
Segurança 07 Mar
03 de julho de 2023 2
Cientistas do Japão se preparam para iniciar os testes em humanos do primeiro remédio que promete causar o crescimento de novos dentes. As avaliações com pessoas devem começar em julho de 2024 e, se forem positivas, o medicamento pode ser lançado em 2030.
De acordo com os responsáveis pelo projeto, os testes realizados com animais foram bem-sucedidos e a técnica tende a ser promissora também em humanos. O remédio será prescrito para pacientes com anodontia, uma doença na qual um ou mais dentes não crescem.
A condição congênita acomete 1% da população mundial, segundo os cientistas. Atualmente, esse problema costuma ser corrigido com o uso de implantes. A equipe de pesquisadores estuda formas de estimular a formação de novos dentes em humanos desde 2005.
Os estudiosos descobriram que os roedores sem o gene USAG-1 tinham, naturalmente, mais dentes na boca, pois uma proteína sintetizada é capaz de limitar o crescimento dentário. A partir daí, os cientistas buscaram criar formas de bloquear a ação da proteína.
O remédio é composto por anticorpos monoclonais e se os testes provarem que a medicação é segura e eficaz, o primeiro uso a ser aprovado do remédio será voltado para crianças de 2 a 6 anos com anodontia no Japão.
Em um momento posterior, a expectativa é de que o tratamento seja expandido para pessoas que perderam os dentes por algum motivo, como cáries não tratadas. Neste caso, seria uma alternativa ao tradicional implante ou mesmo dentadura.
E você, o que achou sobre esse remédio? Conta pra gente nos comentários logo abaixo!
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários