
Economia e mercado 14 Abr
Atualização (23/04/2025) - YB
Embora o PS5 Pro ainda seja o grande centro das atenções da Sony, diversos novos rumores já conversam sobre a chegada do sucessor da atual geração, o PS6. A ideia, ao que tudo indica, é que o videogame será um portátil e ele também rodará os mesmos jogos que vemos no PS5.
Porém, levando em consideração que o videogame portátil mais conhecido hoje é o Switch, juntamente com os PCs portáteis, é difícil pensar em como um console do tipo seria capaz de rodar títulos de PS5, que por sua vez costumam ser bastante pesados. De acordo com novos rumores, o PS6 portátil deve ser capaz de fazer isso acontecer sem problemas.
A informação surgiu em uma publicação feita por Kepler, um famoso vazador, qe confirmou que o PS6 portátil terá compatibilidade com o PS5 em relação aos termos binários de shaders utilizados.
Em outras palavras, os desenvolvedores não precisaram se esforçar muito para fazer com que seus jogos rodem no possível portátil, pois os títulos devem rodar sem problema algum. Embora consigam rodar, o desempenho pode não ter interessante, o que obrigaria os desenvolvedores a fazerem algumas otimizações para os jogos ficarem “perfeitos”.
O vazador também destaca que o futuro videogame, caso seja de fato um portátil, terá um desempenho entre PS5 e Xbox Series S para rodar os jogos. Aproveite para conferir mais novidades sobre o mundo dos jogos.
Texto oriignal - 14/04/2025
O mercado de portáteis deve ganhar um produto lançado pela Sony, mas ele pode não oferecer um desempenho tão alto quanto se espera. Conforme noticiado pelo inside-gaming, é possível que o dispositivo acompanhe o lançamento do PlayStation 6, mas não alcançará o mesmo patamar de desempenho do atual PS5.
Em geral, o usuário KeplerL2 falou sobre o assunto no NeoGaf e afirmou que o PS6 portátil deve ser inferior ao console da atual geração em termos de performance. Vale lembrar que o mesmo informante disse anteriormente que a japonesa estaria preparando dois chips para a próxima geração de seu console.
Por enquanto, não há muito o que dizer sobre o aparelho, além de que o seu SoC deve ser fabricado em um processo de 3 nanômetos e pode operar em 15W de TDP. Isso não revela tanto quanto se espera, mas é um sinal do desempenho desse novo portátil. Inclusive, vale mencionar que o Steam Deck opera com TDP máximo de 15W.
Caso não saiba, o PlayStation 5 tem um chip que trabalha com 200W de TDP, então, o nível de desempenho pode ser bem diferente em comparação com o portátil. Ainda assim, o produto pode ser bem interessante, já que terá capacidade de rodar os jogos da geração de forma nativa, diferente da experiência do PlayStation Portal.
Por enquanto, a Sony não falou oficialmente sobre o seu futuro novo portátil, mas os rumores sobre o nível de performance do produto surgem há alguns meses, sugerindo que os jogos para esse equipamento seriam lançados com adaptações. Mais detalhes a respeito do assunto podem surgir nas próximas semanas.
Outro boato que circulou sobre o console portátil é que ele seria equipado com uma APU da AMD, mas, assim como os demais detalhes, o melhor é tratar o assunto como rumor até que algo oficial seja divulgado pela Sony.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários