
Economia e mercado 03 Dez
04 de dezembro de 2024 0
Com dados coletados a partir da plataforma Downdetector, a agência de pesquisa Ookla divulgou nesta semana a lista com as maiores quedas de serviços ocorridas no mundo durante 2024, além de recortes de regiões como a América Latina. O Facebook figura como o "grande campeão" do levantamento, em virtude dos problemas apresentados pela rede em março deste ano.
Economia e mercado 03 Dez
Curiosidade 29 Nov
Começando pela América Latina, a rede social da Meta lidera a lista, com a queda de 5 de março. Na região, que compreende o Brasil, cerca de 845 mil relatos de quedas foram feitas no Downdetector.
O problema durou algo próximo de três horas, e movimentou os principais executivos da gigante, que afirmaram que "problemas técnicos" impediram o acesso de usuários em todo o mundo aos servidores da empresa.
A segunda e a terceira colocações estão relacionadas com a mesma queda, sendo ocupadas pelo WhatsApp, com 420 mil relatos, e pelo Instagram, com 350 mil reclamações, respectivamente.
Completam o pódio a Bait, operadora virtual (MVNO) mexicana de propriedade do Walmart, cuja queda de serviço em 2 de abril atingiu ao menos 99 mil usuários, e o Nubank, que recebeu 74 mil relatos de problemas de funcionamento durante a interrupção de serviços que assolou o banco brasileiro em 25 de setembro.
Passando para o ranking global, o Facebook é mais uma vez campeão, totalizando 11,1 milhões de relatos mundialmente, durante a queda em 5 de março. As outras colocações, porém, são ocupadas por outros incidentes que dominaram as manchetes, em especial o segundo lugar, com o apagão cibernético causado pela Crowdstrike, fornecedora de um sistema de antivírus e proteção para grandes corporações.
Na manhã de 24 de julho, cerca de 9 milhões de computadores com Windows espalhados pelo globo ficaram presos na "tela azul da morte" por um update incompleto liberado de forma não intencional pela companhia de cibersegurança. O problema foi crítico por atingir governos, aeroportos, redes de jornalismo e mais.
O grande impacto da falha acabou afetando a imagem e as ações da Microsoft, que prometeu rever a forma como programas de antivírus acessam o kernel (o "núcleo" do sistema operacional) do Windows visando impedir que erros críticos como esse voltem a se repetir.
Também estão na lista global as falhas das operadoras norte-americanas AT&T e Verizon, as quedas do WhatsApp e Instagram, as instabilidades das redes de games Xbox Live e PlayStation Network, além do jogo Roblox.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários