
Economia e mercado 24 Nov
25 de novembro de 2022 35
Atualização (25/11/2022) RS
Os Correios divulgaram uma nota ao TudoCelular nesta sexta-feira (25) para esclarecer a questão ligada ao Centro de Curitiba. De acordo com a empresa, a informação mostrada pela empresa de redirecionamento não procede. Além disso, o posicionamento também mostra que a companhia não fica a cargo das tributações. Confira a nota completa na íntegra:
Com relação à matéria "Correios torna o Centro de Curitiba exclusivo para encomendas da China" veiculada pelo TudoCelular.com, nessa quinta-feira (24), os Correios esclarecem que a informação divulgada é inverídica. Os três centros internacionais da empresa - Curitiba/PR, Rio de Janeiro/RJ e São Paulo/SP - recebem cargas de todo e qualquer país, não havendo especialização ou distinção.
Esclarecemos ainda que os Correios não possuem atribuição legal para atuar na fiscalização aduaneira de remessas postais internacionais. Essa competência é da Receita Federal do Brasil e dos órgãos anuentes, nos casos previstos em lei. São exemplos de órgãos anuentes a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
Também não cabe aos Correios efetuar notificação prévia aos envolvidos sobre operações de fiscalização da aduana brasileira ou outros anuentes.
É válido esclarecer também que todo e qualquer bem resultante de uma transação comercial é passível de tributação, conforme esclarecido no sítio da Receita Federal do Brasil.
No Portal Correios, os consumidores de compras internacionais têm acesso ao e-book "Compras Online no Exterior", com esclarecimentos e orientações sobre o processo de importação.
Por fim, informamos que as entregas de encomendas internacionais estão acontecendo regularmente em todo o país, conforme as exigências aduaneiras do Brasil.
Considerando que a estatal não foi consultada para tratar este assunto e com o objetivo de melhor esclarecer os leitores, solicitamos que esta nota seja veiculada, na íntegra, no conteúdo divulgado pelo TudoCelular.com.
Matéria Original (24/11/2022)
O Correios vai tornar o Centro de Curitiba exclusivo para encomendas vindas da China. A informação vem da Fishisfast, que é uma empresa de redirecionamento de mercadorias. No caso, ela respondeu a um de seus clientes sobre a situação:
Sem nenhuma notificação prévia, os Correios redirecionaram as encomendas originadas dos EUA que deveriam ser processadas em Curitiba, para a linha de processamento de São Paulo e Rio de Janeiro. Isso é uma medida dos Correios & Receita Federal no momento, independe de nosso serviço. Apenas encomendas originárias da China estão sendo processadas em Curitiba, visto o volume (6 milhões de encomendas por mês). Não existe previsão de normalização.
O modo de envio ePacket é a escolha mais popular das lojas e talvez essa seja a razão de ser o método mais afetado, a princípio. Quanto aos correios, vale lembrar que o órgão começou a implementar o serviço de entrega ‘Sedex Hoje’ no Rio de Janeiro recentemente, modelo que promete entregar a encomenda ao destinatário no mesmo dia da postagem.
Um outro ponto em que isso deve fazer diferença é na taxação dos produtos, já que essa é a época do chamado momento “Pente fino”. Ou seja, é um período em que a Receita Federal/Correios ficam mais rigorosos com a tributação de itens e envio de pacotes, de acordo com a companhia de redirecionamento.
Ainda sobre os Correios, vale lembrar que com a entrada do novo governo no próximo ano, o processo que privatizaria o órgão deve ser suspenso. Isso deve ocorrer devido a um pedido que será feito para que o procedimento não siga em frente.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários