
Tech 09 Dez
O TudoCelular foi um dos poucos veículos brasileiros a ter a chance de conversar com Gerardo Rocha, Gerente Corporativo LATAM na Kingston, que com o suporte de Carolina Vasconcellos, Gerente de Comunicação da Kingston Brasil, nos falou um pouco sobre a visão da empresa para o mercado brasileiro, a absorção de novas tecnologias pela região e alguns insights para o futuro.
Durante a conversa, descobrimos que o Brasil é o principal país da região LATAM no upgrade para memórias DDR5, além de conhecer um pouco mais dos processos internos da Kingston para a fabricação de produtos, testes, suporte técnico e muito mais.
Durante nosso papo com os representantes da Kingston, a empresa destacou bastante o segmento gamer como um importante motor de crescimento, com grande demanda por dispositivos com RGB e altas frequências em memórias. A empresa também abordou a importância da educação do consumidor e a garantia de qualidade de seus produtos, enfatizando a satisfação do cliente e o suporte técnico local.
O Brasil é um dos mercados mais importantes para a região. É visível que o Brasil é um dos países que adota mais rápido a tecnologia. O Brasil é líder e ajuda que os outros países vejam o que dá para fazer. A Fury se mantém como a linha de maior crescimento dentro da região da América Latina, dentro da Kingston e dentro do Brasil também. As pessoas reconhecem a Fury e gostam da experiência. Há um crescimento importante em DDR5 no segmento de memória RAM. A transição no Brasil acontece mais rápido do que em outros países da América Latina.
A transição da DDR5 está com um volume bem importante quando a gente compara com a DDR4. O crescimento de 2023 para 2024 foi de 100% no consumo de DDR5. O Brasil representa 38% da região no Fury.
Uma dificuldade é o fato de o Brasil ser um território muito grande. Outra dificuldade é a distância do Brasil para os Estados Unidos. Mas a Kingston tem conseguido ter os parceiros certos que conseguem ter um volume de inventário certinho para o país não ficar desabastecido. Os parceiros têm enxergado como que deve ser importada a memória, para não ter falta de produto.
O Brasil é bem mais avançado em termos de tecnologia, o que abre oportunidades para trazer produto diferenciado. Os primeiros lugares onde a Kingston lança novos produtos é no Brasil. O Brasil é o país que tem mais desenvolvido esse negócio, o que é uma oportunidade boa para os outros também.
Uma oportunidade grande no Brasil é o segmento corporativo, porque o Brasil é um dos países que tem mais centros de dados. A adoção da tecnologia no Brasil é mais rápida que nos outros países. O investimento começa nos centros de dados e servidores das empresas e depois a tecnologia vai baixando para o consumidor final. Há uma oportunidade grande em memória RAM especificamente para o segmento de servidor. A Kingston tem um time focado somente nesse segmento, com pessoal de suporte técnico e engenheiros especializados para entender as necessidades dos clientes e como os produtos da Kingston podem ajudar. O mercado de armazenamento também está crescendo.
Uma das vantagens é que a informação é pessoal e confidencial. Nem todo mundo gosta de ter seus dados na nuvem. O armazenamento pode ser um meio de trabalho e ser mais rápido do que o processamento na nuvem. Fabricantes estão pensando em como desenvolver produtos que o usuário pode utilizar com processamento diretamente no computador pessoal, sem precisar da conexão com a internet.
A Kingston tem analisado a possibilidade, mas tem que adaptar as plantas num centro que seja mais útil ou que consiga distribuir mais facilmente para o mundo. Os lugares que a Kingston tem hoje são os mais eficientes para fazer essa distribuição global. Tem que ter tudo perto, como os fornecedores dos insumos. O mercado tem volatilidade. Depois de todos esses estudos, a Kingston considera que do jeito que está trabalhando hoje é o mais eficiente para atender os clientes, parceiros e usuários finais do mundo todo.
A Kingston testa 100% dos produtos dentro das próprias fábricas, o que requer uma infraestrutura de teste importante. A Kingston tem um timeline alinhado com o mundo todo, sem atrasos.
Carolina Vasconcellos, Gerente de Comunicação da Kingston Brasil.
A Kingston é preocupada em sempre fazer educação do usuário, tanto a nível de canal como usuário final. A Kingston faz muito esse trabalho de ensinar o que é a tecnologia, quais são os benefícios da tecnologia, porque uma tecnologia e não outra. Parte das estratégias é fazer muitos vídeos para o nível de usuário. A Kingston mostra como usar a tecnologia e o que podemos fazer. Dentro disso falamos também quais são os benefícios da Kingston, quais são os benefícios ter um produto de boa qualidade versus um produto que não é de boa qualidade e o risco de perder seus dados.
Além disso, Carolina explica que a Kingston trabalha com os distribuidores para fazer treinamentos para as revendas.
A evolução acontece. Se compararmos NV3 com NV2, essa transição já aconteceu. Ainda existe uma parcela grande do mercado que precisa entender a diferença técnica. E quem entende já consegue fazer uma opção de compra melhor. Nos últimos anos, houve uma redução do HD para o aumento do SSD dentro dos PCs. O NV3 é um produto fácil de entender e de instalar.
As pessoas ainda têm uma imagem de que o armazenamento externo é para ficar na estante de casa.
Se compararmos risco e benefício de HD para SSD, além de ter uma vida muito mais longa e muito mais segura, é um produto que você pode carregar na mochila e a mochila cair e está tudo bem. Parte dos esforços em marketing é educar o público para isso.
Além disso, a gente também precisa traduzir de um jeito mais fácil o que é, por exemplo, um dual channel para conseguir alcançar um público que precisa e que merece tecnologia de bom custo benefício com a qualidade e a garantia que a Kingston oferece.
Se você tem um computador que funciona, mas precisa fazer um upgrade de memória RAM ou SSD, você não precisa fazer um investimento alto e você vai ter uma sobrevida de qualidade de longos anos. A missão no marketing é levar embasamento técnico, mas traduzido para que a pessoa consiga fazer uma boa escolha.
Carolina Vasconcellos, Gerente de Comunicação da Kingston Brasil.
O público brasileiro também reconhece a qualidade do produto. A Kingston é focada em manter sempre a melhor qualidade do produto. Uma coisa que nunca vai acontecer é para baixar o custo, mudar a qualidade dos produtos.
Os processos de produção da Kingston são algo que ninguém tem no mercado. Todo módulo é testado para ter a certeza que entregamos a melhor qualidade possível para os clientes. A economia de escala ajuda a manter um custo benefício bom e a Kingston é muito boa em fazer economia de escala.
O trabalho começa desde o estudo do lançamento do produto até o trabalho do time local e do parceiro que ajuda a levar o produto na mão do usuário final.
Já tivemos pessoal que trabalhou em outras empresas que ficaram surpresos com o processo da Kingston. A Kingston tem mantido a liderança no segmento de RAM por 20 anos consecutivos. Isso ajuda também a manter preços bons com os clientes.
É um dos segmentos mais importantes. A dedicação de grande parte dos esforços de comunicação e de educação está focada nesse segmento.
O RGB é muito consumido no Brasil. O consumo de RGB é bem maior no Brasil do que na região LATAM. Os dispositivos com frequências altas também. O Brasil já está se adiantando e já está consumindo mais de 6000 MHz. O consumo no Brasil é maior do que o resto dos países da região.
Os usuários gostam de ter uma memória que seja rápida e que tenha RGB, por isso a linha Fury DDR5 é um ponto de destaque para nós.
Em maio teremos novidades.
Começamos com lançamentos das CUDIMMs (Clocked Unbuffered DIMMs) no ano passado de 6400MT/s e 8400MT/s para Fury. Começamos também com memórias de 32 GB. No primeiro trimestre, um dos lançamentos planejados é ter memórias CUDIMMs de 9600 MHz. Estamos trabalhando sempre bem perto dos fabricantes de processadores e placas mãe. Temos uma parceria importante tanto com a AMD como com a Intel, como os fabricantes de computadores.
A tecnologia CAMM2 é uma evolução do módulo SODIMM. Essa tecnologia surgiu devido às dificuldades com computadores muito finos, como Ultrabooks e o Air da Apple, onde o formato SODIMM se tornava grande demais.
A memória soldada no computador apresenta dificuldades como a necessidade de planejar a produção com mais tempo, a substituição completa do computador em caso de problemas na memória, a impossibilidade de upgrade pelo usuário e o aumento da geração de lixo eletrônico.
A tecnologia CAMM2 é montada pressionada sobre a placa mãe, permitindo computadores mais finos. A Kingston já trabalhou com alguns fabricantes quando a tecnologia era proprietária e, após a JEDEC (órgão de padronização) abri-la, a empresa está pronta para lançar o produto no mercado, aguardando a disponibilidade de computadores compatíveis.
Internamente não temos esse programa de reciclagem por conta dos dados. Não nos responsabilizamos por fazer a gestão dos dados. Existem parceiros que fazem esse tipo de trabalho que a gente pode indicar.
O que a gente tenta explicar é que na venda, na verdade, você vai fazer troca de produto Kingston quando você quiser fazer mudança de tecnologia mesmo, quando você quiser fazer upgrade. Se for pelo tempo de uso do produto, temos vários produtos na linha que têm garantia vitalícia, inclusive.
O que a gente conscientiza é: faça uma boa compra num canal que você conhece. Se tiver dúvida, liga pra gente. Se precisar dessa ajuda, a gente consegue sugerir e indicar, mas a gente não faz localmente por conta da gestão dos dados.
Carolina Vasconcellos, Gerente de Comunicação da Kingston Brasil.
A garantia é igual para todos os países em que atuamos. Temos um time de suporte técnico que faz atendimento local. Toda memória RAM de todas as famílias têm tempos de garantia específicos.
Dependendo do produto, temos 3 anos, 5 anos e vitalícias. As garantias são iguais também aqui no Brasil.
O time do Brasil é muito preocupado e trabalha muito para manter o usuário satisfeito.
Março agora a Kingston celebra o mês do backup. Esse é o primeiro pilar para essa comunicação. O maior medo das pessoas quando elas vão fazer a instalação é "vou perder tudo".
Você tendo um backup bem feito, você vai encontrar conteúdo Kingston para te ajudar na parte da instalação. Se você está na dúvida do que comprar para ser compatível com seu PC, a gente tem um aplicativo no nosso site que você consegue rodar. Se não está seguro, liga no suporte técnico. O suporte técnico dá esse auxílio pré-venda.
A Kingston Corporativa faz uma sequência de vídeos que chama "Do It Yourself".
Você consegue achar o be-a-bá e ter coragem de abrir o computador e fazer a instalação. Se não está seguro, você vai encontrar pessoas que têm esse treinamento e que trabalham com produtos de origem qualificada.
A gente consegue ajudar o consumidor a evitar comprar de fornecedores não confiáveis. A grande responsabilidade que a gente quer explicar para o consumidor é que ele mantenha os dados dele organizados em backups para que na hora de fazer upgrade metade do caminho esteja andado.
Nos vídeos, a apresentadora brinca e mostra como colocar um lado primeiro e depois o outro. Essa informação está toda disponível no site e nos canais de YouTube. Temos revendas que a gente pode indicar para quem não está disposto a passar por isso.
E você, imaginava essa expressividade tão grande do mercado brasileiro na adoção de novas tecnologias?
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários