Curiosidade 13 Nov
O fungo Cordyceps foi encontrado em uma tarântula na Amazônia pelo pesquisador Chris Ketola. Conforme explicado por ele em uma publicação no Instagram, o Cordyceps tem hábito de atacar somente animais invertebrados, como as próprias aranhas. Vale o aviso de que é totalmente inofensivo aos humanos.
Ketola é pesquisador da ONG Fauna Forever e comentou que essa espécie é bem rara. Do mesmo modo, ele disse que cada grupo de invertebrados tem a sua própria espécie de Cordyceps. Além das aranhas, formigas, mariposas e larvas de florestas tropicais, não atacando humanos e outros mamíferos.
Em geral, o fungo ficou bastante conhecido devido ao jogo e série The Last of Us, onde ataca as pessoas e as transforma em zumbis. Na vida real, ele causa o mesmo efeito nos invertebrados, se alimentando deles aos poucos enquanto assume o controle do sistema nervoso desses animais.
No vídeo em que o pesquisador encontra a tarântula, podemos dizer que é o estágio final, onde o animal está morto e o fungo se expande para buscar o seu próximo hospedeiro. Apesar de não infectar humanos, o Cordyceps já foi usado em pesquisas que envolvem tratamentos medicinais.
Uma aplicação curiosa para esse mesmo fungo é a de condutor em meio às peças de hardware em um computador. Enquanto isso, os Estados Unidos registraram o primeiro caso de doença sexualmente transmissível registrada por um fungo. No entanto, esse não é o mesmo que assistimos na série e conferimos no game da Naughty Dog.
@biomesquita Ele achou uma aranha-zumbi? 🕷️🧟#animaisnotiktok #bichos #biologia #ciência #curiosidades #agoravocesabe #aprendanotiktok ♬ som original - Biomesquita
Comentários