LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Juiz federal dos EUA diz que imagens criadas por IA não têm proteção de direitos autorais

21 de agosto de 2023 0

As imagens criadas somente por inteligência artificial não podem ser protegidas por direitos autorais. Pelo menos, foi o que decidiu o juiz federal chamado Beryl Howell e com isso, foi negada a moção de Stephen Thaler para julgamento sumário. Além disso, ele concedeu a moção do Escritório de Direitos Autorais dos Estados Unidos e ordenou que se encerrasse o caso.

Thaler tenta buscar os direitos de uma imagem intitulada "Uma entrada recente no paraíso" desde 2019 e não tem obtido sucesso. No caso, ele desenvolveu o programa de computador que fez a criação, batizado como "Máquina da Criatividade".

Quando o pedido foi recusado pela segunda vez, em março de 2020, a carta dizia que a lei de direitos autorais é limitada a "concepções intelectuais originais do autor". Dessa forma, o Escritório se recusa a registrar uma reclamação ao definir que um ser humano não criou o trabalho.

Vale dizer, além disso, que a autoria humana é considerada um "requisito fundamental" e que o copyright não se estende o suficiente para fornecer proteção de obras geradas por novas formas de tecnologia que operam sem interferência humana, de acordo com o juiz Howell.


O escritório de direitos autorais dos EUA ainda chegou a apresentar orientações que ajudam a entender quando o material gerado por inteligência artificial pode ser protegido, confira:

Se os elementos tradicionais de autoria de uma obra forem produzidos por uma máquina, a obra carece de autoria humana e o Instituto não a registrará. Por exemplo, quando uma tecnologia de IA recebe apenas uma solicitação de um ser humano e produz obras complexas escritas, visuais ou musicais em resposta, os "elementos tradicionais de autoria" são determinados e executados pela tecnologia - não pelo usuário humano.

Com base no entendimento do Escritório sobre as tecnologias de IA generativas atualmente disponíveis, os usuários não exercem o controle criativo final sobre como esses sistemas interpretam prompts e geram material. Em vez disso, esses prompts funcionam mais como instruções para um artista comissionado - eles identificam o que o prompter deseja retratar, mas a máquina determina como essas instruções são implementadas em sua saída


Vale lembrar, inclusive, que Thaler já perdeu outro caso, onde ele tentou pedir que o software de IA fosse registrado como autor de patente. Do mesmo modo, um órgão dos EUA já chegou a afirmar que as imagens geradas por essa tecnologia não podem ter direitos autorais.


0

Comentários

Juiz federal dos EUA diz que imagens criadas por IA não têm proteção de direitos autorais
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2