
Segurança 04 Mar
26 de janeiro de 2023 19
O Relógio do Juízo Final é uma forma simbólica que o Boletim dos Cientistas Atómicos da Universidade de Chicago mantém desde 1947 para indicar quão próxima a humanidade está do Apocalipse. Em dezembro de 2022 o ponteiro que indica a aniquilação da humanidade avançou 10 segundos, atingindo a sua pior marca desde a sua criação.
A última alteração no ponteiro do Relógio do Juízo Final ocorreu em 2020, mas diversos fatores fizeram com que os cientistas responsáveis por ele e o Conselho de Patrocinadores do Boletim, que inclui 10 ganhadores do prêmio Nobel, o adiantassem em 10 segundos.
Rachel Bronson, PhD, presidente e CEO do Boletim, comentou a mudança:
Estamos vivendo em uma época de perigo sem precedentes, e o Relógio do Juízo Final reflete essa realidade. 90 segundos para a meia-noite é o mais próximo que o Relógio já foi definido para esse horário, e é uma decisão que nossos especialistas não tomam com um ânimo leve.
Dentre os motivos para atingir a pior marca do relógio até o momento estão a invasão da Ucrânia pela Rússia com conflitos em locais perigosos como as ruínas da Usina Nuclear de Chernobyl.
Também é citado a crescente chance de uma possível guerra nuclear mundial, a crise climática com ondas de calor e frio mais intensas e ainda a riscos associados a ameaças tecnológicas e biológicas.
O Boletim também faz uma dura crítica a todos os líderes mundiais:
O Relógio do Juízo Final está soando um alarme para toda a humanidade. Estamos à beira de um precipício. Mas nossos líderes não estão agindo em velocidade ou escala suficientes para garantir um planeta pacífico e habitável. A ciência é clara, mas falta vontade política. Isso deve mudar em 2023 se quisermos evitar a catástrofe. Estamos diante de múltiplas crises existenciais. Os líderes precisam de uma mentalidade de crise.
Ban Ki-moon, vice-presidente dos Anciãos e ex-secretário-geral das Nações Unidas, ainda afirma que ele foi um dos que ajudaram a revelar o Relógio do Juízo Final quando seus ponteiros se moveram em 2020, mas os líderes mundiais não deram ouvidos aos alertas e agora "todos nós continuamos a pagar o preço."
Bronson afirma que acionará canais em todo o mundo para tentar reverter o Relógio do Juízo Final e garantir um futuro pacífico e seguro para a humanidade:
O governo dos EUA, seus aliados da OTAN e a Ucrânia têm uma infinidade de canais de diálogo; instamos os líderes a explorar todos eles em toda a sua capacidade de voltar o relógio.
O mais distante que o Relógio do Juízo Final esteve do fim do mundo foi em 1991, quando ele retrocedeu para 23h43 com o fim da Guerra Fria.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários