possível que a ideia seja oferecer mais uma alternativa de baixo custo para consoles portáteis utilizando o SteamOS, já aberto para diferentes fabricantes. A combinação de ambos ofereceria a experiência do Steam Deck, mas com diferenciais de cada marca.
Not happening. www.pcguide.com/news/steam-d...
— Pierre-Loup Griffais (@plagman.bsky.social) 28 de fevereiro de 2025 às 19:33
[image or embed]
Outra possibilidade seria o uso do chip no "Deckard", óculos de Realidade Virtual que sucederia o Valve Index. Até onde se sabe, o aparelho funcionaria de forma independente, sem precisar de um computador, necessitando assim de um processador que equilibre potência e consumo, mantendo bom desempenho sem esquentar muito, nem consumir bateria em excesso.
Seja como for, vamos ter de esperar por novos vazamentos ou mesmo um anúncio oficial da AMD para compreendermos melhor qual a proposta do Ryzen Z2 A. Frente ao número crescente de rumores, mais informações devem surgir em breve.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários