08 Fevereiro 2023
A TecToy prometeu para hoje (27), um teaser do seu “Projeto Zeenix”, uma iniciativa que pode significar o retorno da empresa brasileira ao mercado dos videogames depois de 13 anos da morte do Zeebo, seu primeiro console.
Dizemos “pode significar” pois, embora a TecToy não tenha declarado publicamente qual é a natureza do Zeenix, registros públicos atrelados à marca a descrevem como um produto da linha de consoles e jogos eletrônicos.
O projeto em si conta com uma conta oficial no Instagram (@playzeenix), onde o teaser foi divulgado em um story com recurso de contagem regressiva. O relógio vai parar às 17h, quando o teaser em si deve ir ao ar pelos canais oficiais da empresa. A descrição do perfil menciona a TecToy como proprietária.
Até então, nos anos mais recentes, a TecToy se firmou como uma fabricante de vários dispositivos, indo de smartphones a notebooks, passando por sistemas de leitura de cartões de pagamento. Mesmo nos games, a empresa flertou com o setor por meio do lançamento de portáteis e reboots de consoles retrô, mas nada de fato "novo".
Neste primeiro momento, é impossível dizer o que é, de fato, o Zeenix. A TecToy está mantendo a informação em segredo e poucas são as pessoas dentro da empresa dispostas a discutir o tema abertamente.
Entretanto, uma pesquisa no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), ligado ao Ministério da Economia, revela o pedido de registro da marca “Zeenix” em seus arquivos, atrelando a ele a descrição “Brinquedos; Consoles de Jogos; Consoles Portáteis de Videogames” e outras atribuições.
Mais além, as especificações técnicas do pedido mencionam a presença de luzes LED e sistemas de som e vídeo, como se vê em qualquer console.
A TecToy não é estranha ao universo dos videogames: os leitores mais velhos lembrarão que era ela a responsável pelo Master System, um console 8-bit produzido pela SEGA e que veio ao Brasil licenciado pela brasileira, a fim de competir aqui com o NES. Anos mais tarde, ela também teria a mesma posição em vários produtos relacionados ao Mega Drive.
Posteriormente, a empresa lançou mão da produção própria de consoles, colocando no mercado nacional o Zeebo, um console conectado via 3G, em 2009. O aparelho não teve uma vida muito longa – oficialmente, ele foi descontinuado das prateleiras e linhas de produção em 2011 – mas chegou a ser “internacionalizado”, já que a empresa o exportou também para o México.
É importante ressaltar, no entanto, que o status do processo junto ao INPI também é indício de que o “Zeenix”, seja lá o que for, ainda vá demorar um pouco para ser revelado. Isso porque “aguardando exame de mérito” significa que os profissionais técnicos do INPI estão avaliando se a proposta obedece aos requisitos mínimos necessários para que o registro de marca seja concedido.
Esse é um processo longo, e não há um prazo muito exato para que ele seja cumprido, uma vez que ele funciona conforme a demanda do Instituto – em termos práticos: pode ser no mês que vem, pode ser no ano que vem. E obviamente, a TecToy não pode colocar nenhum produto com este nome no mercado sem deter os direitos do seu nome.
Resta-nos apenas aguardar para saber do que se trata o Projeto Zeenix. A TecToy não comentou as informações divulgadas até agora.
Comentários