Rumores 25 Out
Na semana passada, a Qualcomm finalmente anunciou o Snapdragon 8 Elite, seu próximo chip mobile topo de linha que promete revolucionar o mercado de smartphones.
Com o anúncio, o time de kernel do Linux publicou diversos patches focados no chipset. Além disso, futuros pacotes com foco na GPU estão chegando, o que significa que o componente consegue rodar jogos de PC por emulação, o que pode ser uma alternativa para suprir a falta de títulos nativos para a plataforma.
O diretor de engenharia da Qualcomm publicou um post no X, mostrando que o Snapdragon 8 Elite ter[a a capacidade de emular jogos de PC sem problemas. Infelizmente, isso significa que haverá uma redução no desempenho, já que apenas alguns títulos recentes estão disponíveis no Android. Além disso, também deve demorar um tempo para que a Qualcomm convença os desenvolvedores a trabalhar no port desses jogos, o que faz com que a emulação seja a melhor saída.
Em um benchmark do 3DMark Steel Nomad Light, descobrimos que o Snapdragon 8 Elite é mais poderoso do que a AMD Radeon 780M do ASUS ROG Ally, o que significa que ele é mais potente ao rodar jogos AAA, ainda que com as configurações visuais reduzidas.
Na thread do X, foi especulado que as melhorias de desempenho no Snapdragon 8 Elite abrem certas possibilidades, tal como uma Linux UI com suporte a toque e caneta. Essa mudança permitirá que diversos dispositivos móveis e tablets tenham suporte a aplicações profissionais de PC, algo que já está sendo feito em alguns iPads.
@cozy_OSS @4k_isn it seems the 8 elite already has a full linux support on day one (which means the pc emulator won't have issues on it) while for the GPU side, it seem turnip is working on some patches pic.twitter.com/3v2A2VpzIj
— RichardMiller (@Richard_Milier) October 26, 2024
Ainda que seja impressionante ver o quão longe a Qualcomm está conseguindo ir, ainda são necessárias diversas melhorias. A empresa certamente fez maravilhas na parte de hardware do Snapdragon 8 Elite, mas a parte de software ainda precisa ser explorada.
Com sorte, teremos jogos AAA sendo desenvolvidos para essa plataforma, tal como tem acontecido nos iPhones e iPads mais recentes.
Comentários