
Rumores 14 Abr
15 de abril de 2025 0
Celebrando sua parceria com a TSMC, a AMD anunciou nesta segunda-feira (14) que a próxima geração de processadores EPYC, conhecidos pelo codinome "Venice", será um dos primeiros produtos a serem fabricados com a litografia N2 de 2 nm da TSMC. A marca confirmou ainda que já validou a produção da atual família EPYC 9005 na fábrica da fundição taiwanesa em Arizona, abrindo as portas para o início da fabricação dos seus chips nos EUA.
No comunicado divulgado na noite desta segunda, a AMD revelou que as CPUs EPYC Venice (Veneza — a empresa utiliza nomes de cidades italianas como codinomes para a linha EPYC) já atingiram a etapa de tape out, quando o design foi enviado para o início da fabricação, e serão produzidas na litografia N2 da classe de 2 nm da TSMC.
Com essa conquista, os chips seriam os primeiros da indústria para Computação de Alta Performance (HPC, computação voltada para simulação, estudos científicos e mais) a atingirem o tape out na N2. Esperados para chegar com o nome "EPYC 9006", os componentes são muito aguardados por adotarem as arquiteturas Zen 6 e Zen 6c, que também devem ser trazidas aos desktops e notebooks.
✅ Our next-gen EPYC processor, codenamed “Venice,” is the first HPC product in the industry to be taped out and brought up on the TSMC advanced #2nm (N2) process technology.
— AMD (@AMD) April 14, 2025
Há poucos detalhes conhecidos sobre as soluções, mas a expectativa é que a Zen 6 traga melhorias significativas de desempenho em comparação à atual Zen 5, aumentando ainda a contagem de núcleos por CPU. Agora que a fabricação deve ser iniciada, é provável que mais detalhes sejam vazados nos próximos meses.
Por sua vez, a litografia N2 também traz grandes mudanças, sendo a adoção de um novo tipo de transistor, o GAAFET (Gate-All-Around) a principal delas. De forma resumida, a novidade promete maior controle da corrente elétrica, aumentando a eficiência, e maior densidade por área, garantindo que chips mais robustos sejam desenvolvidos.
As empresas de design de processadores terão ainda flexibilidade para modificar a largura desses transistores, otimizando os projetos para priorizarem desempenho, eficiência ou um equilíbrio de ambos com maior precisão.
Ainda não há uma data precisa para o lançamento dos EPYC Venice, mas o time vermelho indica que a estreia ocorrerá em 2026. Considerando o cronograma das gerações anteriores, é provável que a família seja apresentada apenas na segunda metade do ano.
Outra novidade confirmada pela AMD é que a atual família EPYC 9005 "Turin" já foi validada para começar a ser fabricada pela TSMC na Fab 21, localizada em Arizona, nos EUA. A unidade é a primeira da empresa taiwanesa a ser aberta no país norte-americano, e faz parte dos investimentos para expandir a cadeia global de fornecimento de chips.
#TogetherWeAdvance: Our deep partnership with TSMC is bringing leading-edge technologies to market that will power the most demanding data center applications of the future. https://t.co/vFLf3v7JuS pic.twitter.com/a1ilYdKf7S
— AMD (@AMD) April 14, 2025
Também não há um prazo para início da produção, mas espera-se que o processo comece ainda este ano, considerando que o primeiro módulo da Fab 21, especializado nas litografias de 5 nm e 4 nm, já está em funcionamento. Mais informações devem ser divulgadas nas próximas semanas.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários