Tech 12 Abr
Acadêmicos da Universidade Royal Holloway, localizada em Londres, na Inglaterra, publicaram um estudo sobre a influência do coração na tomada de decisões. O levantamento afirmou que o órgão realmente interfere nas escolhas dos indivíduos.
A pesquisa foi publicada na revista Cognition e buscou investigar como a comunicação entre o coração e o cérebro influenciam na decisão de acreditar em determinado ponto de vista, ou no de outra pessoa, sobre um determinado assunto.
O cérebro e o coração sempre estão em comunicação direta. Informações sobre o corpo são enviadas para a cabeça a cada batimento cardíaco. Com isso, o encéfalo consegue controlar tudo o que se passa com o corpo, incluindo os movimentos executados.
Os pesquisadores analisaram como os batimentos cardíacos de uma pessoa são alterados durante a avaliação de uma situação. O estudo considerou dois caminhos: o indivíduo seguir sua própria intuição pessoal, ou mudar para acreditar na visão de alguém.
Os cientistas aplicaram dois experimentos. O primeiro foi baseado na análise de fotografias para uma avaliação da fase sistólica e a diastólica do ciclo cardíaco, que acontecem quando o coração se contrai ou relaxa ao enviar informações ao cérebro.
Na sequência, os pesquisadores utilizaram essas imagens para analisar como os voluntários participantes mudaram de ideia após receber o feedback de outros. O estudo foi liderado pela Dra. Mariana von Mohr em parceria com o professor Manos Tsakiris.
“Nossa pesquisa, assim como a de outros laboratórios, mostra que o ponto preciso no ciclo cardíaco no qual os eventos são percebidos pela primeira vez pode ter consequências de longo alcance sobre como nosso cérebro processa informações. Essas descobertas destacam como os sinais de nossos corpos, neste caso o coração, moldam nossos sentimentos e nossa tomada de decisão em ambientes sociais”, explicou o professor Manos Tsakiris.
E você, o que achou sobre esse estudo? Conta pra gente nos comentários logo abaixo!
Comentários