LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Cientistas estudam material que aumenta vida útil de baterias de lítio em até 46%

03 de maio de 2021 9

Um dos critérios mais importantes na hora de escolher um novo smartphone é, sem dúvidas, a capacidade de sua bateria. Para aqueles que precisam do celular para trabalhar, estudar, ou simplesmente para um entretenimento contínuo, a vida útil do material é importante em curto e longo prazo.

Com isso, uma equipe de cientistas do Instituto Avançado de Ciência e Tecnologia do Japão (JAIST) elaborou uma pesquisa em torno de um material descoberto que pode, teoricamente, estender o prazo de validade dessas baterias, retendo até 95% de sua capacidade original por mais de cinco anos, considerando uma média de 1.700 ciclos.

Material pode aumentar a vida útil das baterias de íons e lítio em até 46%.

Tão promissor quanto outros estudos, trata-se de um aglutinante copolímero chamado de bis-imino-acenaphthenequinone-paraphenylene, ou simplesmente BP. O material demonstra um desempenho muito superior aos aglutinantes utilizados nas baterias atualmente, que retêm apenas 65% de sua capacidade original ao longo do mesmo período de cinco anos.

Uma das principais causas para a queda da capacidade das baterias de íons de lítio ao longo do tempo é a degradação dos ânodos de grafite. Esse material requer um aglutinante que previna seu decaimento durante seu uso — um material chamado de fluoreto de polivinilideno (PVDF) é o mais amplamente utilizado.

O PVDF, contudo, não é considerado ideal para essa aplicação justamente por interferir na capacidade de armazenamento e vida útil da bateria mesmo nas mais robustas. Assim, o aglutinante BP apresenta sua vantagem oferecendo estabilidade mecânica superior para a aderência ao ânodo da bateria, além de ser mais resiste e ter melhor condutividade elétrica.

A realização de baterias duráveis ajudará no desenvolvimento de produtos mais confiáveis para uso a longo prazo. Isso incentivará os consumidores a comprar ativos baseados em baterias mais caros, como veículos elétricos, que serão usados por muitos anos.

Noriyoshi Matsumi

Cientista e pesquisador da JAIST

Considerando o impacto ambiental das baterias de íons de lítio, é de grande interesse que um material seja capaz de reduzir a dispersão do lixo eletrônico devido à sua vida útil relativamente baixa. Os estudos elaborados em torno do copolímero deverão impulsionar um mercado de produtos mais longevos e confiáveis — desde smartphones a carros elétricos.

Veja também!


9

Comentários

Cientistas estudam material que aumenta vida útil de baterias de lítio em até 46%
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2