
Tech 27 Jan
31 de janeiro de 2025 19
A OpenAI lançou o modelo de raciocínio o3-mini dentro do ChatGPT. Nesse sentido, a novidade foi antecipada pelo próprio CEO da companhia, Sam Altman, e agora está disponível no modelo de IA da empresa, enquanto uma versão gratuita com limites de taxa é disponibilizada pela primeira vez para usuários gratuitos.
Em geral, esse modelo foi desenvolvido para corresponder o desempenho do o1 em matemática, codificação e ciências. Além disso, ele também consegue responder mais rápido, sendo 24% mais veloz em comparação com a versão 01-mini, de acordo com informações da própria empresa.
Outro detalhe importante é que ele mostrará como elaborou a resposta, diferente da versão anterior que apenas fornecia a resposta de forma direta. Vale destacar que a API também foi lançada, o que significa que os desenvolvedores poderão aproveitar o novo modelo de raciocínio ao usar as diferentes API.
Essa é a primeira vez que os usuários gratuitos poderão usar os modelos de raciocínio. O procedimento para utilizá-lo é simples e consiste apenas em selecionar o recurso “Motivo” na janela de conversa. Os limites, por sua vez, se assemelham com o uso do GPT-4oo e o novo modelo também será disponibilizado para usuários Plus, Team e Pro.
O acesso ilimitado, no entanto, fica restrito somente aos usuários Pro. Quem for assinante ainda poderá selecionar o 03-mini-high, que possui a melhor codificação no ChatGPT, segundo a OpenAI. Dessa forma, as respostas demoram um pouco mais para serem geradas, mas os resultados são mais precisos e inteligentes.
Confira também: os motivos do adiamento do GPT-5 e os detalhes da IA chinesa DeepSeek que foi lançada há poucos dias e se tornou rival do ChatGPT.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários