LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Amazfit BIP 3: monitor de atividades com melhor custo-benefício? | Análise / Review

28 de setembro de 2022 2

Anunciado para o mercado brasileiro no começo do último mês de junho, o Bip 3 é o mais novo representante da família de relógios da Amazfit, sendo mais um capítulo escrito pela subsidiária da Xiaomi.

Mas será que o novo smartwatch é capaz de manter a boa reputação da linha enquanto sustenta seu preço mais acessível? Isso e muito mais você confere a seguir, na nossa análise completa.

Construção e design

Disponibilizado ao público nas cores preto, azul e rosa, o Bip 3 mantém a linha de design que já estamos acostumados a ver para essa família de relógios, trazendo o formato quadrado que foi popularizado pela Apple.

Comercializado em uma caixa fina e longa, acompanhado de base para carregamento e manuais, o relógio é à prova d’água e bastante leve, mal sendo notado quando vestido no pulso.

Munido de pulseira de silicone e caixa que mescla plástico duro e o vidro da tela, aqui, temos o mesmo padrão de outros relógios semelhantes da marca, com botão para ativação/voltar do lado direito e sensores para medição dos índices corporais no fundo.

Além disso, mantendo o que já vimos em outros dispositivos da Amazfit, a troca de pulseiras é bastante simples, bastando recorrer aos pinos localizados nas pontas de cada um dos lados.

Imagem: Philipe Farias / TudoCelular.com

Mas vamos a um dos pontos principais dessa categoria: a tela. Por aqui, temos um display de 1,68 polegadas de tecnologia TFT com densidade de pixels de quase 220 ppi; que como você já deve esperar, não traz pretos verdadeiramente pretos e nem a melhor definição.

De qualquer forma, apesar de não trazer sensores para equilíbrio automático do brilho, a experiência de visualização é satisfatória mesmo sob a luz solar direta – contando que o brilho esteja no máximo. Além disso, apesar de não ser possível ver os pixels da tela, um ou outro item da interface revela um certo serrilhado, entregando a densidade inferior.

Imagem: Philipe Farias / TudoCelular.com

Mas não se deixe enganar! Todo o conjunto é bastante harmonioso, como vimos em gerações passadas, e a soma de design e construção resulta em um conjunto competente que deve agradar boa parte dos possíveis usuários.

Sistema

Mas deixando o design de lado, vamos tratar sobre quem faz a máquina rodar, o sistema! Nesse aspecto, para quem buscava um smartwach completo, o Bip 3 pode ser um balde de água fria. Para quem esperava uma continuação das gerações passadas, não são tantas novidades.

Aqui, temos algo muito semelhante ao que é visto em um monitor de atividades, como a Huawei Band 7 – que já fizemos a análise por aqui, sendo possível acompanhar os seus índices corporais em sessões de treino e durante a sua atividade diária, visualizando seus batimentos, níveis de oxigenação do sangue, estresse, passos dados, horas dormidas e, no caso das mulheres, o ciclo menstrual; mas nada muito além disso.

Imagem: Philipe Farias / TudoCelular.com

No caso dos treinos, são mais de 50 modalidades disponíveis, indo desde caminhada e corrida ao ar livre, até modalidades mais específicas, como dança, BMX, treino de força e ioga. Não espere, no entanto, encontrar tanta variedade assim – já que apesar da resistência à água de até 5 ATM, o relógio não conta com nenhuma modalidade relacionada ao nado.

Pelo menos, o modelo comercializado no Brasil conta com GPS integrado. Assim, todas as atividades realizadas ao ar livre podem ter suas rotas traçadas pelo relógio, para então serem visualizadas no app.

Imagem: Philipe Farias / TudoCelular.com

Tenha atenção, no entanto, se estiver pensando em importar o modelo. Lá fora, algumas versões do Bip 3 não contam com GPS, com essa funcionalidade ficando reservada a variante Pro.

Aplicativo

Mas deixando essas nuances para trás, vamos falar dele, o aplicativo. Aqui, temos exatamente a mesma experiência que já estamos acostumados a ver para outros dispositivos da Xiaomi e das suas subsidiárias – como é o caso da Amazfit.

Com o Bip devidamente conectado ao smartphone via Bluetooth, o usuário pode visualizar todas as informações coletadas pelo relógio através do Zeep. O app é capaz de manter um histórico completo dos dados do usuário, mantendo registro de passos dados, sessões de atividade física realizadas, batimentos, índices de estresse e oxigenação etc.

Imagem: Philipe Farias / TudoCelular.com

Além disso, o aplicativo ainda permite que o usuário possa realizar ajustes mais avançados no que envolve a realização das medições, definir alarmes e objetivos, e escolher novos mostradores para a tela.

Fora o mostrador padrão, é possível escolher e sincronizar uma nova watchface a partir de uma “loja” embutida no próprio Zeep. Esta, conta com muitas opções disponíveis, com mostradores divididos em uma grande variedade de categorias.

Zepp

Desenvolvedor: Huami Inc.

Grátis

Tamanho: Varia de acordo com a plataforma

Bateria

Equipado com uma bateria de 280 mAh que pode ser carregada em pouco menos de 2 horas, a autonomia do Bip 3 com certeza é um ponto de destaque.

Em nossos testes, com uso moderado, acompanhando grande parte dos índices corporais durante todo o tempo e com seis sessões de treino de 1 hora, o relógio foi capaz de suportar pouco mais de 15 dias longe das tomadas; marca ligeiramente maior que o prometido pela própria Amazfit.

Imagem: Philipe Farias / TudoCelular.com

Logo, para quem usa ainda menos o relógio, é provável que a quantidade de dias fora do carregador seja ainda maior. Para quem exige o máximo, com constantes ativações do GPS, por exemplo, é provável que essa marca seja cortada para algo em torno dos 7 dias – valor que ainda pode ser considerado positivo se levarmos em comparação alguns vestíveis da mesma faixa de preço.

Conclusão

Mas então, o Amazfit Bip 3 vale a pena ou não?

Sem sombra de dúvida, o relógio traz um ótimo custo-benefício para quem está à procura de um monitor de atividades, mas que não gosta do design das smartbands, preferindo se manter dentro desse formato popularizado pela Apple para os seus smartwatches.

Ele traz uma boa construção e um design conciso, GPS integrado que soma muito para quem gosta de fazer atividades ao ar livre, e uma ótima autonomia, capaz de garantir que você ficará alguns bons dias longe das tomadas.

Imagem: Philipe Farias / TudoCelular.com

Mas ele não é perfeito. Além da tela que poderia entregar um pouco mais de definição e a ausência de um sensor dedicado para controlar o brilho automaticamente, o Bip 3 não é, de fato, um smartwatch; então não espere que as funções embarcadas nele sejam estendidas para muito além.

Logo, dentro do que se propõem, o novo relógio da Amazfit pode ser sim considerado uma ótima opção, rivalizando em preço e em funções com alguns de seus concorrentes diretos, como é o caso do realme Watch 2 e do Philco HIT PSW01P, e ganhando destaque até mesmo frente às famosas smartbands.

Pontos fortes e fracos

Boa construção e designGPS integradoAutonomia
Tela com baixa definiçãoAusência de sensor para brilho automático

Mas e você, o que achou do novo relógio da Amazfit? Conta para a gente aqui nos comentários! Como sempre, os melhores preços para o Bip 3 você confere nos cartões abaixo! Um abraço e até a próxima!


2

Comentários

Amazfit BIP 3: monitor de atividades com melhor custo-benefício? | Análise / Review
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2