
Tech 27 Set
13 de fevereiro de 2023 0
O Amazfit GTS 4 foi lançado oficialmente no Brasil em setembro de 2022. Ele chegou ao país com a proposta de combinar o visual esportivo com a presença de várias tecnologias embarcadas.
Será que este vestível oferece um bom conjunto ao usuário? Quais recursos podemos encontrar nele? O TudoCelular testou este relógio e mostra os detalhes a você agora, nesta análise completa.
O GTS 4 tem um visual que se assemelha bastante ao do Apple Watch – mas apenas o visual. Isso significa que vemos aqui uma face retangular um pouco curva, com um único botão na lateral direita. Ele funciona não somente quando é apertado, mas também serve de uma coroa giratória, como uma alternativa ao touchscreen.
Na base, você vai encontrar os pinos magnéticos para carregamento, além dos sensores responsáveis pelos recursos fitness e de saúde deste dispositivo. Mas isso é assunto para daqui a pouco.
Este acessório vem com um corpo inteiro feito de metal e tem pulseiras de 20 milímetros. O peso total dele chega a 27 gramas, então o conforto está garantido para longas horas de uso sem qualquer incômodo.
Para dar uma proteção máxima ao usuário, o relógio conta com certificação 5 ATM de resistência contra líquidos. Na prática, o produto é capaz de chegar até 50 metros de pressão de água e ainda sobreviver.
Você irá encontrar aqui uma tela AMOLED de 1,75 polegada. Ela tem uma resolução de 390 x 450 pixels e oferece cores vibrantes e um brilho satisfatório para utilizar até mesmo fora de casa, em locais ensolarados.
O tipo de material ainda permite o chamado Always-on Display, para manter o painel sempre ligado com informações. Por falar nisso, são mais de 150 opções de mostradores, dos quais alguns são animados e interativos. Dá para alternar parte das cores ao tocar na tela em um deles, por exemplo.
O GTS 4 vem equipado com o sistema operacional Zepp OS, uma plataforma proprietária similar a outros produtos da marca, como o também já testado aqui GTR 3 Pro. Ele possui um armazenamento interno de 2,3 GB. Um espaço que comporta algumas músicas, mas ainda bastante restrito e que merece uma atenção para não ficar no limite dele.
O software da Amazfit flui bem e tem um padrão na navegação. Ao deslizar para a direita, você encontra os atalhos personalizáveis, para conferir as opções de recursos disponíveis para usar no relógio. À esquerda, ficam as últimas notificações recebidas no seu celular, mas nada de poder responder de volta uma mensagem diretamente pelo wearable.
Também existe um menu superior que possibilita ativar o modo noturno, para tornar a visualização mais agradável, ou o modo teatro, que deixa as notificações mais discretas. No geral, esta interface agrada no uso, a não ser por algumas vezes em que o toque não é reconhecido de primeira.
Todo o gerenciamento de atalhos, tipos de faces e outras configurações pode ser feita pelo próprio aplicativo Zepp para smartphones, apesar de esses atalhos também serem personalizáveis diretamente no vestível.
A loja de aplicativos oferece uma variedade ainda bem longe do que qualquer outro produto equipado com Wear OS. Neste produto, você não terá alguns mais populares, como Spotify e Google Maps, por exemplo.
Mas um destaque positivo do sistema está na integração com a assistente de voz Alexa. Assim, você pode logar na sua conta da Amazon e aproveitar para comandar a sua casa inteligente diretamente do seu punho.
A família da Amazfit costuma ter muito mais rastreadores de saúde e fitness do que propriamente um smartwatch. E neste caso, não é diferente. Por isso, temos aqui o destaque para o rastreio de uma série de atividades. A lista vai desde caminhada, até esportes específicos, com métricas para cada um deles.
Por outro lado, existem aquelas medições mais genéricas também presentes aqui. Isso inclui saturação do oxigênio, frequência cardíaca e até mesmo monitoramento dos estágios de sono. Sentimos uma boa precisão nos resultados em relação à realidade.
O relógio ainda atribui uma nota de saúde do usuário, o chamado PAI. Esse índice mede boa parte das suas necessidades de saúde para chegar a uma classificação do seu cenário do momento.
Não podemos nos esquecer da presença de mais de 150 esportes entre as opções de atividades físicas. Você encontrará tanto alguns mais comuns, como natação e ciclismo, como outros mais exóticos, como yoga, parkour e remo.
Caso queira uma opção mais genérica, este vestível pode reconhecer movimentos de força e contar repetições e tempo de descanso entre as séries. Notamos que o acesso é bem fácil a todas essas opções, sem grandes atritos para falar sobre o tema ou utilizar em uma necessidade.
É claro que recursos mais simples e típicos de um produto deste tipo não vão faltar aqui. Estamos falando de programar um alarme diretamente do celular, utilizar o relógio como um discador e speaker para chamadas de voz, lembrando que há microfone e alto-falante integrados nele, além da possibilidade de escutar músicas diretamente pelo relógio.
Porém, vale reforçar que o armazenamento dele é baixo e talvez não comporte uma grande quantidade de apps instalados para tudo isso.
E quanto tempo de autonomia pode durar o GTS 4? Fizemos os nossos testes e percebemos que, normalmente, a autonomia do produto gira em torno de até oito dias com uma única carga. Um tempo satisfatório, se considerar que há opções no mercado que precisam ser carregadas praticamente todo dia.
Mas a parte de carregamento já se mostra um ponto negativo do produto. Este modelo da Amazfit leva cerca de duas horas e meia plugado na tomada, até chegar nos 100% e completar o processo.
O GTS 4 se mostrou um relógio interessante ao que se propõe a fazer, mesmo que possa ser classificado mais como um rastreador de saúde e fitness do que propriamente um smartwatch completo.
O design é um dos seus principais destaques. Você tem uma construção premium e um visual que se assemelha aos modelos da Apple. Um ponto que pode chamar muito a atenção do consumidor. Fora a resistência contra líquidos, para permitir a sua utilização em uma série de situações mais extremas.
Ele oferece uma grande variedade de treinos esportivos, com modalidades desde as mais simples e conhecidas, até outras mais complexas e exóticas. Todas com métricas distintas e bom índice de medição.
A parte de saúde é outro ponto positivo, já que aqui você encontra as principais ferramentas para se manter informado sobre o seu corpo. Isso inclui a frequência cardíaca, o monitoramento do sono e a oxigenação sanguínea. Mas não vai além para outros mais avançados, como eletrocardiograma.
O sistema se mostrou um ponto negativo em termos genéricos. Apesar de fluir bem, muitas vezes a navegação tem dificuldade para acessar uma opção. Sem contar o pouco suporte a aplicativos úteis, como Spotify e Google Maps, e a falta da possibilidade de responder mensagens diretamente do seu celular.
Pelo menos, o discador está garantido aqui, para você fazer ligações pelo relógio e explorar o microfone e o alto-falante embutidos para interagir com a pessoa do outro lado da linha. É claro, sempre com a necessidade de estar conectado ao seu celular para fazer essa função.
Por fim, está o paradoxo da sua bateria. Digo isso por ter um tempo satisfatório de duração com uma única carga, mas o tempo ligado na tomada não é dos melhores.
O Amazfit GTS 4 ficou disponível no Brasil por um preço sugerido a partir de R$ 1.149. Mesmo no varejo em geral, ele não é achado muito mais barato do que esse valor. Entendemos que o ideal para ele seria um custo que baixasse dos R$ 1.000.
Caso você queira uma experiência similar da mesma marca, uma opção boa é o GTS 4 Mini. Ele entrega praticamente os mesmos recursos, mas com uma caixa um pouco menor e mais barato no mercado.
Já se você deseja ter um produto que se comporte de maneira mais completa como um smartwatch, a opção pelo Galaxy Watch 4 da Samsung pode ser mais interessante. Por um preço similar ao produto da Amazfit, você terá sensores de saúde que fazem eletrocardiograma e medem a pressão arterial, além da possibilidade de responder mensagens direto pelo relógio.
Você gostou do visual e dos recursos presentes no GTS 4? Compraria uma unidade deste modelo para você? Pode comentar à vontade no espaço abaixo.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários