
Tech 15 Fev
21 de fevereiro de 2025 0
Expandindo a linha PowerShot V, a Canon anunciou nesta quinta-feira (20) a Canon PowerShot V1, nova câmera compacta da gigante japonesa. Mais robusta que a "irmã" V10, a novidade chega mirando em atender criadores de conteúdo ao embarcar um sensor estreante "Type 1.4", e trazer recursos avançados como gravação em Log e um sistema encorpado de resfriamento para capturas de longa duração.
No coração da PowerShot V1 está uma das principais novidades: o sensor CMOS chamado pela Canon de "Type 1.4". Ao que parece, a solução tem basicamente o tamanho de um modelo Micro Four Thirds (Micro Quatro Terços), mas oferece uma proporção mais larga de imagem, em 3:2.
Temos uma resolução total de 22,3 MP, com cada pixel tendo o mesmo tamanho dos pixels presentes no sensor APS-C da Canon EOS-R7, um indício de que o Type 1.4 pode ser essencialmente uma versão recortada do mesmo sensor, estratégia já usada pela marca em outras câmeras.
Ainda que também seja capaz de fotografar, o foco da novidade é na gravação de vídeos, posicionando-se como uma concorrente para modelos como a Sony ZV-1 II ao trazer uma série de recursos para proporcionar capturas de maior qualidade, inclusive a possibilidade de filmar em RAW.
Usando o sensor completo, a PowerShot V1 suporta gravações em até 5,7K a 30 FPS, mas é possível aumentar a taxa para 60 FPS ao utilizar um crop de 1,4x. Em resoluções mais tradicionais, o dispositivo suporta registros em até 4K a 60 FPS por até duas horas, de acordo com a marca, graças ao uso de um sistema de resfriamento encorpado com heatsink e ventoinha.
Também estão entre os pontos fortes a presença de gravação em Log de 10-bit, no formato Log3 da Canon, as conexões Bluetooth e Wi-Fi para conexão a smartphones, e a possibilidade de utilizar a câmera para streaming quando vinculada a um computador, ainda que a porta USB-C embarcada ofereça apenas velocidades 2.0 de 480 Mbps.
As lentes trazem distância focal entre 16 mm e 50 mm, com abertura variável entre f/2.8 e f/4.5 e ND Filter de 3EV para gravações em ambientes muito iluminados, além de contar com estabilização óptica que pode ser combinada à estabilização eletrônica e rastreamento de objetos para vídeos.
No mais, a PowerShot V1 traz foco automático Dual Pixel AF, modo dedicado para close-up, conector hot shoe para acessórios e soquete dedicado de microfone e fones de ouvido para registro de áudio de alta definição.
A Canon PowerShot V1 possui preço sugerido de 148.500 ienes (~R$ 5.635), e tem estreia marcada para abril. A novidade será disponibilizada inicialmente na Ásia e, apesar de não haver previsão para uma estreia global no momento, a câmera deve chegar a mais regiões no futuro.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários